Quer investir pela internet? Confira 5 dicas práticas



É bem verdade que poupar dinheiro atualmente não é uma tarefa fácil. Afinal, as contas nunca esperam e grande parte das pessoas não tem um bom planejamento financeiro para conseguir economizar para o futuro. No entanto, para aqueles que se organizam para poupar, há boas oportunidades disponíveis, visto que a cada dia surgem novos produtos financeiros interessantes e com as mais variadas características.

Por isso, nunca foi tão fácil fazer investimentos como atualmente. No passado, pouquíssimas pessoas tinham acesso às aplicações financeiras e, hoje, é possível investir pela internet, em muitos casos, até mesmo do seu próprio celular!

Neste artigo, vamos mostrar o quão simples e fácil se tornou o processo de investimentos e descrever tudo o que você precisa saber para investir pela internet! Quer saber como aplicar o seu dinheiro sem sair de casa? Leia este artigo e descubra!

1. Tenha objetivos de investimento

Antes de começar a investir pela internet, é preciso saber as suas reais motivações. O que você planeja com isso? Juntar dinheiro para tirar as férias dos seus sonhos com a sua família? Conseguir acumular patrimônio para abrir seu próprio negócio? Ou, quem sabe, apenas garantir a sua aposentadoria sem depender do governo?

Por trás da vontade de investir deve, obrigatoriamente, existir uma motivação. Pode parecer bobagem a princípio, mas ao traçar os objetivos fica mais fácil atingir o sucesso. E isso vale para qualquer aspecto da vida.

O erro da maior parte das pessoas é começar sem antes traçar suas metas. Ao estipular um objetivo, você vai saber exatamente qual caminho percorrer e o que será necessário para conseguir atingi-lo. O objetivo lhe dará uma razão para seguir quando a vontade de gastar o dinheiro surgir e será bem mais fácil se manter firme no caminho para alcançar suas metas.

2. Conheça seu perfil de investidor

Em um passado não tão distante, o único investimento acessível às pessoas físicas no Brasil era a poupança. Entretanto, atualmente, o leque de alternativas de aplicações disponíveis à população em geral cresceu imensamente.

Basta pensar que, além da velha caderneta de poupança e da tão falada Bolsa de Valores, a população agora tem acesso a diversos investimentos de renda fixa, como CDBs (Certificados de Depósitos Bancários), LCIs (Letras de Crédito Imobiliário), LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) e renda variável, como COEs (Certificados de Operações Estruturadas), fundos imobiliários, fundos de ações e muitos outros.

Em meio a essa infinidade de alternativas para investir na internet, como ter a certeza de que você está fazendo a escolha certa? É aqui que entra a importância do perfil de investidor, que nada mais é do que uma maneira de tornar as suas escolhas mais assertivas e adequadas às suas expectativas na hora de aplicar o dinheiro. É ele que vai traçar, com base em alguns fatores, o que você julga ser mais importante na hora de investir, como liquidez, riscos e prazos para resgate da aplicação.

3. Busque por uma assessoria de investimentos

Uma empresa de assessoria de investimentos é altamente indicada para quem quer começar a investir pela internet, mas ainda não tem muito conhecimento sobre o mercado. Uma consultoria como essa é, basicamente, uma empresa composta por profissionais extremamente qualificados e experientes nos assuntos do mercado financeiro.

Uma empresa de consultoria ou assessoria financeira tem como objetivo principal garantir que seus clientes obtenham os melhores rendimentos por meio das aplicações e, por isso, são responsáveis por elaborar a carteira de cada um deles.

Contar com o auxílio de uma empresa como essa é imprescindível caso seus conhecimentos acerca do mercado ainda sejam rasos. Afinal de contas, o mundo das finanças pode ser traiçoeiro e cruel com aqueles que se aventuram sem saber bem por onde começar.

4. Escolha uma corretora de confiança

Para investir pela internet, você precisará encontrar uma corretora de confiança, já que é por ela que serão realizadas todas as operações e onde seu dinheiro ficará guardado. Por isso, o primeiro ponto a ser observado são as credenciais da corretora nos órgãos competentes.

Você não vai querer colocar o seu dinheiro em uma empresa que não esteja sendo regulamentada pelas normas e legislações vigentes, não é mesmo? Antes de começar a investir pela internet, verifique se a corretora escolhida é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e também busque sobre feedbacks de clientes a respeito dos serviços prestados.

A maioria das pessoas é muito sincera ao avaliar produtos e serviços. Portanto, quando alguém está satisfeito com uma corretora, com certeza vai falar bem e indicar seus serviços. Do mesmo modo, a insatisfação com a qualidade do atendimento vai gerar comentários negativos. Ao observar o tratamento da corretora com seus clientes antigos, você vai saber se ela é ou não uma empresa de confiança para deixar seu dinheiro.

5. Faça um planejamento financeiro

Ter um planejamento financeiro bem estruturado é imprescindível para quem quer começar a investir. Planejar é estipular uma série de ações e etapas que vão fazer com que você atinja suas metas traçadas anteriormente.

Via de regra, um planejamento financeiro segue sempre a mesma premissa: colocar ordem na sua vida financeira atual, resolver seus problemas do passado e traçar o rumo dos seus passos para o futuro.

Dito isso, um planejamento financeiro vai muito mais além do que gastar menos do que recebe, isso é a obrigação de quem quer ter uma vida financeira estável. Fazer esse planejamento é desenvolver estratégias para a aplicação dos recursos economizados ao longo do tempo, levando sempre em consideração o perfil de investidor e os seus objetivos.

Como você pôde notar ao longo deste artigo, investir pela internet é uma tarefa simples, mas que exige estudos. Atualmente, em praticamente todas os lugares existem pessoas querendo “passar a perna” nas outras. Então, para a sua segurança, nunca acredite em promessas extravagantes de rendimentos e sempre busque por assessorias e corretoras de confiança.

Gostou do nosso artigo e conseguiu aprender tudo que precisava para investir na internet? Então, aproveite a visita e conheça mais sobre as corretoras de investimentos e seu funcionamento!


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: