Corretora de investimentos: o que faz, como funciona e mais



Quem decide entrar no mundo dos investimentos certamente se depara com um tipo de serviço essencial para poder aplicar seu dinheiro. Estamos falando da corretora de investimentos.

Apesar de a maioria saber da importância desse tipo de serviço, muitos não sabem o porquê de elas existirem e acabam escolhendo qualquer uma por acreditarem que se trata apenas de uma mera exigência.

Pensando nesse grande equívoco, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos um guia prático sobre as corretoras de investimento, os benefícios que ela pode proporcionar e como escolher uma de confiança. Acompanhe!

Corretora de investimentos: o que é e como funciona?

As corretoras de investimentos são empresas que realizam o trabalho de intermediação entre a pessoa que pretende investir e os títulos que estão a sua espera. Basicamente, ela fica no meio da negociação, trabalhando para que o processo seja executado dentro dos parâmetros determinados pelo Sistema Financeiro Nacional.

Como contrapartida dessa prestação de serviços essas empresas cobram taxas que são chamadas de corretagem. Atualmente, é muito fácil contratar uma corretora. A maior parte delas possibilita o cadastro dentro de seus próprios portais na internet e até mesmo os investimentos podem ser realizados dentro das suas respectivas plataformas online.

Vale a pena utilizar uma corretora para investir?

Os bancos e instituições financeiras também realizam esse trabalho de intermediação, oferecendo aos seus clientes algumas opções de investimento. Entretanto, tais investimentos muitas vezes não apresentam bons rendimentos.

Os bancos oferecem apenas os títulos que eles possuem, independentemente de existirem outras opções mais interessantes para o seu perfil. Por esse motivo, a corretora pode ser mais interessante que esse tipo de instituições para que você possa investir.

Ainda, a corretora de investimentos não estará ligada a nenhuma instituição bancária que obrigue ela a oferecer apenas determinados títulos. Nesse contexto, você terá um leque grandioso de opções para investir o seu dinheiro e experimentar diversas rentabilidades e riscos, diversificando suas aplicações financeiras.

Como escolher uma corretora de investimentos confiável?

Agora que você já entendeu o trabalho de uma corretora e as vantagens que ela pode proporcionar para quem deseja investir, vamos mostrar quais são os pontos que você deve avaliar antes de selecionar uma empresa de corretagem.

Afinal, de nada adianta entender bem como esse trabalho de intermediação funciona e optar por uma empresa que não atenda às suas necessidades ou que esteja vinculada a uma instituição financeira que limite suas operações. Confira!

Veja a opinião de clientes anteriores

Verificar a opinião de pessoas que já contrataram determinada corretora é um dos passos fundamentais para escolher a melhor empresa. Atualmente, existem mecanismos muito simples de se fazer esse tipo de análise.

A internet possibilitou uma gama de informações úteis, entre elas, as opiniões de clientes sobre os mais diversos tipos de produtos e serviços que são comercializados no Brasil. Nesse contexto, é muito simples buscar avaliações de pessoas que já fazem parte da carteira de clientes de determinada empresa.

Pesquise informações sobre a empresa

Em seguida, é necessário avaliar as informações da empresa que se pretende contratar. Isso pode ser feito consultando o site da empresa e as informações sobre ela que estão disponíveis em outros canais de comunicação.

Nesse sentido, é necessário que você escolha uma empresa que tenha vários canais de comunicação, especialmente, na internet. Avalie se a empresa conta com sites, blogs de informações e de notícias, páginas em redes sociais, entre outros canais.

Verifique também se ela oferece um canal de atendimento pessoal e direto, que pode ser feito por meio de chat online, mas, preferencialmente, pelo telefone. Assim, você pode ter um contato mais direto para tirar as suas dúvidas, caso elas venham a surgir quando você estiver prestes a investir o seu dinheiro.

Avalie as taxas cobradas

Como você já sabe, o serviço de corretagem de investimentos gerará taxas a serem pagas. Entretanto, algumas empresas podem cobrar valores tão elevados, que chegam a prejudicar a rentabilidade dos investimentos.

Portanto, as taxas de corretagem devem ser muito bem avaliadas por você. Preste bastante atenção em todas que são cobradas e fuja de empresas que têm valores muito elevados.

Faça uma comparação com outras corretoras

Ainda sobre as taxas, o ideal é que você compare o valor cobrado de uma com outras. Entretanto, também é importante ter muito cuidado com isso. Não permita que o valor das taxas seja o único motivo para escolher uma empresa.

O que estamos querendo afirmar com isso é que, além de observar o preço, também é necessário verificar se aquela corretora oferecerá toda a assessoria necessária para que você tenha os melhores rendimentos com suas aplicações e possa ter segurança em todos os seus investimentos.

Como investir com uma corretora?

Agora, vamos mostrar o que você pode fazer para começar a investir com uma corretora. Depois de selecionar a empresa que melhor se adapta ao seu perfil, avaliando todos os pontos que descrevemos no tópico anterior, você deve seguir o procedimento determinado por ela para que a sua conta seja aberta.

Em seguida, você deve enviar dinheiro para a sua corretora. Isso pode ser feito facilmente por meio de transferência bancária (DOC ou TED, dependendo da empresa que for escolhida). Em seguida, você terá acesso aos títulos que estão disponíveis para você, bem como às plataformas para que você possa operar.

Dessa forma, sua corretora oferecerá os melhores investimentos de acordo com o seu perfil, seu planejamento financeiro e, principalmente, seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Então, você terá a oportunidade de obter diversos insights para aplicar seu dinheiro de forma segura e rentável.

Podemos concluir, então, que uma boa corretora de investimentos é essencial para quem deseja ter sucesso em seus investimentos, evitando possíveis perdas e experimentando diversas opções de rentabilidade.

Se você gostou das informações apresentadas neste post e quer continuar aprendendo sobre este assunto, leia nosso post que mostra o que deve ser levado em consideração antes de escolher uma assessoria de investimentos


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: