Saiba como comprar ações na Bolsa de Valores e comece a investir



Você sabe como comprar ações na Bolsa? Aparentemente, esse tipo de procedimento parece algo complexo de ser realizado, afinal, quando se fala em mercado de ações, Bolsa de Valores, índices e outros conceitos, parece ser algo distante e inalcançável para a maioria dos brasileiros.

Entretanto, a época em que comprar ações era algo restrito apenas aos grandes investidores ou detentores de elevadas quantias acabou. Atualmente, esse mercado está mais próximo do que nunca das pessoas e a grande maioria pode ter acesso a ele.

O problema é a falta de conhecimento e, por isso, resolvemos escrever este artigo. Nele, você descobrirá como é fácil comprar ações na Bolsa de Valores e ter bons rendimentos com ela. Acompanhe!

O que são ações?

Inicialmente, vamos explicar de forma simples e prática o conceito de ações. Basicamente, elas são pequenos pedaços do capital de uma empresa. Se você compra uma ação de determinada companhia, se tornará uma espécie de sócio dela e poderá receber parte dos seus lucros, correspondente à sua participação no capital da empresa.

Além dessa possibilidade de remuneração, chamada de dividendos, você também pode ganhar dinheiro na Bolsa de Valores comprando ações a um preço baixo e revendendo-as quando o valor subir. Mas pode parecer um pouco simplória essa explicação. Afinal, como é feita, na prática, essa compra e venda? Continue a leitura e você descobrirá!

Qual o papel da Bolsa de Valores?

As ações das empresas são comercializadas na Bolsa de Valores. Ela é, basicamente, um ambiente de negociação dos títulos e valores mobiliários, tais como as próprias ações das empresas, títulos públicos, cotas de fundos imobiliários e commodities.

Como você pode perceber, a Bolsa não é apenas um local onde os investidores compram e vendem partes de empresas, mas também um ambiente que comporta centenas de milhares de transações todos os dias, movimentando bilhões de reais em cada um dos dias de pregão.

Muitas pessoas, inclusive, fazem da Bolsa de Valores a sua principal fonte de renda e conseguem garantir sua independência financeira apenas operando nela. Obviamente, esse trabalho, como todas as outras atividades que são desenvolvidas ali, tem certo grau de risco para o investidor.

Como comprar ações na Bolsa de Valores?

Agora chegamos a um ponto que, certamente, fez você clicar para ler este artigo. Afinal, como comprar ações na Bolsa? Para entender como isso funciona, vamos mostrar alguns passos básicos. Veja!

Abra a conta em uma corretora

O primeiro passo é abrir a sua conta na corretora. Não há como acessar a Bolsa de Valores sem a intermediação dessas empresas. Elas são as responsáveis por ceder a plataforma para você operar e todas as informações necessárias para que tenha bons resultados.

Envie dinheiro para a sua conta

Feita a abertura da conta na corretora, é necessário enviar os valores que serão investidos para ela. Isso pode ser feito por meio de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou pagamento de boleto, de acordo com as normas da empresa de corretagem.

Analise a empresa que deseja comprar

O segundo passo é avaliar a empresa que pretende comprar. Esse é um dos passos mais importantes e complexos do processo de compra de ações na Bolsa. Isso porque existem centenas de variáveis que podem interferir no preço de um papel, podendo gerar lucros ou prejuízos para o investidor.

Por isso, é muito importante que você conte com assessoria para tomar a decisão correta e, principalmente, invista em conhecimentos técnicos sobre o assunto, assim como você já está fazendo ao ler este artigo.

Efetue o processo de compra

Por fim, basta efetuar o processo de compra que nada mais é que um simples clique na plataforma da sua corretora. Você terá que digitar o código da ação que deseja e com um detalhe, se não deseja adquirir o lote completo de ações (100 ações), digite F logo após o código, assim conseguirá comprar quantias menores.

Para ficar bem claro, suponhamos que você queira comprar 2 ações da Petrobras. Para isso você entrará no site da corretora, acessará o home broker na aba de cotação, digitará PETR4F, colocará o preço que deseja pagar pela ação, inserirá sua assinatura eletrônica (um código que você recebe no momento em que cria sua conta na corretora) e confirmará a compra. Pronto, simples assim!

Feito isso, é hora de analisar gráficos, tendências e o mercado como um todo, tomando decisões de compra ou venda dos títulos que você adquiriu.

Como funcionam as operações na Bolsa de Valores?

A compra e a venda de ações podem ocorrer de diversas formas. Existem aqueles que adquirem um título e o deixam lá até que valorize, para que possam vendê-lo posteriormente, os que apenas querem obter os dividendos de determinada companhia e aqueles que pretendem ter lucro no mesmo dia. Vamos explicar como funciona cada um deles.

Day Trade

Day Trade significa dia de negociações. Basicamente, é um tipo de operação em que o investidor compra e vende ações e outros títulos em um mesmo dia, ganhando com as pequenas variações que a volatilidade do mercado provoca ao longo de um dia de pregão.

O Day Trade é encarado como uma profissão por muitas pessoas. Eles entram no pregão pela manhã, fazem negociações durante todo o dia visando o lucro e têm os resultados diários de suas aplicações. É uma modalidade de trabalho que exige muito conhecimento técnico, paciência e tranquilidade.

Swing Trade

A outra modalidade que prevê lucros com a volatilidade é o Swing Trade, porém, nesse modelo, os prazos de investimentos podem ser maiores, durando dias ou até mesmo semanas para serem executados.

Position Trade

O Position Trade é uma modalidade em que o investidor mantém suas ações adquiridas por um período maior, que pode durar semanas ou meses. Assim, o seu objetivo é que ela valorize até o máximo possível para que, posteriormente, possa ser feita uma venda obtendo lucros.

Buy and Hold

A Buy and Hold pode ser confundida com o Position Trade, afinal, nesse caso, o investidor compra a ação e a deixa valorizando por mais tempo. Entretanto, o período em que ele ficará em posse dos papeis, quase sempre, serão superiores a um ano, podendo, inclusive, durar longos anos até serem vendidas.

Agora que você sabe como comprar ações na Bolsa de Valores e conhece as principais informações sobre o mercado, não perca mais tempo e comece a planejar os seus investimentos. Procure uma corretora especializada e comece a estudar a possibilidade de entrar nesse mercado.

Para que você consiga investir com consciência e segurança, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Podemos ajudá-lo nesse processo.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: