Qual é seu perfil de investidor? Conheça agora!



Conhecer o seu perfil de investidor é fundamental para ter sucesso nesse tipo de mercado. Isso porque, cada tipo de título será destinado a perfis diferentes de pessoas. Investir em ações, por exemplo, pode não ser interessante para uma pessoa que não quer correr riscos.

Por mais que atualmente existam mecanismos que protegem o investidor, além de muita informação valiosa fornecidas por uma corretora ou assessoria de investimentos, nem todos têm capacidade para manter certos tipos de ativos.

Nesse sentido, é fundamental que você conheça todos os perfis existentes e, principalmente, defina qual é o seu para iniciar nesse mercado. Continue lendo este post e descubra qual é o seu tipo de perfil investidor!

Qual a importância do perfil de investidor

O perfil do investidor é um tipo de análise que determina suas preferências e suas expectativas em relação ao investimento. Essa definição está diretamente ligada à tolerância aos riscos que uma pessoa está disposta a correr e ao quanto deseja investir e lucrar com suas operações.

Quando uma pessoa tem clareza acerca do seu perfil de investidor, fica mais fácil entender os títulos que estarão à sua disposição, bem como os rendimentos que podem ser obtidos. No entanto, a pessoa que não tem esse critério muito bem definido pode optar por aplicações que não são adequadas a ela e, consequentemente, ter resultados aquém do esperado ou, até mesmo, perder dinheiro.

Por isso, antes de pensar em investir seus recursos, é necessário entender a fundo qual é o seu perfil. Vamos demonstrar os principais tipos existentes, a seguir.

Ultraconservador

O ultraconservador é uma pessoa que não está disposta a correr riscos. Esse tipo de investidor sabe que possui uma expectativa de retorno menor no longo prazo, mas, ainda assim, prefere optar por manter seus investimentos seguros.

Muitos que se enquadram nesse perfil ainda deixam seus recursos na poupança achando que essa é a opção mais segura do mercado.

Conservador

O conservador é um perfil que está muito próximo do anterior. Ele também prefere aplicações de baixo risco, e não se importa caso alguma aplicação não gere um grande retorno. Essas pessoas estão mais preocupadas em proteger seu dinheiro e não em lucros altos.

Por outro lado, o conservador sabe que a poupança não é lucrativa e reconhece os métodos de segurança que existem em títulos de renda fixa, tais como LCI e LCA, Tesouro Direto, entre outros. Geralmente, todos os investimentos dessas pessoas estão em ativos que contam com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Ainda, esse perfil pode ser dividido em duas categorias. Aquela pessoa que têm uma vida tranquila, quer guardar o seu dinheiro e ver ele crescer, mas sabe que a poupança não é nada lucrativa e aquela que está começando a estudar o mercado agora e ainda tem alguns medos gerados por informações incoerentes e incorretas que circulam pela internet, jornais e televisão.

Arrojado

O perfil arrojado é totalmente o oposto dos dois mencionados anteriormente. Ele não se importa tanto com os riscos e está disposto a corrê-los em busca de retornos maiores. Geralmente, essas pessoas estão operando na Bolsa de Valores ou em outras operações de renda variável.

Moderado

O perfil moderado é a junção do arrojado e do conservador. Essas pessoas estão dispostas a correrem certo risco, porém, não tanto quanto o tipo anterior. No entanto, ela não tem tanto medo de perder seu dinheiro quanto o conservador ou o ultraconservador.

Geralmente, as pessoas que se enquadram nesse modelo já têm certo conhecimento do mercado e sabem os títulos que oferecem boas rentabilidades e níveis de risco baixos ou moderados.

Como definir o seu perfil de investidor?

Agora que você já sabe quais são os perfis de investidor, vamos dar algumas dicas para que possa identificar o seu. 

Tenha objetivos bem definidos

Inicialmente, é necessário que você tenha objetivos muito bem definidos. Por exemplo, se pretende entrar nesse mercado apenas para guardar o seu dinheiro e fazer ele crescer a longo prazo, talvez você esteja entre o perfil moderado ou conservador.

Por outro lado, se pretende transformar o mercado financeiro como sua fonte de renda, esses dois perfis podem não ser os mais indicados.

Desenvolva o seu autoconhecimento

No entanto, não adianta você definir que será um investidor arrojado se, dentro da sua mente, você ainda tem medos do risco que isso pode gerar. Por isso, é fundamental desenvolver o autoconhecimento para descobrir, exatamente, como você lida com os riscos.

Muitas pessoas que se julgam fortes e conscientes descobrem que são totalmente ansiosas e preocupadas na hora de executar uma ordem de compra na Bolsa de Valores em um Day Trade, por exemplo. Por isso, é necessário se conhecer a fundo antes de investir.

Conheça os tipos de investimento

Por fim, também é importante conhecer os tipos de investimento que são destinados a cada perfil. Um arrojado, por exemplo, não se interessaria por Tesouro Direto, da mesma forma que as ações não são, nem de longe, uma opção para um perfil conservador ou ultraconservador.

Esses três critérios devem estar bastante alinhados para que você tome a decisão correta sobre qual perfil assumirá no mercado.

Agora que você já sabe quais são os principais perfis de investidor e conhece os pontos que devem ser avaliados para que possa definir o seu, não perca mais tempo e faça uma reflexão sobre o assunto. Lembre-se de que os seu sucesso nos investimentos dependerá do seu planejamento, seus objetivos e do tipo de investimento correto, tendo como referência as suas metas.

Se você gostou deste artigo sobre perfil de investidor e quer ficar por dentro de todas as novidades que postarmos em nosso site, assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: