fbpx BDR: Veja como investir em empresas fora do Brasil - WeInvest

BDR: Veja como investir em empresas fora do Brasil



Você já pensou em investir em ativos no exterior? Essa pode ser uma forma de diversificar o portfólio e encontrar oportunidades. No entanto, enviar dinheiro para o exterior pode ser burocrático. A boa notícia é que existem alternativas no mercado de ações brasileiro – como investir em BDR.

No texto anterior vimos como investir em dólares, e uma das opções era aportar em BDR. Se, você quer saber como funcionam os BDRs e quais são os riscos e benefícios. Leia este artigo e descubra como você pode se apresentar ao mercado internacional com esta modalidade!

O que são BDRs?

Os Brazilian Depositary Receipts, conhecidos pela sigla BDR, são certificados que representam ações emitidas por empresas em outros países, mas aqui negociadas no pregão do B3. É como se fossem títulos lastreados em títulos de empresas estrangeiras e, desde setembro de 2020.

Quem compra um BDR não está comprando as ações da empresa diretamente no exterior. Em vez disso, ele investe em títulos que representam esses papéis. Essas ações realmente existem por aí e precisam ser depositadas e bloqueadas com uma instituição financeira que atue como custodiante, ou seja, que as proteja.

Em junho de 2020, cerca de 550 BDRs estavam disponíveis para negociação no B3. Algumas empresas emissoras incluem Apple (AAPL34), Amazon (AMZO34), Netflix (NFLX34).

Quais são os tipos de BDR disponíveis?

Existem dois tipos de BDRs: os não patrocinados e os patrocinados. Veja abaixo a diferença entre eles.

Patrocinados (Níveis I, II e III)

BDRs patrocinados são aqueles em que a empresa emissora das ações participa do programa e contrata um único custodiante. Assim, é do interesse dela estar presente no mercado brasileiro e ter investidores no país.

Este tipo de BDR é dividido em três níveis distintos, dependendo do tipo de distribuição permitida para cada um e também de acordo com a informação de volume que deve ser disponibilizada aos investidores sobre as empresas emissoras.

Nível I – BDRs que não exijam o registro de empresa estrangeira na CVM e que negociem em mercados de balcão não organizados e segmentos mais específicos;

Nível II e III – BDRs em que as empresas devem ser registradas na CVM e cuja atividade seja em pregão ou em mercado de balcão organizado.

BDRs não patrocinados

Os BDRs não patrocinados são todos de Nível I e ​​não envolvem o envolvimento de empresas estrangeiras. Logo, isso significa que a iniciativa de emissão desses títulos é dos custodiantes.

Dessa forma, os custodiantes são obrigados a divulgar informações da empresa, como balanços e relatórios. Se você deseja investir em BDRs, saiba que os não patrocinados são os mais comuns no B3.

Quais são as vantagens dos BDRs?

Até agora, você pode ver do que o BDR é feito e quais são suas propriedades. Porém, também é necessário entender os benefícios de investir seus recursos nesta modalidade.

Fácil investimento no exterior

Antes de 2020 você não poderia investir em BDRs pois era limitados apenas para os investidores qualificados. Mas, a partir de então, eles ficaram acessíveis a todos os investidores. Portanto, é uma modalidade que permite que quem quer investir no exterior invista no exterior.

Como vimos, toda a negociação ocorre no B3, não há necessidade de colocar dinheiro para enviar para outro país ou para se adaptar a regulamentos ou corretagem diferenciada. Além disso, você pode realizar as transações em termos reais, em qualquer país de origem da ação.

Diversificação de portfólio

Investir em BDRs é uma opção para investidores que buscam diversificar seu portfólio. Logo, você pode investir recursos em uma variedade de empresas e setores – incluindo segmentos menos robustos no Brasil, como o setor de tecnologia. Além disso, é possível investir indiretamente em todo o mundo por meio de BDRs e ETFs.

Como Investir em BDR

Agora que você conhece as características dos BDRs, precisa saber como investir neste produto. Em primeiro lugar, é importante ter uma conta em um corretor da bolsa para realizar negociações.

Assim, você terá acesso ao home broker – ambiente para negociação na bolsa. Abrir uma conta é um processo rápido e online. Veja nosso post de como abrir uma conta na XP Investimentos clicando aqui.

Você também pode saber seu perfil de investidor para descobrir se o BDR se encaixa em suas expectativas e objetivos. Clicando aqui

Agora você sabe o que é e como investir em um BDR. Como você pode ver, esta é uma alternativa de investimento que permite adicionar ao seu portfólio investimentos no exterior. No entanto, você precisa saber se está alinhado com sua estratégia!

Portanto, é aconselhável consultar um consultor de investimentos. Converse com um especialista e entenda a melhor forma de diversificar sua carteira e melhorar seus rendimentos.


José Junior

Graduando em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, sou apaixonado por Economia, Empreendedorismo, Marketing e Café. A economia deve ser simples sem ser simplista, além de necessária para todos, por isso idealizei o Boletim Econômico. Acredito que há um movimento centrípeto de que todas as áreas convergem para Economia, pois de gênio e louco todo mundo tem um pouco.


Posts populares: