O que é o ciclo de vida financeira? Saiba identificar em qual fase você está!



A vida financeira de uma pessoa tem ciclos que precisam ser seguidos para que ela tenha uma vida mais tranquila e abundante em todas as suas etapas. Deixar de observá-los pode prejudicar os ciclos seguintes, atrasar planos e projetos, bem como gerar problemas intermináveis.

Saber identificar os momentos em que você deve poupar mais e gastar menos, investir dinheiro e executar outras ações é crucial para que a sua vida financeira flua naturalmente e para garantir um futuro mais pleno e tranquilo.

Diante disso, você sabe quais são esses ciclos e, principalmente, como identificá-los? Neste artigo, vamos ajudá-lo com essa difícil tarefa. Continue lendo!

O que é um ciclo na vida financeira de uma pessoa?

O ciclo da vida financeira é um conceito que determina os padrões de gastos e ganhos que uma pessoa precisa ter para garantir uma vida confortável, principalmente, no futuro. Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 60 milhões de pessoas endividadas, segundo dados publicados no site da Exame

Um dos principais motivos para que isso ocorra é a falta de análise do ciclo financeiro. As pessoas confundem os momentos da vida e tomam decisões totalmente equivocadas, que refletem em suas finanças momentâneas e geram impactos no futuro. 

Um ciclo da vida financeira determina o momento para realizar determinadas ações que podem ser de poupar, investir, acumular ou desfrutar. Essa definição dependerá de uma série de fatores que serão mencionados ao longo deste artigo, mas, primeiro, mostraremos quais são esses ciclos.

Quais são os principais ciclos financeiros?

 Agora que você entendeu o que são os ciclos financeiros, mostraremos em detalhes cada um deles. Continue lendo!

Fase de ganhar dinheiro

A fase de ganhar dinheiro veio da expressão em inglês “make money”. Nessa etapa, o indivíduo cria oportunidades para aumentar sua renda, seja sendo mais bem remunerado em sua profissão, seja abrindo negócios que visam à geração de uma nova fonte de renda. 

É justamente nessa época em que as pessoas mais cometem erros. Elas esquecem que nessa etapa o objetivo principal é gerar fontes de renda. Muitos acabam fazendo isso e gastando boa parte do dinheiro ou investindo em títulos que não proporcionarão boas rentabilidades, tais como a poupança. 

Momentos de poupar

A fase da vida financeira em que as pessoas poupam pode ser entendida como o de acumulação de recursos. Existe uma máxima que afirma que a receita para ficar rico é poupar mais do que gastar e isso não é, nem de longe, algo incorreto. 

Entretanto, existe um momento específico para fazer isso e que, geralmente, vem quase sempre depois de um período de “make money”, que mencionamos acima. Afinal, não há como imaginar a possibilidade de guardar recursos sem antes ter boas fontes de renda, capazes de cobrir todas as despesas pessoais e ainda sobrar dinheiro para essa finalidade. 

Investir

Apenas poupar pode não ser suficiente para garantir um futuro tranquilo na vida. Para isso, é necessário verificar o próximo ciclo, o de investimento. Nessa etapa o indivíduo poderá utilizar o dinheiro que acumulou na fase anterior para fazer seu patrimônio financeiro crescer. Basicamente, você fará o seu dinheiro trabalhar por você.

Entretanto, para que isso ocorra, é necessário investir um pouco de tempo em estudos. Afinal, não adianta acumular uma grande quantidade de recursos e colocá-los em aplicações ruins como a poupança, da mesma forma que não é recomendado colocar o seu dinheiro em uma aplicação arriscada sem o devido conhecimento. 

Com relação a esse ponto, é necessário observar vários critérios, tais como rentabilidade, prazos, riscos, entre outros. O mais importante é que você tenha em mente que investir de forma consciente é dividir o seu dinheiro em várias aplicações, experimentando taxas e riscos diferenciados. Isso é o que chamamos de diversificação.  

Usufruir

Por fim, é chegado o momento de usufruir de tudo aquilo que você conquistou seguindo à risca todos os ciclos da vida que mencionamos. Nessa fase, muito provavelmente, o indivíduo já não trabalha com tanto afinco como anteriormente e tem mais tempo para curtir sua família, amigos, fazer viagens e investir em momentos de lazer.

 Em qual fase você se encontra?

Uma das tarefas mais difíceis de quem procura por esse tipo de assunto é saber identificar em que fase da vida a pessoa se encontra. Para isso, é necessário fazer uma análise interna. Se você ainda é jovem e pretende conquistar diversos sonhos e tem vários objetivos, talvez a sua fase seja a de ganhar dinheiro. 

Entretanto, pessoas que já têm negócios ou empregos sólidos e já se encontram consolidadas em uma carreira podem estar no momento de poupar e investir. Por outro lado, aqueles que sentem que já contribuíram muito para o seu mercado ou já estão aposentados, certamente, é o momento de usufruir de tudo o que foi conquistado. 

Tenha muito cuidado para não se enganar ao tentar detectar em qual etapa da vida você está. Uma falha pode fazer com que você atrase em anos a fase de usufruto, que, certamente, é a mais esperada por todos que trabalham, seja em empregos formais, seja em seus próprios negócios. 

Além disso, é importante que em todas as fases você já comece a investir. Mesmo começando com pouco, dinheiro investido é melhor do que dinheiro parado. E para isso, é fundamental que você conte com o apoio de quem entende do assunto. Assim, você evita perder o seu dinheiro em aplicações muito arriscadas para o seu perfil ou que não gerem retornos satisfatórios. 

Agora que você sabe o que são os ciclos da vida financeira de uma pessoa e conseguiu identificar o seu, pode investir mais tempo planejando a próxima etapa ou, simplesmente, adequando-se àquela em que, efetivamente, deveria estar no momento.

Gostou das informações e quer continuar por dentro de todas as nossas novidades? Então, segue a gente lá no instagram e não perca nenhuma nova postagem.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: