, Não sabe como começar a investir em ações? Tire agora suas dúvidas! ,

Não sabe como começar a investir em ações? Tire agora suas dúvidas!

Como investir em ações

Você sabe como começar a investir em ações? Esse tipo de aplicação é muito visado pelas pessoas que têm o desejo de ver seu patrimônio crescer com os investimentos. Entretanto, por se tratar de uma opção que carrega um pouco mais de risco, as ações acabam sendo deixadas de lado por muitos investidores iniciantes.

O grande problema, entretanto, não se limita apenas ao risco, mas à falta de conhecimento sobre o assunto. Afinal, essa aplicação financeira tem alto nível de rentabilidade, sendo uma opção excelente para quem pretende multiplicar seu dinheiro.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos os principais questionamentos que as pessoas geralmente têm sobre esse mercado e apresentaremos suas respectivas soluções. Acompanhe!

COMO COMEÇAR A INVESTIR EM AÇÕES?

O primeiro passo para começar a investir em ações é definir os seus objetivos com essa aplicação. Você precisa ter em mente que o dinheiro aplicado deverá permanecer no título selecionado por um período de tempo para que os resultados comecem a aparecer. Sendo assim, se você investir um valor sabendo que mais tarde precisará dele para suprir alguma necessidade, seus investimentos não gerarão quase nenhum tipo de retorno financeiro.

Por isso, é importante, antes de qualquer coisa, definir exatamente o que você pretende nesse mercado. Feito isso, você deve procurar uma corretora. Essa empresa fará a intermediação entre o investidor e as empresas que têm ações para vender. Além disso, elas também disponibilizarão a plataforma para que você tenha acesso às suas aplicações. Ela é chamada de Home Broker.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE AS PLATAFORMAS?

Como já mencionamos, as plataformas em que você faz as movimentações e analisa o mercado de ações são chamadas de Home Broker. Basicamente, trata-se de um sistema disponibilizado pela corretora para que seus clientes negociem seus ativos no mercado de forma segura e, o melhor, com o máximo de comodidade.

Nos dias atuais, algumas pessoas ainda acreditam que o mercado de ações é aquele verdadeiro babel financeiro em que as pessoas ficam gritando ao telefone feito loucas, tentando fechar os melhores negócios, assim como é retratado em alguns filmes americanos. No entanto, esse cenário mudou muito nos últimos anos e, atualmente, por meio das plataformas cedidas pelas corretoras, uma pessoa pode fazer suas movimentações na bolsa do conforto de sua casa, apenas com um computador conectado à internet.

EXISTEM DESPESAS PARA COMEÇAR A INVESTIR EM AÇÕES?

Outro ponto que precisa ser bem analisado são as taxas e tributos incidentes sobre o investimento em ações. É crucial verificar isso, pois esses pontos podem prejudicar severamente a sua rentabilidade e lucratividade nesse mercado. Algumas corretoras cobram taxas de corretagem e custódia. Entretanto, existem várias empresas no mercado e você pode ficar à vontade para procurar aquela que mais lhe convém. Outro ponto que merece atenção é a dedução do Imposto de Renda.

Os investimentos em ação geram a hipótese de incidência desse tributo. Isso significa que, ao vender suas ações, você deverá informar esses valores em sua declaração. Se o total de vendas financeiras for inferior a 20 mil ele deverá aparecer em “rendimentos isentos não tributáveis”, ou seja, você deverá declará-lo, mas não incidirá imposto sobre esse montante. No entanto, quando as vendas forem superiores a 20 mil, você terá que pagar IR sobre eles.

e-book entendendo a bolsa de valores

QUAL O VALOR NECESSÁRIO PARA COMEÇAR?

Não há um valor mínimo necessário para começar a investir na bolsa de valores. Tudo dependerá de uma série de fatores que estão diretamente ligados ao investidor. Os primeiros deles são os objetivos, o quanto pretende lucrar com suas aplicações e o próprio mercado. O que precisa ficar bem claro é que, quanto menor o montante investido, menor será o montante a ser lucrado com suas aplicações.

Entretanto, investir pouco dinheiro também é menos arriscado que aplicar grandes quantias antes de conhecer bem o mercado e a empresa que se pretende investir. preço ações da XP

É POSSÍVEL INVESTIR COM POUCO DINHEIRO?

A boa notícia é que você pode, de fato, começar com quantias menores enquanto conhece melhor o mercado e vai se habituando às nuances que surgem nele. Acredite: contrariando o pensamento de muitas pessoas, a bolsa de valores não é um lugar restrito às pessoas ricas. Mesmo com pouco dinheiro é possível começar a investir.

Você não precisa comprar um lote padrão de ações, pode operar por meio do mercado fracionário (para isso basta colocar a letra F depois do código da ação na hora de emitir uma ordem de compra). Dessa forma, conseguirá comprar pequenas quantidades de determinada ação.

Com a estratégia correta, respeitando os seus limites e com muita paciência, é possível iniciar com pouco e adquirir um bom patrimônio com o passar do tempo.

QUAL O PREÇO DE UMA AÇÃO NA BOLSA?

O valor de uma ação na bolsa de valores pode variar muito de uma empresa para a outra. O que definirá esse critério é a famosa Lei da Oferta e Procura, bem como os impactos que os acontecimentos sociais, políticos e econômicos geram no mercado de ações. Uma mesma ação de uma empresa pode ter um valor insignificante hoje, mas ter um crescente nos próximos meses e depois valer muito mais do que o investidor pagou inicialmente. 

QUAIS SÃO OS RISCOS DE INVESTIR EM AÇÕES?

Como você deve saber, existem riscos envolvidos no investimento em ações. Por exemplo, se uma empresa da qual você comprou títulos desvalorizar, provavelmente seu dinheiro será perdido. Além disso, também existe o risco de você não conseguir vender suas ações por algum motivo alheio à sua vontade.

Entretanto, esses riscos não podem ser um fator limitante e determinante para que você desista de investir em ações. Isso porque existem mecanismos para reduzi-los e possibilitar maiores chances de ganhos. Atualmente, existem empresas que oferecem serviços de assessoria de investimentos.

Elas são compostas por profissionais altamente competentes e experientes em lidar com o mercado financeiro. Eles oferecerão as melhores opções existentes para que você possa obter todas as vantagens financeiras que o investimento em ações tem e correndo o menor risco possível. Utilizando esse tipo de serviço e seguindo todas as dicas sobre como começar a investir em ações que foram descritas neste artigo, você não terá problemas para entrar fundo nesse mercado e poderá obter bons retornos.

Se você gostou das dicas e quer começar a investir na bolsa, entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Estamos aguardando seu contato para oferecer as melhores opções de investimento.

 

Aproveite para ver outros textos do nosso site

👉 Melhores investimentos para 2020

👉 Como apurar o imposto de renda dos fundos imobiliários

👉 Fundos imobiliários ou imóveis, qual é melhor?

👉 Rating de classificação do bancos brasileiros

👉 Como comparar um CDB com LCI E LCA?

 

Sumário
NÃO SABE COMO COMEÇAR A INVESTIR EM AÇÕES? TIRE AGORA SUAS DÚVIDAS!
Nome do artigo
NÃO SABE COMO COMEÇAR A INVESTIR EM AÇÕES? TIRE AGORA SUAS DÚVIDAS!
Descrição
Você sabe como começar a investir em ações? Veja aqui os principais questionamentos que as pessoas geralmente têm sobre esse mercado. Acompanhe!
Autor
Nome do publicador
WeInvest
Logo do publicador


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


E ai, o que achou? Deixe o seu comentário!

Posts populares: