7 melhores livros sobre finanças e investimentos que você deve ler



É quase impossível dizer que Bill Gates e Warren Buffet são bilionários — se você os encontrasse em um café e nunca os tivesse visto. Mas sabe outra coisa que eles têm em comum? O hábito da leitura. Quer saber como levar isso para sua vida? Um bom começo são os melhores livros sobre finanças e investimentos.

Nesse momento, você pode se perguntar: ok, Luana, mas por que eu preciso fazer isso? Ninguém está obrigado a tomar essa atitude. Mas vale saber que a leitura consegue descortinar um novo mundo — e esse é um dos motivos pelos quais tanto Gates quanto Buffet passam horas na frente de um conteúdo técnico, que os faça refletir.

No caso do mundo financeiro, os livros ajudam a entender o mercado. Com o tempo, fica mais fácil definir estratégias e aumentar seus conhecimentos. É o que eu faço, e vem dando muito certo. Então, que tal conhecer os 7 melhores livros e aprofundar seus conhecimentos?

1. A Nova Regra do Jogo — Rafael Paschoarelli

O autor brasileiro é reconhecido por ser didático — afinal, é um professor universitário especialista em finanças. Nesta obra, Paschoarelli trata da importância de avaliar a qualidade dos ativos antes de aplicar seu dinheiro.

Ele também explica como essa análise contribui para a capacidade de manter seu capital e fazê-lo render. Apesar do conteúdo técnico, a leitura é agradável, inclusive para iniciantes. Por isso, é um livro de cabeceira para quem deseja começar no mercado financeiro.

2. Pai Rico, Pai Pobre — Robert T. Kiyosaki

Nada mais nada menos que um dos melhores livros sobre finanças e investimentos — e não é apenas eu quem diz isso. A obra já vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. Por isso, é obrigatória em qualquer artigo que se preste a tratar do assunto.

Kiyosaki é um empresário bastante conhecido por este e outros livros. Neste conteúdo, ele mostra o pai pobre e sem controle financeiro em contraponto ao rico que sinaliza o caminho do sucesso.

O mais legal é que ele usa as próprias experiências pessoais para mostrar conceitos de finanças, empreendedorismo e construção de riquezas. Ele também apresenta as vantagens de ter disciplina e é adepto da ideia de que o dinheiro deve trabalhar para você, nunca o contrário.

Mais do que isso, o autor aborda a mudança das regras do mercado. Por isso, dá um chacoalhão no discurso “vá para a escola, tire boas notas e encontre um trabalho seguro”. Kiyosaki acredita que é preciso incentivar a inteligência financeira e preparar as crianças para o mundo real que elas vão encontrar. Leitura obrigatória, viu?

3. Ações Comuns, Lucros Extraordinários — Philip Fisher

Quer investir na renda variável? Aposte neste livro de Fisher. Ele apresenta os 15 principais aspectos da escolha dos ativos no mercado de ações. Com as técnicas de análise do autor, você pode investir nas empresas com mais segurança e foco no médio e longo prazo.

O mais interessante é que esta obra é de 1958, mas ainda traz muito conhecimento atual. Já passou por várias revisões e reedições, permanecendo com o ponto central de sinalizar os conceitos básicos e apontar dicas sobre a melhor maneira de escolher os ativos.

Foi Fisher, inclusive, que introduziu a dica de que o resultado passado nunca é garantia de rendimento futuro. Pode parecer óbvio, mas muita gente ainda se baseia apenas no histórico, e isso pode levar a prejuízos significativos.

4. Os Grandes Investidores — Glen Arnold

Esta é uma coleção de artigos com os melhores investidores do mundo. Entre eles, estão Warren Buffet, George Soros, Charles Munger e Anthony Bolton. Nos artigos, os autores mostram algumas estratégias para enriquecer. Como cada um teve uma experiência diferente, é uma forma de ter várias visões.

Por que é um dos melhores livros de finanças e investimentos, na minha opinião? Além de trazer diversidade, Arnold também mostra por que é importante controlar as emoções para lidar com a volatilidade do mercado. Isso é algo que todo mundo precisa aprender.

5. Os Segredos da Mente Milionária — T. Harv Eker

Outro clássico, este é um dos principais livros sobre finanças e investimentos, porque mostra como Eker se deu bem no mercado financeiro e de que forma seus alunos também chegaram lá. Segundo ele, uma das chaves para o sucesso é a mentalidade vencedora, que impulsiona o enriquecimento.

Para chegar a esse patamar, é preciso ter disciplina. O autor explica como fazer isso por meio de exemplos variados que chegaram ao sucesso. Ele ainda apresenta as diferenças de pensar e agir de uma pessoa mediana em comparação com uma rica. Assim, você percebe que as principais mudanças precisam ser feitas no seu dia a dia.

Com isso, fica mais fácil aprender a gerenciar o dinheiro, gastando menos do que ganha. Eker ainda mostra como definir sua remuneração pelos resultados apresentados, em vez das horas trabalhadas. Esse é outro segredo para aumentar o seu patrimônio líquido, que é a verdadeira riqueza.

6. Aprenda a Operar no Mercado de Ações — Alexander Elder

É outro livro sobre finanças e investimentos em renda variável. Nesta obra, Elder apresenta os conceitos do mercado de ações, as principais operações do mercado e como fazer as análises técnica e fundamentalista.

Um diferencial do livro é que ele traz indicadores e sistemas de trading, para quem deseja começar a operar no curto prazo. Outra vantagem é a parte sobre a importância dos aspectos comportamentais e psicológicos dos investidores. Desse modo, você descobre como a sua preocupação excessiva, por exemplo, pode impactar seus resultados.

7. Investimentos Inteligentes — Gustavo Cerbasi

Mais um autor brasileiro, este é mais conhecido. Cerbasi é o grande nome quando se fala nos melhores livros sobre investimentos e finanças. Tudo isso porque ele já lançou várias obras que abordam desde o planejamento familiar até as operações avançadas no mercado da renda variável.

Neste título, o Gustavo Cerbasi explica como as aplicações financeiras e a compra de bens podem gerar lucro por meio da revenda. Um dos destaques do livro é a linguagem fácil de entender, até mesmo para iniciantes.

Outro aspecto relevante é que ele apresenta como se sair bem nos investimentos financeiros diante de um “Brasil de juros mais baixos”. Cerbasi defende que há boas oportunidades — basta ter conhecimento para descobri-las. Aos poucos, ele traça o caminho para o sucesso e a independência financeira.

Todas essas obras são os meus destaques, porque estão na minha cabeceira. Além disso, são reconhecidas por serem os melhores livros sobre finanças e investimentos. No entanto, você também pode ir além! Comece por esses e aproveite outros conteúdos. Você verá que vale a pena.

Gostou da lista? Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais! Mostre seu conhecimento e ajude outras pessoas a entrarem no mercado financeiro agora.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: