Quais são os principais indicadores de rentabilidade de um investimento?



Os indicadores de rentabilidade são, de certa forma, o que vai determinar os níveis de segurança de um investimento. Ao entrar nesse mercado, é comum ter muitas dúvidas e receios, daí a necessidade de contar com uma avaliação prévia, um norte para decidir com maior consciência onde e como investir.

Será que se partirmos do princípio de que uma conta que fecha no azul está bem e o vermelho é um sinal de alerta, faremos sempre a escolha certa? Muitas vezes, a análise não é assim tão simples. Investir depende de levar em consideração muitos fatores, às vezes complexos, e que, em conjunto, determinam qual opção vale realmente a pena.

Se você deseja entender quais são os principais indicadores de rentabilidade de um investimento, continue a leitura deste post. Preparamos uma lista para você!

Custo de oportunidade

A máxima de que “quando se faz uma escolha, se renuncia a todas as demais alternativas” faz muito sentido quando se fala em custo de oportunidade. Se pararmos para pensar, estamos o tempo todo analisando opções e escolhas, tanto em nossa vida pessoal quanto no âmbito profissional. E quando se fala em investimentos, o que acontece não é diferente.

Toda escolha tem um custo: perder as demais oportunidades. E isso, é claro, também envolve riscos. Afinal, a escolha feita precisa fazer você feliz! Imagine que você deixou de comprar uma jaqueta de marca para juntar dinheiro para viajar no final de semana.

Se essa escolha valeu a pena para você, é possível considerar que você fez a coisa certa. No entanto, entenda que algumas pessoas seriam mais felizes comprando a jaqueta. Com os investimentos funciona mais ou menos igual.

Sempre que optamos por um investimento, é comum que nos questionemos se fizemos a escolha certa e quais seriam as outras oportunidades disponíveis. O custo de oportunidade pode ser entendido como o “preço” de perder todas elas.

Assim, na prática, ele representa a rentabilidade mínima que é aceitável para você ao investir o seu dinheiro. Isso é algo que vale somente para você, pois não basta observar alguém que fez uma escolha que trouxe bons resultados para simplesmente copiá-la.

Tudo isso porque estamos falando de um conceito que só pode ser determinado por você e ninguém mais. Não se trata de algo exato e não existe certo ou errado: o quanto você deseja investir, os seus objetivos e o seu perfil de investidor determinarão a escolha que valerá a pena.

Entretanto, é sempre válido fazer comparativos com outros investimentos do mercado e conversar com alguém que entenda do assunto para buscar orientação e escolher com mais consciência.

Benchmark

Se o custo de oportunidade é um comparativo que se baseia em valores mínimos, o benchmark leva em conta alguma média do mercado. Aqui, não é o mínimo aceitável que é levado em conta, mas sim uma média que você tem como objetivo superar.

Entretanto, para determinar essas médias, é importante comparar as opções por grupo. Sendo assim, investimentos com renda fixa devem ser comparados somente a outros também de renda fixa. Caso contrário, não se trataria de um comparativo coerente.

O benchmark também pode ser usado como uma espécie de termômetro para o seu investimento. Se investimento e benchmark estiverem alinhados, eis um ótimo negócio! Vá em frente! Se o seu investimento superou o custo de oportunidade, mas não chegou ao benchmark, ainda é possível reavaliar as possibilidades.

O Ibovespa e o CDI são bons exemplos de benchmark utilizados em nosso mercado. O primeiro mais usado como benchmark de investimentos com grande parte de suas aplicações em renda variável, como fundos de ações. E o segundo, em investimentos que predominam alocações em renda fixa.

Além disso, quando pensamos em investir no exterior, é importante considerar ainda outros fatores presentes nesses mercados.

Também, na hora de comparar, não é recomendado avaliar apenas as variações de curto prazo. Nem sempre os últimos meses são um reflexo fiel da identidade do mercado e, para traçar padrões, é importante considerar todos os parâmetros necessários.

Escolha consciente

Não estamos falando necessariamente de um indicador de rentabilidade, mas de um conceito que é muito importante para fazer escolhas conscientes. Quando você decide investir em determinado mercado, é importante conhecer as razões que o levaram a essa escolha. Além disso, conhecer e entender seu perfil também são fatores extremamente importantes na hora de determinar as opções plausíveis.

A política está em constante transformação e as flutuações econômicas ocorrem a todo momento. Vale lembrar que esses dois fatores influenciam diretamente no mercado financeiro. É por isso que um pouco de cultura geral também é importante. Antes de começar a investir, você pode acompanhar o cenário geral do país para começar a entender o caminho a ser seguido.

Além disso, quanto mais tempo de investimentos, mais a sua experiência cresce e você passa a entender, de fato, quais as melhores oportunidades para o seu perfil. Afinal, nem sempre o que deu certo para o seu amigo pode ser o ideal para você, ainda que ele tenha anos de experiência em investimentos e já tenha conquistado um patrimônio considerável graças a isso.

Podemos concluir que os indicadores de rentabilidade são importantes para fazer a escolha certa na hora de investir o seu dinheiro. Entretanto, a sua opinião e o seu perfil também devem ser considerados na hora de escolher.

Buscar informações e contar com empresas que ajudem você a fazer essa avaliação é o caminho para obter o embasamento necessário para tomar a decisão.

Este post foi útil para você? Está em busca de meios seguros e rentáveis de investir o seu dinheiro? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e tenha acesso a mais conteúdos importantes para suas finanças.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: