Por que contratar um assessor de investimentos? 5 motivos!



Há quanto tempo você já investe seu dinheiro? Se for um investidor iniciante, provavelmente tem muitas dúvidas sobre vários assuntos que envolvem o mercado financeiro. Ter questionamentos é algo extremamente normal e benéfico para sua evolução como investidor. Afinal de contas, ninguém nasce sabendo tudo, não é mesmo?

Só o fato de estar interessado em procurar mais informações sobre o tema já o coloca à frente da maioria dos brasileiros. Entretanto, infelizmente, poucas pessoas que possuem conhecimento nessa área estão dispostas a compartilhá-lo. Além disso, não é tão simples encontrar alguém que, mesmo sendo expert no assunto, seja de confiança o suficiente para você delegar a responsabilidade dos seus investimentos, concorda? 

Se você está inseguro com esse tipo de profissional, talvez esteja procurando no lugar errado: o que você está realmente buscando é um assessor de investimentos. Quer saber mais sobre como ele pode ajudar no aumento do seu patrimônio? Continue a leitura!

O que faz um assessor de investimentos?

Basicamente, o trabalho de um assessor de investimentos é estudar e analisar todos os fatores que compõem a estrutura financeira do momento, bem como o estilo de vida, para descobrir as melhores alternativas de investimento para você.

Um assessor de investimentos está sempre disponível e 100% voltado às suas aplicações. Seu trabalho é única e exclusivamente encontrar alternativas que maximizem seus retornos, ao mesmo tempo que se adequem às suas expectativas.

É ele o responsável por traçar o perfil de investidor e montar a estratégia de investimentos e, convenhamos, não há nada melhor do que ter um especialista em mercado financeiro para fazer essas coisas por você, não é mesmo?

Por que esse profissional é importante para seus investimentos?

Atualmente, é praticamente impossível encontrar alguém que não tenha conta em algum banco, concorda? E, muito provavelmente, você já deve ter passado pela situação de um gerente da sua conta tentar empurrar algum produto financeiro com rentabilidade praticamente nula, como consórcios ou outro tipo de aplicação.

Isso acontece porque todos os gerentes são remunerados também pela comissão de produtos que conseguem vender. Eles não se preocupam com o desempenho do investimento nem se você ficará satisfeito. O principal interesse deles é o próprio.

Por outro lado, um assessor de investimentos é praticamente obrigado a proporcionar resultados. Afinal de contas, se não estiver trazendo resultados, você tem a opção de procurar outro profissional. Além disso, muitas vezes a remuneração dele também está atrelada ao desempenho dos investimentos. Então, quanto mais rentável for, também será bom para os assessores.

Mas eles são importantes também por alguns outros fatores, como os descritos a seguir.

1.     Aplicação do dinheiro com conhecimento de mercado

Um assessor de investimentos é um profissional que vive estritamente do mercado financeiro. Ele dorme e acorda antenado às novidades da economia e está por dentro de tudo que acontece nos mais diversos segmentos do setor.

Então, ao contratar um assessor de investimentos, você terá a certeza de que seu dinheiro será aplicado com o mais profundo conhecimento do mercado e terá seus recursos geridos por quem realmente entende do assunto.

2.     Redução de riscos

Pelo fato de conhecer a fundo as nuances do mercado financeiro, um assessor de investimentos é capaz de investir seu dinheiro de forma mais segura.

Suponhamos que você não entenda muito de renda variável e resolva, repentinamente, investir seu dinheiro na Bolsa de Valores. O risco de isso dar errado e você ver seu patrimônio se diluir é enorme.

Por outro lado, um assessor de investimentos tem conhecimento suficiente para aplicar suas economias nesse tipo de mercado e poderá utilizar estratégias e ferramentas mais seguras para mitigar os riscos sem abrir mão da rentabilidade.

3.     Conhecimento do seu perfil de investidor

O perfil de investidor é, talvez, a ferramenta mais importante para guiar o rumo dos seus investimentos. Sem um perfil bem delimitado, você estará sem um norte para guiar suas aplicações.

A grande vantagem de contar com um assessor de investimentos é que ele saberá traçar seu perfil de maneira mais certeira e, a partir daí, fazer melhores e mais rentáveis escolhas.

4.     Definição mais precisa de objetivos

É muito comum encontrar investidores que não sabem definir precisamente seus objetivos. Apesar de parecer uma coisa simples, isso é muito grave. Podemos fazer uma analogia dessa situação com remar um barco no oceano sem direção.

Com saber para onde seguir se você não sabe aonde quer chegar? Por isso é essencial definir seus objetivos antes de começar a investir, e ninguém melhor do que um assessor de investimentos para fazer isso com você.

5.     Contribuição para melhorar o controle financeiro pessoal

Um dos grandes problemas da sociedade brasileira de modo geral é a ausência de controle e planejamento financeiro. Por natureza, o brasileiro não poupa dinheiro e gasta mais do que arrecada na maior parte das vezes.

Ao contratar um assessor financeiro, você pode conseguir mudar essa realidade, pois aprenderá boas práticas e conseguirá enxergar melhor os benefícios e a importância de poupar dinheiro ao longo do tempo.

Onde encontrar o melhor assessor de investimentos?

Sem sombra de dúvidas, se você quer encontrar os melhores assessores, terá que olhar para as assessorias de investimento.

Empresas de assessoria de investimentos são, basicamente, companhias compostas por profissionais altamente qualificados, experientes e conhecedores do mercado financeiro. Não adianta procurar em bancos ou instituições financeiras, os melhores assessores não estarão lá.

Como tudo na vida, quando você está em busca de coisas que você não é capaz de fazer sozinho, você vai a um especialista da área. Você não procura um médico para operar um dente infeccionado, nem um engenheiro para tratá-lo de alguma doença.

Da mesma forma funciona com suas aplicações. Você não deve ir a um gerente de banco caso queira aplicar suas economias, pois existe um tipo específico de profissional para isso, que poderá oferecer um serviço muito mais preciso e eficaz: o assessor de investimentos.

Então, não perca mais tempo. Entre agora em contato conosco e veja as soluções que a WeInvest pode lhe oferecer!


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: