Você sabe o que são Small Caps? Entenda mais sobre esse tipo de ação



Saber o que são small caps e como esse tipo de ação funciona é essencial para diversificar investimentos e ampliar a sua visão estratégica. Afinal, nem só os ativos de grandes empresas rendem bons retornos.

Para atuar com small caps, é preciso ter conhecimento do mercado, escolher empresas que estejam consolidadas e que possibilitem bons ganhos. Neste artigo, vamos abordar esse assunto e apontar as principais vantagens de se investir em small caps.

Se você se interessa pelos principais temas do mercado financeiro, está convidado e continuar e leitura!

O que são small caps?

Quando se fala em bolsa de valores e mercado de ações, é comum pensar em grandes nomes. Afinal, as grandes empresas são as mais conhecidas entre a maioria das pessoas, mas elas não são as únicas opções de investimentos disponíveis no mercado.

Há empresas que nem sequer são citadas na lista da Ibovespa, uma vez que não estão entre as gigantes da bolsa, embora possam ser ótimas opções de investimento.

As small caps são as ações de pequenas e médias empresas, que são comercializadas na bolsa e proporcionam ótimos rendimentos quando utilizadas dentro de uma estratégia bem definida.

São enquadradas como small caps empresas que possuem rendimento entre 300 milhões e 2 bilhões de reais. Trata-se de valores bem abaixo dos grandes nomes do mercado. No entanto, é interessante que o investidor se atente a essa opção e defina um bom plano.

Para ser consideradas ações small caps, a empresa deve vender as suas ações por no mínimo 1 real e não pode estar em processos de recuperação judicial.

Como são os ganhos com small caps?

O mercado de small caps pode ser observado a partir do índice que leva o mesmo nome e serve de comparação com o índice Ibovespa. O índice Small Caps (SMLL11) é uma carteira formada por empresas deste segmento e serve como meio de análise das melhores opções de ativos da categoria.

Os ganhos com small caps foram maiores que os da Ibovespa em 2019, com rendimentos atrativos em relação às gigantes do mercado. Para os próximos anos, as expectativas levam a uma permanência dessa tendência, tornando-se, portanto, um mercado promissor.

Quais são os riscos de se investir em small caps?

Os ganhos com aplicações em small caps são atrativos, mas, como todo investimento do mercado financeiro, é um modelo que conta com alguns riscos. Por essa razão, é importante realizar um gerenciamento de riscos eficiente e realista. Confira, a seguir, alguns pontos essenciais para essa tarefa!

Liquidez baixa

A baixa liquidez é um dos principais pontos a serem observados nas small caps, uma vez que elas são menos negociados no mercado. Isso faz com que a negociação não seja tão rápida quanto ativos de empresas grandes, exigindo estratégia na negociação.

Para evitar esse tipo de problema, analise com atenção o volume diário de negociações do ativo e escolha as ações que apresentam os melhores desempenhos e consequentemente boa liquidez.

Risco de má precificação

A baixa liquidez pode afetar a precificação dos ativos de small caps, fazendo com que seja preciso vender ações por um preço abaixo do esperado. Outro fator relevante é que as small caps são negociados por empresas que chegaram a pouco tempo no mercado, o que contribui para um valor menor de venda.

O ideal é definir quais são os níveis de retorno a partir da disponibilidade de correr riscos e as possibilidades do cenário.

Pouca atenção de analistas

As small caps são ações que recebem pouca atenção dos analistas, em parte por serem de empresas menores. Mas as possibilidades de ganho tornam esse modelo uma ótima opção. Por essa razão, considere realizar uma estratégia nesse mercado.

Para você que tem interesse em investir em small caps, o mais indicado é buscar a ajuda de analistas que entendem o mercado e as suas potencialidades de retornos, assim como as estratégias de prevenção de riscos.

Quais são os passos para se investir em small caps?

Para se investir em small caps, é preciso seguir alguns passos importantes. Veja quais são eles!

Abrir uma conta em uma corretora de valores

O primeiro passo para você investir em small caps é abrir uma conta em uma corretora de valores. Existem diferentes opções, o que demanda uma pesquisa e a busca por informações em fontes seguras antes de fazer a escolha. Em muitas corretoras, a abertura da conta pode ser feita online, de modo simples seguro, fácil e prático.

Enviar dinheiro para a conta aberta

Com a conta aberta, é possível fazer o envio do dinheiro que será investido. Monte uma carteira diversificada, que contemple ações de small caps e de outros ativos com bons rendimentos.

Com mais conhecimento, domínio e estratégia, é possível obter bons retornos, sempre de acordo com seu perfil de investidor e disponibilidade em correr riscos. Investidores menos experientes devem contar com a ajuda profissional na hora de tomar decisões importantes.

Pesquisar quais são e investir nas small caps

Antes de optar pelos ativos em que o dinheiro será investido, mantenha-se em dia em relação ao funcionamento do mercado e às melhores opções do mercado. É preciso fazer um bom estudo e acompanhar o índice Small Cap antes de tomar a decisão de compra.

Não deixe de acompanhar o andamento do mercado e ter controle emocional para lidar com a volatilidade, principalmente a de small caps. Como as oscilações são altas, é preciso manter o equilíbrio para evitar decisões que podem causar prejuízos financeiros.

Quando bem executada, uma estratégia sólida de small caps gera ótimos retornos e potencializa os ganhos!

Quais small caps comprar agora?

A WeInvest disponibiliza uma carteira de small caps atualizada mensalmente no nosso instagram.

Siga o instagram @weinvest_ e fique por dentro de quais “pequenas notáveis” estão boas para comprar agora!

Agora que você já sabe o que são small caps e como elas possibilitam ótimos rendimentos, pode definir uma boa estratégia e atuar neste mercado promissor. Quanto maior o conhecimento e o domínio desse tipo de aplicação, melhores serão os resultados.

Gostou do conteúdo? Para saber mais informações sobre como montar um planejamento de atuação de sucesso na bolsa de valores, entre em contato conosco e fale com um dos nossos profissionais.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: