Entenda como operar mini índice na bolsa de valores!

mini índice

Para as pessoas que desejam operar em mercado futuro, mini contratos são a opção perfeita. Dentre os possíveis mini contratos disponíveis para operação na B3, destacam-se o mini dólar e o mini índice. Mas você sabe como funciona o mini índice? Continue a leitura e descubra neste artigo!

O que são mini contratos?

Mini contratos são acordos de compra e venda que têm início e vencimento numa data futura.

Foram desenvolvidos pelo Ibovespa buscando auxiliar o pequeno investidor a obter ganhos com suas expectativas em relação ao futuro da bolsa em 2001.

Foram criados, inicialmente, para proteger as commodities das oscilações de preços, funcionando como uma espécie de hedge.

É um contrato porque ambas as partes acordam o preço de determinado ativo no mercado futuro.

Então o que é um mini índice?

Como dissemos, os mini contratos mais operados em bolsa são o mini índice e o mini dólar. O mini índice é, portanto, um mini contrato que negocia as pontuações futuras que alcançará a B3.

Explicamos melhor: em linhas gerais, quando o dólar sobe, a B3 tende a cair, e vice versa. São, portanto, dois índices de correlação negativa.

Suponha que, por algum motivo, há uma expectativa de que o dólar caia nos próximos meses. Isso gera um aumento do número de investidores na bolsa, aumentando sua quantidade de pontos. Sabendo destas informações, você pode operar um mini índice negociando uma pontuação.

Um mini índice é equivalente a 20% de um contrato. Portanto, se cada ponto num contrato de índice equivale a R$1,00, cada ponto num mini índice equivale a R$0,20.

Como faço operação em mini índice em bolsa?

O código de negociação do mini índice tem como três primeiras letras: WIN.

Em seguida, a próxima letra refere-se ao mês de vencimento do contrato.

MÊSCÓDIGO
JaneiroF
FevereiroG
MarçoH
AbrilJ
MaioK
JunhoM
JulhoN
AgostoQ
SetembroU
OutubroV
NovembroX
DezembroZ

Por exemplo, se você quer operar mini índice com vencimento em outubro de 2020, o código seria WINV20.

Lembrando que os mini índices vencem na quarta-feira mais próxima do dia 15 do mês de vencimento que você apontou no código de negociação. Em outubro de 2020, seguindo o exemplo, o contrato venceria no dia 14.

Quais as vantagens de se operar nesse modelo?

Uma das maiores vantagens é conseguir lucrar sem precisar pagar pelo contrato, e sim pela sua variação. Portanto, tem grandes possibilidades de alavancagem.

Precisa, também, de uma quantidade pequena de capital, sendo vantajoso para o pequeno investidor.

Pela grande quantidade de negócios operados em bolsa, é um tipo de ativo de alta liquidez.

Por ser considerado um hedge, ele melhora a diversificação na sua carteira.

O índice possibilita lucros tanto com as oscilações positivas quanto negativas, oferecendo uma alternativa para mercados imprevisíveis, como foi o caso de março de 2020 com a crise econômica decorrente da pandemia da Covid-19.

Além disso, é vantajoso operará-lo quando o mercado está instável, pois o lucro decorre justamente das altas variações dele.

 

Gostou? Clique aqui e leia um pouco mais sobre como funciona o mercado de capitais! Não se esqueça de se inscrever em nossa newsletter e utilizar nosso glossário sempre que encontrar algum termo que não conheça!


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: