, Especulação financeira na bolsa de valores: entenda como funciona! ,

Especulação financeira na bolsa de valores: entenda como funciona!



A especulação financeira é uma técnica muito utilizada no mercado financeiro por investidores que buscam obter bons retornos financeiros a partir de aplicações que tenham elevadas taxas de juros. Existem diferentes estratégias para operações dessa modalidade, porém para ter sucesso é preciso ter amplo entendimento do mercado e capacidade de análise dos diversos cenários.

Para ajudar a entender o funcionamento da especulação financeira, neste artigo vamos falar sobre o tema e abordar formas de obter bons ganhos a partir de uma estratégia bem definida. Convidamos você a continuar a leitura e conferir!

O QUE ESPECULAÇÃO FINANCEIRA?

A especulação financeira é uma metodologia de atuação no mercado de ações, que apresenta alto nível de riscos, que busca obter altos rendimentos em um curto período de tempo. Afinal, diferentemente dos investimentos, em que a expectativa de retorno é mais lenta e gradual, a especulação financeira possui perfil agressivo e busca atalhos para o ganhar dinheiro de forma rápida.

Como as chances de ganhos são altas, as possibilidades de perdas são proporcionais, sendo a principal intenção da compra de ativos vendê-las posteriormente.

COMO A ESPECULAÇÃO FINANCEIRA FUNCIONA?

A princípio, podemos dizer que a especulação financeira funciona a partir da compra de ativos que estão em baixa para vendê-los em alta. Dessa forma, para atuar com especulação financeira, é fundamental que o trader seja capaz de identificar cada cenário e suas perspectivas, caso contrário não haverá clareza na tomada de decisões.

FIDC - captar recursos

Como a bolha especulativa é formada?

A bolha financeira ou especulativa ocorre quando determinado ativo é vendido em larga escala por um valor acima do seu valor real. Ela acontece devido ao chamado efeito manada, em que as pessoas passam a repetir padrões de comportamento baseados nas atitudes dos demais operadores do mercado.

Dessa forma, esse padrão se repete continuamente até que o mercado se dê conta de o que real valor dos ativos em alta deve ser abaixo do que se está sendo negociado. Neste momento ocorre o “estouro da bolha especulativa”, que é um movimento inverso, em que ocorre a venda de grandes quantidades de ações por preços reduzidos.

É importante que o trader esteja atento à precisão de cada momento, a fim de aproveitar os fluxos de cada cenário e obter bons ganhos de acordo com as oportunidades proporcionadas de cada caso específico.

e-book entendendo a bolsa de valores

QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE ESPECULAÇÃO?

Primeiramente, ter um bom planejamento é essencial para traders que buscam alcançar bons resultados no mercado, o que exige preparo, conhecimento e técnica. No caso da especulação financeira, também é essencial ter uma postura realista e adotar um bom plano de riscos, afinal as possibilidades de perdas são reais, assim como as possibilidades de ganhos altos.

É possível atuar com especulação financeira a partir de diferentes estratégias, entre as quais estão:

Day trade

Nesta modalidade as transações de compra e venda são de curtíssimo tempo, uma vez que acontecem dentro do mesmo pregão.

Swing trade

Tem funcionamento semelhante ao day trade, porém as transações não ocorrem no mesmo dia, podendo levar até mesmo semanas para sua finalização. Neste caso é indicado diversificar a carteira para minimizar o risco de perdas.

Especulação com robôs traders

O uso de robôs traders para operações de especulação financeira permite a automatização de tarefas e leituras para tomadas de decisões baseadas em programação previamente definidas. A vantagem é a possibilidade de acompanhamento com rapidez.

Apesar das facilidades do uso dos robôs, é fundamental a importância do trader para definir as estratégias a partir de uma ampla do mercado.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS PARA SE TORNAR UM BOM ESPECULADOR FINANCEIRO?

Apesar de oferecer ótimas possibilidades de ganhos, a especulação financeira é uma atividade que exige muita dedicação e estudo por parte do investidor, não sendo indicada para quem tem um perfil conservador e apresenta dificuldades em lidar com altos graus de riscos. Confira a seguir algumas características que são essenciais de um especulador financeiro de sucesso.

Experiência no mercado

Primeiramente, por ser uma prática com alto nível de risco, a especulação financeira é indicada para quem possui grande experiência no mercado. As grandes possibilidades de ganhos em um período curto de tempo exigem uma visão estratégica, assim como uma gestão bem estruturada de riscos, a fim de não somente potencializar os ganhos, mas principalmente minimizar as perdas.

Conhecimento técnico

Conhecimento técnico é um fator determinante para que o trader consiga fazer uma leitura do mercado e, a partir dos cenários, tomar melhores decisões. No geral é preciso um bom tempo de estudo, sendo recomendável buscar por ajuda especializada antes de tomar decisões arriscadas.

mercado primário ou secundário

Autocontrole emocional

Diante das oscilações do mercado financeiro, é fundamental que o trader tenha controle emocional suficiente para saber lidar com situações momentaneamente desfavoráveis e reverter quadros de perda.

Para alcançar a maturidade necessária, o ideal é investir no autoconhecimento, a fim de evitar tomar decisões por impulso e gerar prejuízos financeiros. Pode parecer um ponto básico, mas é sempre importante ressaltar a importância de manter o equilíbrio e pensar com clareza e objetividade.

Paciência para ganhar dinheiro

Conseguido manter o controle emocional, também será mais fácil do investidor adquirir a paciência necessária para realizar suas aplicações potencializando seus ganhos.

Como a regra básica na especulação são altos rendimentos. É preciso entender que nem sempre eles ocorrem nas primeiras tentativas, sendo preciso determinação e controle até que tudo saia conforme o esperado.

Agora que você já sabe como a especulação financeira funciona, suas características e as possibilidades de ganhos, pode adotar um planejamento consistente do mercado e colocar em práticas suas aplicações com mais segurança e informação.

Diante dos riscos naturais do mercado financeiro, quanto mais o investidor estiver preparado melhores serão os resultados alcançados.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas também possam se informar sobre a especulação financeira e suas potencialidades de ganhos.

 

 Aproveite para ver outros textos do nosso site

  Melhores investimentos para 2020

  Como apurar o imposto de renda dos fundos imobiliários

  Fundos imobiliários ou imóveis, qual é melhor?

  Rating de classificação do bancos brasileiros

  Como comparar um CDB com LCI E LCA?

Sumário
Especulação financeira na bolsa de valores: entenda como funciona!
Nome do artigo
Especulação financeira na bolsa de valores: entenda como funciona!
Descrição
A especulação financeira é uma técnica muito utilizada no mercado financeiro por investidores que buscam obter bons retornos financeiros em um curto período
Autor
Nome do publicador
WeInvest
Logo do publicador


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


E ai, o que achou? Deixe o seu comentário!

Posts populares: