fbpx Conheça os tipos de COE existentes no mercado - WeInvest

Conheça os tipos de COE existentes no mercado



Além de ser composto por ativos distintos, os COEs possuem diferentes tipos. Nesse texto mostrarei como funcionam os principais tipos de COE do mercado. 

CONHEÇA OS TIPOS DE COE EXISTENTES NO MERCADO

COE significa Certificado de Operações Estruturadas, de forma bem simplificada, é um produto “envelopado”, ou seja, o COE é uma casca dentro da qual são encontrados outros ativos. Ao comprar um título desse tipo seu dinheiro vai para todos os ativos que o formam.

Podemos ter um COE composto por uma parte remunerada em percentual do CDI (renda fixa pós-fixada) e por ações na bolsa de valores brasileira. Outro composto por uma parte em renda fixa e outra em ações norte americanas, ou até mesmo ações globais. Enfim, há vários tipos de COEs no mercado e não há como dizer que um é melhor do que o outro, tudo depende do perfil de cada investidor, do quão disposto ele está a correr riscos e do tempo que ele pretende deixar seu capital aplicado

Além de ser composto por ativos distintos, os COEs possuem diferentes tipos, te mostrarei o funcionamento de alguns deles agora. 

Para saber mais sobre COE, saber exatamente como eles funcionam e quais são seus benefícios, clique aqui. 

COE AUTOCALLABLE

Nessa estratégia, em cada uma das observações (incluindo o vencimento), caso as 4 ações estejam iguais ou acima dos respectivos preços iniciais, o investidor recebe um cupom acumulado e o COE é encerrado antecipadamente. No vencimento, se a estrutura ainda não tiver sido encerrada e pelo menos uma das ações tenha apresentado queda, o investidor recebe o capital investido. 

Exemplo:

COE AUTOCALLABLE EXPRESS

Estratégia de 5 anos com 10 datas de observações semestrais.

COE TAXA FIXA + ALTA DO ATIVO

Nesse tipo de estrutura o investidor receberá, no vencimento, uma taxa fixa + a alta do fundo do período, sem exposição cambial. Em caso de queda na cota do fundo, o investidor recebe de volta o capital investido mais a taxa fixa do período. 

VARIAÇÃO DO ATIVOPERFORMANCE DO COE
QuedaTaxa Fixa + 100% do valor investido
AltaAlta do Ativo + Taxa Fixa + 100% do valor investido

 

COE ALTA ALAVANCADA

Esse tipo de COE o investidor receberá, no vencimento, a alta alavancada do ativo no período, sem exposição cambial. Caso a cota do fundo se desvalorize, o investidor recebe de volta o capital investido. 

VARIAÇÃO DO ATIVOPERFORMANCE DO COE
Queda 100% do valor investido
AltaAlavancagem x Alta do Ativo + 100% do valor investido

 

COE JUMP NOTE

Nessa classe de COE, no vencimento, caso o ativo tenha se valorizado no período, o investidor receberá o melhor entre uma taxa fixa ou a alta do ativo, sem risco cambial. Caso contrário, o investidor receberá de volta o capital investido. 

COE IPCA+

No vencimento, o investidor recebe a variação do IPCA mais a alta ilimitada do ativo subjacente no período, sem exposição cambial. Em caso de queda no preço do ativo, o investidor recebe de volta o capital investido corrigido pelo IPCA.

SAIBA MAIS

O COE pode ser uma ótima estratégia para compor sua carteira de investimentos e te ajudar a diversificá-la, sofisticá-la e aumentar seu potencial de valorização, no entanto, é essencial que você saiba escolher o tipo de COE que mais combine com seu perfil. 

Nós, da WeInvest podemos te ajudar. Oferecemos assessoria gratuita, te ajudaremos a escolher as aplicações mais alinhadas ao seu perfil e objetivos e ainda te deixaremos por dentro de todas as oportunidades do mercado.  

Não perca tempo, deixe seus dados conosco para que possamos entrar em contato e mostrar-lhe nossos produtos. Nosso serviço é totalmente gratuito e poderá fazer com que você alavanque seu retorno de forma significativa. 


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: