Confira (6) dicas de ouro para você aumentar o patrimônio investindo



Você sabe como aumentar o patrimônio? Realmente, essa pergunta está cada vez mais difícil de ser respondida. Isso porque a Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) tem caído constantemente nos últimos meses e esse fato afeta a rentabilidade da maior parte dos investimentos de renda fixa.

Atualmente, a Selic vale 4,25%. Dessa forma, quem tem investimentos que rendem 100% dessa taxa conta com um desempenho anual de apenas 4,25%. Nesse cenário, é fundamental procurar por alternativas com a intenção de fazer o seu dinheiro render mais e, consequentemente, aumentar o patrimônio.

Está interessado em saber mais sobre esse assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente sobre qual é a importância das estratégias que buscam aumentar o patrimônio e forneceremos algumas dicas que o ajudarão nesse objetivo. Boa leitura!

Qual a importância das estratégias que aumentam o patrimônio?

Há diversas estratégias que podem ser utilizadas com a intenção de aumentar o patrimônio. No entanto, todas elas têm um aspecto em comum: ajudam os investidores a aumentarem as suas riquezas de forma segura, planejada e sustentável do ponto de vista financeiro.

Dessa forma, caso aplique essas dicas, você tomará decisões seguras e com mais assertividade e, consequentemente, enriquecerá com segurança e garantirá um futuro tranquilo com a sua família.

Como aumentar o patrimônio?

Há diversas estratégias que podem ser adotadas com a intenção de aumentar o patrimônio. Entre elas estão o desenvolvimento do hábito de poupar, a ampliação da renda, o entendimento do perfil de investidor, o conhecimento dos investimentos de renda fixa e variável, a diversificação da carteira e a busca por ajuda especializada. Falaremos sobre essas questões, a seguir. Confira!

1. Desenvolva o hábito de poupar

Nem sempre é fácil desenvolver esse hábito. Afinal de contas, vivemos em uma sociedade consumista e constantemente temos diversos estímulos para fazermos compras. Mas o hábito de poupar significa se privar totalmente das compras? Não necessariamente. O cuidado deve ser em relação às aquisições feitas por impulso, nas quais se adquire algo sem precisar dele.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a melhor forma de desenvolver esse hábito? A maneira mais eficiente de se fazer isso é por meio do planejamento financeiro e a melhor ferramenta a ser utilizada é a definição do orçamento. Primeiramente, conheça todas as suas receitas e despesas. Por meio dessa ação, será possível pensar em ideias que possam reduzir os gastos. É recomendável que poupe, ao menos, 10% da sua renda mensal.

2. Amplie sua renda

A ampliação da renda possibilita que você possa poupar mais dinheiro e também ampliar a carteira de investimentos. Isso pode ser feito por meio da busca de mais capacitação para a sua profissão, trabalhos que possam gerar uma renda extra (motorista de aplicativos, freelancers etc.) ou mesmo empreendendo.

3. Entenda seu perfil de investidor

No momento de investir, é fundamental conhecer qual é o seu perfil de investidor. Com isso, você saberá quais são as aplicações financeiras que são mais indicadas para você e assim será possível fazer escolhas mais assertivas, de acordo com os seus objetivos de vida e a sua tolerância aos riscos.

Caso seja iniciante no mundo de investimentos e não esteja disposto a correr muitos riscos, os ativos de renda fixa são uma ótima ideia, pois protegerão o seu patrimônio contra grandes perdas. Por outro lado, caso tenha experiência no mercado financeiro e esteja disposto a se arriscar, as aplicações de renda variável são mais indicadas, porque elas podem garantir maiores rentabilidades.

Também é importante destacar sobre a importância de fazer aportes recorrentes. Isso porque, quanto maior for a frequência dos seus investimentos, melhores serão os resultados ao longo dos anos.

4. Conheça investimentos de renda fixa e renda variável

Existem inúmeros investimentos financeiros no mercado e eles apresentam características diferentes de segurança, liquidez e risco. Por esse motivo, é fundamental conhecer as aplicações de renda fixa e variável. Esse conhecimento o ajudará a escolher os ativos que melhor se enquadram no seu perfil, ou seja, ficará mais fácil investir de acordo com as suas necessidades e objetivos.

5. Diversifique a carteira

Certamente, você já ouviu falar na seguinte expressão: nunca coloque todos os ovos na mesma cesta. Essa máxima também é válida para o mundo dos investimentos financeiros. 

Quem concentra todo o seu patrimônio em uma ou em poucas alternativas de investimento tem mais riscos de perder todo o seu capital ou uma grande parcela dele. Por outro lado, os investidores que diversificam os investimentos estão mais protegidos. Isso porque as perdas de um ativo podem ser compensadas ou mesmo superadas pelos ganhos de outros investimentos.

Por esse motivo, evite concentrar todo o seu patrimônio em um investimento e diversifique o máximo que puder. Vale muito a pena destinar parte do seu capital em ativos de renda fixa e outra parte às aplicações de renda variável. Dessa forma, a sua carteira de investimentos estará mais protegida contra perdas.

6. Busque ajuda especializada

Outra dica fundamental que o ajudará a acumular patrimônio é a busca por ajuda especializada. Isso por ser feito por meio das consultorias de investimentos. Essas empresas contam com profissionais com larga experiência no mercado financeiro e, por isso, estão preparadas para atender suas demandas.

Dessa forma, os profissionais fornecerão dicas que o ajudarão a escolher os melhores investimentos, de acordo com as suas necessidades, objetivos de vida e perfil de investidor. Com isso, você se enriquecerá de forma segura e poderá desfrutar de um bom futuro com os seus entes queridos.

Aumentar o patrimônio nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, com as dicas que separamos neste post, você conseguirá alcançar esse objetivo de forma sustentável e segura, sendo possível garantir um futuro tranquilo com a sua família.

Este post com dicas sobre como aumentar patrimônio foi útil para você? Compartilhe o conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas possam ter conhecimento em relação ao assunto.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: