, Veja o que é gestão ativa de renda fixa e como ela pode te ajudar ,

Veja o que é gestão ativa de renda fixa e como ela pode te ajudar

gestão ativa de renda fixa

Primeiramente, investimentos em renda fixa são modalidades consideradas mais seguras. O Tesouro Direto, particularmente, é a opção mais segura do mercado pois o investimento é 100% garantido pelo Tesouro Nacional. Além disso, é possível começar a investir nessa categoria com apenas R$30,00. Por ser algo tão seguro e acessível, muitas vezes ela é associada a retornos mais baixos. Entretanto, através de uma gestão apropriada e de boas estratégias é possível potencializar esse retorno de forma considerável.

RETORNO SIMILAR AO DE RENDA VARIÁVEL INVESTINDO EM RENDA FIXA

Com certeza você já ouviu falar sobre investimentos em renda variável, sobre bolsa de valores, e sabe que é possível ter bons lucros através desse meio.  Mas isso pode parecer algo muito arriscado para você, talvez você não saiba muito bem como começar investir e por isso fica com receio e acaba deixando seu dinheiro aplicado em algo mais convencional, algo que seu gerente do banco indicou, algo como fundos de previdência ou poupança.

Atualmente a poupança rende em média 70% do CDI. Mas e se eu te falar que é possível que você aumente muito seu rendimento, passando a ganhar 200% do CDI ou mais, sem precisar correr muitos riscos para isso? Ficou interessado? Então leia o restante do texto que te explicarei como isso é possível.

e-book tipos de investimento

GESTÃO ATIVA DE RENDA FIXA

É provável que você já tenha ouvido falar sobre renda fixa e saiba que é uma forma de investimento mais segura, mas você pode estar duvidando que um investimento desse tipo seja capaz de render tanto.

Para que isso ocorra, é necessário realizar o que chamamos de gestão ativa de renda fixa. Dessa forma, através dessa gestão você poderá aproveitar as variações da taxa de juros do mercado, comprando ou vendendo títulos, buscando o melhor cenário para maximizar seus ganhos.

NÃO É MÁGICA, É ESTRATÉGIA

Para explicar melhor como isso funciona vou te dar um exemplo real com dados extraídos do site do Tesouro Nacional. Uma NTN-B no dia 31/07/18 remunerava IPCA+5,47% (além do pagamento de juros semestrais) e tinha vencimento para 2026. Uma pessoa que resolvesse comprar esse título poderia simplesmente deixar seu dinheiro aplicado nele até a data do vencimento e dessa forma, ganharia a taxa que lhe foi prometida no início. Entretanto, é possível maximizar esse ganho vendendo o título antecipadamente em um momento apropriado.

Como a curva de juros do Brasil fechou (ou seja, os juros diminuíram), no dia 28 de dezembro esse mesmo título estava pagando IPCA+4,54%. Você pode estar se perguntando como ganhará dinheiro com isso, e para que você entenda preciso que tenha uma coisa em mente, a fórmula apresentada a seguir.

fórmula valor futuro

Onde,

Valor Final da Aplicação = Montante financeiro no final do período, resultado da aplicação inicial mais os juros

PU = Preço Unitário do Título Público

n = Número de períodos

Gráfico retirado do site do Tesouro Nacional que mostra que taxa de juros e preço unitário são inversamente proporcionais (dados de uma NTN-B 2045).

O mais importante nesse momento é perceber que a taxa de juros e o PU da NTN-B são inversamente proporcionais. Sendo assim, mantendo o valor final da aplicação, quanto menor for a taxa de juros maior será o preço unitário.

Logo, como no dia 28 de dezembro de 2018 os juros caíram o preço unitário – PU aumentou e ao vender o título um investidor poderia ganhar um valor  próximo ao que ganharia se deixasse o título aplicado até 2026 e ainda teria a vantagem de utilizar o valor resgatado e investir em outro título, o que potencializaria seus ganhos.

PREÇO UNITÁRIO NA CURVA E PREÇO UNITÁRIO A MERCADO

No gráfico abaixo é possível visualizar exatamente o ágio conquistado ao vender o título antes do vencimento. O Preço Unitário (PU) na curva contabiliza o valor de compra do título mais a variação da taxa de juros, desde a emissão do papel até seu vencimento. Já o Preço Unitário (PU) a mercado é uma atualização diária do preço de um ativo de renda fixa. Ele permite saber quanto o investidor receberia hoje se resgatasse os papéis que compõem sua carteira. O momento em que o PU a mercado ultrapassa o PU na curva configura-se como uma oportunidade. Um investidor que vende seu título nesse momento sai com ágio na operação.

PU a mercado e PU na curva

 Esse foi um exemplo real de uma pessoa que realizou esse investimento e vendeu seu título no dia 28 de dezembro conseguiu um ágio de 5,77% fora o pagamento de juros. O CDI nesse dia era de 2,57%, logo, essa pessoa conseguiu um rendimento de 224,5% do CDI em cinco meses.

O exemplo mostrado apesar de muito bom não chega nem a ser o mais extraordinário. Há vários outros casos semelhantes, como o da NTN-B com vencimento em 2050. Comprando esse título dia 01/10/18 e vendendo-o dia 28/12/18 uma pessoa conseguiria um ágio de 17,31% contra 1,47% do CDI.PU na curva e PU a mercado

ENCONTRE A OPORTUNIDADE PERFEITA PARA VOCÊ

Este ano o Brasil está voltando a ter expectativas positivas para o mercado. A taxa Selic  até julho de 2019 estava cotada a 6,5% a.a. Atualmente ela está em aproximadamente 4,5% a.a.

Se até grandes gestores e especialistas em mercados financeiros estão posicionando seus investimentos acreditando na queda de juros, você precisa aproveitar essa chance única e fazer isso também, realizando, para isso, gestão ativa de renda fixa.

Fazer todo esse processo de comprar títulos e vendê-los em épocas apropriadas exigirá de você um certo esforço. Será necessário acompanhar de perto todas as novidades do mercado financeiro para que não perca nenhuma oportunidade. É por isso que nós da WeInvest oferecemos-lhe assessoria gratuita, dessa forma você saberá de todas as oportunidades do mercado e poderá investir de uma forma prática e que lhe trará grandes benefícios. Não perca tempo, deixe seus dados para que possamos entrar em contato e mostrar-lhe nossos produtos e serviços. Afinal, oportunidades valiosas não costumam perdurar por muito tempo.

Lembre-se, é 100% gratuito! Qualquer dúvida fique à vontade para entrar em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.

 

 Aproveite para ver outros textos do nosso site

  Melhores investimentos para 2020

  Como apurar o imposto de renda dos fundos imobiliários

  Fundos imobiliários ou imóveis, qual é melhor?

  Rating de classificação do bancos brasileiros

  Como comparar um CDB com LCI E LCA?

 

 

Sumário
Veja o que é gestão ativa de renda fixa e como ela pode te ajudar
Nome do artigo
Veja o que é gestão ativa de renda fixa e como ela pode te ajudar
Descrição
Realizar gestão ativa de seus investimentos é uma ótima estratégia que ajuda a aproveitar as variações da taxa de juros do mercado, comprando ou vendendo títulos, buscando o melhor cenário para maximizar seus ganhos.
Autor
Nome do publicador
WeInvest
Logo do publicador


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


E ai, o que achou? Deixe o seu comentário!

Posts populares: