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O que é vantagem competitiva e como analisar esse aspecto no momento de investir?

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Como investidores, a busca por empresas com vantagem competitiva é uma meta sem fim. Todos querem encontrar uma empresa que dure para sempre, mantendo suas vantagens no longo prazo.

Por isso, Warren Buffett sempre fala sobre empresas com uma vantagem competitiva duradoura ou um fosso econômico. Ou seja, de empresas com características de negócios difíceis de copiar e, por isso, que apresentem uma maior vantagem competitiva. Porém, Buffett pegou as ideias de seus mentores Ben Graham e Phil Fisher e as fundiu em um estilo que busca encontrar empresas com uma vantagem competitiva de longo prazo.

A pergunta sempre foi: como encontrar empresas com uma vantagem competitiva duradoura? Ou melhor, quais são as fontes de vantagem competitiva?

Neste post, vamos entender mais sobre o assunto e como encontrar empresas com essas vantagens. Vamos lá!

O que é uma vantagem competitiva?

Simplificando, uma vantagem competitiva é qualquer coisa que torne o produto ou serviço de uma empresa superior ao dos seus concorrentes.

Assim, uma vantagem competitiva está geralmente associada a um negócio, mas também pode se aplicar a outras situações, como, esporte ou países.

Nos negócios, o caso clássico de vantagem competitiva recente seria o desenvolvimento do iPhone pela Apple. Pois, com a criação do aparelho, a Apple colocou nas mãos de todos um “computador”. Que, não era apenas uma virada de jogo para a Apple, mas também a morte para um Blackberry que não conseguia se adaptar ao mercado.

Como criar uma vantagem competitiva?

Existem três componentes principais para criar uma vantagem competitiva.

Vantagens – Quais são as vantagens do seu produto ou serviço? Tem que ser algo que o cliente realmente precise, como um telefone celular. O valor que você oferece deve ser real e incomparável.

Público-alvo – Defina quem são seus clientes e quais são suas necessidades. Se, você puder definir quem precisa do produto e porque ele é necessário, poderá criar uma demanda que impulsione o crescimento.
Concorrência – Defina quem são seus concorrentes. Pois, eles nem sempre são seus concorrentes diretos. Assim, um bom exemplo são os jornais até a criação da internet. Pois, eles perceberam que a internet era seu maior competidor porque permitia que as pessoas lessem as notícias sem um jornal.

O benefício mais importante na identificação de sua vantagem competitiva é entender suas singularidades e conseguir apresentá-las ao seu público-alvo melhor do que seus concorrentes.

Ou seja, não basta desenvolver o melhor produto ou serviço. Você precisa ser capaz de comunicar os benefícios às pessoas que podem obter o máximo deles.

Fontes de Vantagem Competitiva

Agora que entendemos o que é uma vantagem competitiva e como as empresas podem usar diferentes estratégias para obtê-la, vamos examinar algumas fontes dessas vantagens.

O poder da marca e preços premium

O poder da marca é considerado a moeda máxima desejada por todas as empresas. Uma marca geralmente cria ótimos negócios influenciando principalmente as decisões de compra de um cliente.

Novamente, um excelente exemplo seria a Apple. Segundo a revista Forbes, a Apple é a marca mais valiosa do mundo. Veja só: o preço médio de varejo de um telefone da Apple é de R$ 2.000,00 a mais do que seu principal concorrente, a Samsung, dados de 2021. Esse poder de precificação permite que a Apple obtenha mais de 90% de lucro na categoria de smartphones e continue a acumular dinheiro no balanço patrimonial.

Existem inúmeros exemplos do poder da marca, como Coca-Cola, Netflix, Nike e muito mais.

Desta forma, o poder da marca de uma empresa dificilmente pode ser superado por seus concorrentes no curto prazo. Ainda, o poder da marca é subestimado no balanço patrimonial de uma empresa.

Ou seja, uma empresa lista todos os poderes da marca em seus ativos intangíveis, que são extremamente difíceis de categorizar. A Coca-Cola, por exemplo, não lista os ativos de sua marca, que é indiscutivelmente um dos ativos mais valiosos que possui.

Efeito da rede social e engajamento do usuário

Se a pandemia nos ensinou algo, foi o poder dos efeitos da rede social e seu engajamento. Para comprar um lanche basta procurar uma empresa no Instagram.

Os efeitos das redes sociais são conhecidos por serem um fenômeno em que ao adicionar um usuário a uma rede aumenta o valor. Assim, o efeito de rede pode ajudar a construir uma forte barreira de entrada para outros negócios nas mídias sociais, por serem extremamente competitivos.

Por isso, o Facebook comprou o Instagram. Se, você observar a lucratividade e o crescimento das vendas do Facebook, tudo isso é devido à aderência do efeito das redes sociais.

Economias de Escala e Produtor de Baixo Custo

À medida que uma empresa cresce em tamanho, ela ganha poder de barganha com os fornecedores. E, pode distribuir os custos fixos por um grande número de bens ou serviços.

Assim, essas reduções de custos são frequentemente chamadas de economias de escala. Com isso, permite que as empresas entreguem seus bens e serviços a um preço mais baixo.

Tecnologia proprietária e patentes

As empresas que possuem tecnologias proprietárias e patentes desfrutam de uma enorme vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Assim, um registro de patente, com poder de marca registrada, não está incluso no balanço patrimonial da empresa e não é considerado para fins contábeis. O poder das patentes está geralmente oculto.

Uma curiosidade interessante sobre patentes, a líder mundial em patentes nos Estados Unidos é a IBM, seguida pela Samsung.

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Pontos finais

Investidores de longo prazo devem estar sempre à procura de grandes negócios a preços justos. Mas, lembre-se de que a concorrência geralmente funciona contra os acionistas e acaba com o milagre no longo prazo. Assim, um estoque de boa qualidade deve ter um fosso largo. Ou, de preferência, uma combinação das características descritas acima.

Por isso, citamos muitos exemplos de vantagem competitiva. Primordialmente, compreender as fontes de vantagem competitiva é fundamental para identificar empresas com fosso largo.

Dessa forma, após compreender os benefícios e as fontes, você pode identificá-los em qualquer empresa que possui e que gostaria de ter. Assim, essa compreensão também o ajudará a monitorar o desempenho de sua empresa a longo prazo e perceber quando os benefícios podem diminuir.

Agradecemos a leitura deste post e esperamos que você encontre algo de valor para agregar à sua jornada de investimento.

Se precisar de mais ajuda, não hesite em nos contatar.

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José Junior

Graduando em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, sou apaixonado por Economia, Empreendedorismo, Marketing e Café. A economia deve ser simples sem ser simplista, além de necessária para todos, por isso idealizei o Boletim Econômico. Acredito que há um movimento centrípeto de que todas as áreas convergem para Economia, pois de gênio e louco todo mundo tem um pouco.


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