6 mitos sobre investimentos que você precisa parar de acreditar



Engana-se quem pensa que vida de investidor é fácil! Trata-se de um mercado no qual é necessário ter perspicácia, determinação, ousadia e, ao mesmo tempo, pés no chão. Entretanto, com algumas estratégias e muita dedicação, é possível alcançar grandes lucros. Para isso, entretanto, é preciso deixar de acreditar em alguns mitos sobre investimentos.

Trata-se de uma espécie de crença popular moderna, que funciona como uma forma de desencorajar o aspirante a investidor ou pregar que investir é algo errado, afinal, o dinheiro ganho por esse meio não vem “do suor do seu trabalho”.

Porém, para ser bem-sucedido no mercado financeiro, é preciso aprender a investir e acreditar que está optando por uma forma honesta e inteligente de fazer o seu dinheiro render. Para ajudá-lo a começar a mudar sua mentalidade sobre investimentos, dedicamos este post a desmistificar alguns conceitos sobre o assunto. Boa leitura!

1. Em pouco tempo vou ficar rico investindo

Embora se trate de uma forma rentável de empregar o seu dinheiro, você não vai ficar rico da noite para o dia. Investimento exige paciência e disciplina: você vai construindo o seu patrimônio passo a passo, dia após dia. À medida que vai adentrando o mercado financeiro, vai adquirindo alguns macetes e aprendendo novas formas de investir.

Para quem é iniciante, esperar que daqui a um ou dois anos estará rico, com vários apartamentos, sítio, trará grandes frustrações. Não existe mágica em investimentos. O que você deve fazer é pesquisar sobre o mercado visando tomar as melhores decisões possíveis.

2. Caderneta de poupança é o investimento mais seguro

Talvez você tenha ouvido do seu avô que a caderneta de poupança é a forma mais segura de investir o seu dinheiro. Pode até ser que era, há alguns anos. Além disso, você já parou para pensar nos rendimentos? As taxas costumam ser bem baixas.

Ainda que você deixe seu dinheiro lá por muitos anos, com novas aplicações mensais, pode ser que não consiga conquistar nem o seu mais simples objetivo. Muitas pessoas, ainda assim, optam por esse investimento devido à suposta segurança que ele transmite, pois, teoricamente, não existe a possibilidade de perder o dinheiro que se aplica na poupança.

No entanto, até mesmo quanto a isso há controvérsias: não seria a segurança questionável, visto o que ocorreu no governo Collor? Afinal, ele prometeu melhorias na poupança em campanha eleitoral e confiscou o dinheiro do povo quando foi eleito.

3. Imóvel é uma opção rentável e confiável

Está aí mais uma crença do tempo dos nossos avós. Hoje em dia, os imóveis podem não atingir uma grande valorização, mesmo após muitos anos. Ainda, investir em imóveis imobiliza também o seu patrimônio. Em uma situação de emergência, vendê-lo para conseguir dinheiro pode não ser tão simples assim, e você terá um grande problema para resolver.

É claro que a ideia de comprar diversos imóveis e mantê-los alugados parece inteligente, mas é preciso pensar se essa possibilidade realmente funcionaria na prática. Nem sempre é tão fácil manter um imóvel alugado e, ainda que assim o seja, você precisará realizar manutenções que podem gerar altos custos.

4. Só se investe com muito dinheiro

Muitas pessoas querem começar a investir, mas acreditam que não têm dinheiro suficiente para isso. Entretanto, existem hoje investimentos que não demandam um capital muito alto para começar. O tesouro direto é um bom exemplo disso.

Também há ações com preços mais acessíveis. É claro que quem tem mais dinheiro pode ter acesso a investimentos diferenciados, mas nada impede você de começar com pouco e ir evoluindo de forma gradativa.

É importante entender os investimentos como algo pessoal. Cada pessoa investe de acordo com o seu perfil e com o capital que tem disponível para isso. Não é o fato de ter começado “por baixo” que vai impedir você de obter sucesso. Não é o primeiro valor investido que vai determinar seus resultados a longo prazo.

5. É preciso ser expert em mercado financeiro para investir

Disseram para você que investimentos são arriscados demais e que é preciso entender sobre mercado financeiro para fazê-los. Ok. Com isso, você simplesmente desistiu de começar. Afinal, você que ainda não entende nada do assunto se sente incapaz de se tornar um expert.

Entenda que muitas pessoas se sentem desencorajadas por essa questão que, na verdade, acaba criando um círculo vicioso. Você não investe porque não entende de mercado financeiro e não aprende sobre o mercado porque não busca informações para começar os investimentos.

Cabe a você quebrar esse ciclo e começar a se informar mais sobre as possibilidades disponíveis. A medida que vai adentrando esse mercado, você perceberá que não se trata de nenhum “bicho de sete cabeças”.

Além disso, você pode contar com a ajuda de especialistas do mercado financeiro, e o melhor, de forma 100% gratuita!

6. Investir em títulos de renda fixa é totalmente seguro

É normal que você, que está iniciando a sua vida de investidor, não queira correr muitos riscos. Entretanto, é importante ter em mente que não existe investimento totalmente sem riscos. Até mesmo os títulos de renda fixa não são totalmente seguros. Eles estão sujeitos às variações de mercado, crédito e liquidez.

Nem todo investimento desse modelo está atrelado ao Fundo Garantidor de Crédito e pode ser que o emissor do título não consiga devolver para você o valor com os juros. É por isso que é muito importante analisar o rating da empresa emissora do título. Portanto, existe risco sim! E você precisa conhecê-lo e avaliá-lo.

Além desses, existem muitos outros mitos sobre investimentos que podem estar impedindo você de acessar o mercado de ações. Tudo o que você precisa é buscar informações em fontes seguras e confiáveis sobre as opções existentes para você e agir de acordo com a sua realidade.

Já investe seu dinheiro de alguma forma? Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário abaixo!


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: