fbpx Onde investir 1 milhão de Reais? - WeInvest

Onde investir 1 milhão de Reais?



Alcançar o primeiro milhão é o sonho e a meta da maioria dos investidores. No entanto, o esforço para acumular esse dinheiro não é suficiente. Para que o patrimônio continue crescendo, saber investir 1 milhão é muito importante.

Assim, pessoas que têm muito capital disponível para investir reconhecem a importância de investir. E, sabem que seu patrimônio pode render mais, mas muitas vezes não sabem por onde começar.

Para você ter uma ideia em 2016, o Brasil tinha uma taxa de juros de 14% ao ano. Ou seja, se você investisse R $ 1 milhão em um CDB ou título do governo que pagasse 100% do CDI ou 100% da taxa Selic. Assim, você obteria R $ 140 mil ao ano. praticamente R $ 12.000 por mês.

Contudo, hoje a rentabilidade caiu para cerca de R $ 6.000 por mês em média.

Essa redução de rentabilidade levanta grandes dúvidas entre os grandes investidores. Para te ajudar criamos esse post afim de te dar um norte de por onde começar. Lembre-se é importante que um profissional de investimentos de auxilie na sua jornada.

Por onde começar a investir um milhão

Quem busca novas formas de investir no mercado nesta crise pandêmica precisa considerar dois pilares antes de tomar qualquer decisão:

Perfil do Investidor;
Cenário Econômico.

Perfil do investidor

Você precisa saber o quanto antes o seu perfil de investidor, para isso basta clicar aqui.

Para compreender o seu perfil de investidor significa, basicamente, perceber suas características pessoais.

Este questionário mostra como você reagiria se visse flutuações no mercado financeiro cair. Se você vai entender que esse é um movimento normal do mercado ou vai se desesperar e vender tudo?

Assim, outras questões também indicarão sua experiência anterior com investimentos.

Por exemplo, se você investiu apenas em poupança bancária e CDB, não está muito familiarizado com produtos sofisticados do mercado financeiro. Ou, já é um investidor avançado que está familiarizado com ações e derivativos, fundos imobiliários, fundos multimercado determinar quão corajoso você será com seus investimentos a qualquer momento.

Tudo isso faz parte da análise.

Mas, a segunda parte é entender o cenário econômico vivido e as oportunidades que existem no mundo dos investimentos de hoje.

Cenário Econômico

O ambiente econômico e a forma como os brasileiros investem mudaram abruptamente.

Entre 2011 e 2018, o número de investidores pessoa física que esteve na Bolsa praticamente estagnou com cerca de 500 mil investidores. E, nos últimos dois anos houve uma curva exponencial e em 2020 o número de investidores em nossa bolsa B3 ultrapassará 2,5 milhões.

Por trás desse número não está apenas o fato de os brasileiros estarem melhorando a educação financeira, mas também a queda da taxa de juros (Selic), que agora está em 2,25% ao ano.

Este cenário mostra por que tantas pessoas estão sentindo-se incomodadas com o investimento atual e por isso tantos novos CPFs e investidores institucionais, como fundos de pensão, estão começando a investir no mercado de ações.

Então, finalmente, combinar características pessoais e compreensão das perspectivas do mercado é ideal para colocar em uma estratégia de investimento. É necessário desenvolver uma estratégia dinâmica. Pois, os movimentos do mercado são comparáveis ​​a uma força da natureza como o mar.

No entanto, há momentos de calmaria em que o mercado apresenta poucas oscilações e tendências de crescimento. E, momentos de tormenta em que o mercado está em grande turbulência, como foi o caso da crise recente.

Logo, os investidores precisam saber a melhor forma de operar em cada um desses momentos. seja em repouso ou em uma tempestade.

Tipos de Investimentos para Investir 1 milhão

É possível abrir todas as possibilidades das classes de ativos para o investimento de forma simplificada e dividi-las em três grandes categorias:

  • Renda fixa
  • Diversificação
  • Renda Variável

Assim, Renda Fixa é a defesa mais conservadora do time. E, na outra ponta a Renda variável.

No mundo dos investimentos, falar sobre risco não é necessariamente ruim. Pois, se trata de volatilidade, oscilação.

Dessa maneira, o primeiro ponto a ter em mente ao definir a estratégia de investimento é a quantidade de liquidez de que você precisa.

Uma regra para finanças pessoais é ter pelo menos seis vezes suas despesas mensais como uma reserva de emergência.

Se, as suas despesas mensais são de R$ 20.000, deve ter R $ 120.000 como margem de segurança, como reserva de emergência.

Pois, após criar um portfólio de investimentos, ele não permanecerá o mesmo por vários motivos:

  • Haverá muitas coisas novas a caminho, o mercado cairá e aumentará, o investidor viverá momentos de incerteza e euforia.
  • Tomar decisões ao longo do caminho é muito mais difícil do que definir a estratégia inicial.
  • Tenha uma estratégia dinâmica bem definida.

Onde Investir R$ 1 Milhão?

O mercado e um mar que não pode ser controlado. Que o investidor sabe onde quer chegar. Mas, vai passar por calmaria e turbulência para chegar lá.

Logo, você precisa construir um barco balanceado. Que inclua alguns investimentos de diversificação.

Tenha a coragem de investir um pouco mais em um momento ruim e pensar no longo prazo. Pois, é preciso controle na euforia de um momento muito bom e até venda alguns ativos para manter uma estratégia equilibrada.

Esta alocação é o que torna o sucesso ao longo do tempo.

Veja mais


José Junior

Graduando em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, sou apaixonado por Economia, Empreendedorismo, Marketing e Café. A economia deve ser simples sem ser simplista, além de necessária para todos, por isso idealizei o Boletim Econômico. Acredito que há um movimento centrípeto de que todas as áreas convergem para Economia, pois de gênio e louco todo mundo tem um pouco.


Posts populares: