Conheça os principais investimentos de longo prazo para você investir!



Sabe quais são os melhores investimentos de longo prazo? Existem diversas opções dessas aplicações no mercado financeiro, e nem sempre é fácil escolhê-las. Os ativos de longo prazo são muito importantes para a sua carteira, uma vez que tendem a apresentar maiores rentabilidades.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Neste artigo, vamos explicar em mais detalhes o que são os investimentos de longo prazo, a importância de tê-los na carteira de investimento, as principais opções e por que vale a pena tomar decisões baseadas em objetivos. Continue e tire suas dúvidas!

O que são os investimentos de longo prazo?

A definição de investimento de longo prazo pode variar um pouco, mas sabe-se, de modo geral, que se trata de um ativo com duração de mais de 5 anos e com maiores chances de o investidor obter uma boa rentabilidade devido ao efeito dos juros compostos, ou seja, os juros sobre os juros.

Quanto maior é o tempo que você guardar o investimento, maiores são as rentabilidades, pois as aplicações rendem também sobre o regime de juros.

Quem investe pensando em prazos maiores está pensando em seu futuro. Dessa maneira, o objetivo inicial de uma aplicação de longo prazo pode ser conquistar, manter, aumentar ou proteger o patrimônio.

Essa ideia também é válida para quem não quer depender exclusivamente do INSS, para quem procura fazer uma reserva com a intenção de pagar a faculdade dos filhos, entre outros casos.

Por que contar com esses ativos?

As aplicações de longo prazo são fundamentais na composição da carteira de investimentos por diversos motivos. Como destacamos acima, quem investe em prazos maiores está pensando em garantir um futuro mais tranquilo e próspero.

Além disso, que investe em prazos maiores costuma conseguir realizar sonhos que dependem de um bom planejamento financeiro, como fazer uma viagem internacional, pagar a faculdade dos filhos e comprar uma casa própria.

A maior parte dos brasileiros precisa trabalhar bastante, ter um bom planejamento e controle financeiro para pagar todas as contas e reservar parte do salário para investir nesses sonhos.

Trata-se um esforço que exige paciência e muita disciplina. O processo pode ser um pouco trabalhoso, e muitos desistem no meio do caminho. No entanto, quando os objetivos são alcançados, a sensação de conquista se mostra bem gratificante.

Quais são os melhores investimentos de longo prazo?

Existem diversas aplicações destinadas aos objetivos de prazos, e cada uma apresenta características distintas. Por esse motivo, é muito importante conhecer as características dos ativos e fazer uma boa escolha.

Nessa busca por informações, é comum se perguntar quais são os principais investimentos alinhados ao investidor que quer fazer aplicações de longo prazo. Entre as alternativas mais relevantes, estão os Tesouro Direto, a previdência privada e as ações. Abordaremos cada uma em mais detalhes a seguir. Continue e entenda melhor!

Tesouro Direto 

O Tesouro Direto tem sido uma aplicação cada vez mais procurada por quem deseja ir além da caderneta de poupança. O Tesouro proporciona uma rentabilidade mais alta em relação à poupança, sem colocar os investimentos em alto risco.

Também há a facilidade de investir, pois todo o processo pode ser feito por meio da internet. São necessários apenas 30 reais para começar a investir, e existem diversos títulos públicos no mercado. Quem investe no Tesouro empresta dinheiro ao governo e, com o final do prazo de investimento, recebe o valor emprestado mais os juros acordados.

O principal título recomendado para quem investe pensando a longo prazo é o Tesouro IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do Brasil. Esse ativo rende sempre um percentual acima do índice; por isso, a pessoa vai acumulando patrimônio com o passar do tempo.

Previdência privada

Muitos indivíduos buscam as opções de previdência privada com a intenção de não depender somente do INSS. A previdência é conhecida como aposentadoria particular, pois não apresenta ligação com o INSS.

Nesse tipo de aplicação, você faz depósitos frequentes de um valor específico para resgatar com os juros após o prazo combinado. Esses planos costumam ser oferecidos por diversas instituições financeiras.

Vale destacar que existem dois tipos de planos: PGBL e VGBL. O primeiro é conhecido como Plano Gerador de Benefícios Livres e é recomendado a contribuintes que fazem o modelo completo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Isso porque eles têm o benefício de abater na declaração do tributo até 12% da renda bruta anual. 

O segundo tipo, Vida Gerador de Benefícios Livres, é considerado como seguro de vida, pois, em caso de morte ou invalidez do beneficiário, os dependentes passam a ter o direito ao valor acumulado. Essa modalidade previdenciária também é mais adequada às pessoas que realizam o modelo simplificado de declaração do IRPF.

Ações

Sabia que as ações na bolsa de valores também podem ser usadas como investimentos de longo prazo? Isso se dá por meio das empresas que proporcionam dividendos aos investidores, ou seja, a parte dos lucros da empresa que são distribuídos aos acionistas.

Quanto maior o tempo em que você permanecer com o ativo, maiores serão as probabilidades de receber dividendos e, consequentemente, o seu patrimônio tende a aumentar.

Qual é a importância de tomar decisões baseadas em objetivos financeiros?

O investidor que tem decisões baseadas em objetivos financeiros escolhe as aplicações que melhor se enquadram em seu perfil e tem maiores chances de realizar seus sonhos com o dinheiro.

Para ajudar quem está nessa trajetória, a We Invest conta com profissionais experientes, especializados no mercado financeiro e prontos para ajudá-lo nessa escolha. Nossa plataforma digital deixar os investidores por dentro das melhores opções de investimento e das novidades da área.

Neste artigo, vimos que há diversos investimentos de longo prazo no mercado financeiro. Por isso, é muito importante conhecer as características de cada um. Assim, você faz boas escolhas e consegue alcançar seus objetivos.

Gostou das dicas sobre como escolher investimentos de longo prazo? Deixe o seu comentário! Será um prazer ler o seu feedback sobre esse tema!


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: