fbpx Investimento sustentável: entenda o conceito de ESG

Entenda como o investimento sustentável está se tornando uma tendência

investimento sustentável

Cada vez mais as empresas ESG aparecem na mídia. O ESG é visto como o futuro do mercado, haja vista suas preocupações com sustentabilidade.

Muito se fala sobre esta tendência de mercado e algumas empresas já vêm adotando práticas ESG. No entanto, você sabe do que se trata um investimento sustentável?

E como saber se a empresa que você investe está, de fato, preocupada com a questão da sustentabilidade? Nós te mostramos. Acompanhe a leitura! 

O que seria uma empresa ESG?

ESG é uma sigla que significa environmental, social and governance, em tradução livre, significa Governança Ambiental, Social e Corporativa. Neste sentido, uma empresa ESG tem uma preocupação com certos critérios de sustentabilidade, enquanto há uma demanda crescente por parte dos investidores por empresas que tenham uma governança preocupada com seu impacto social e ambiental.

Nesse sentido, a questão da governança corporativa responsável e sustentável tomou espaço primeiramente em países desenvolvidos, especialmente França e Alemanha, que têm uma forte posição internacional na questão da sustentabilidade ambiental. Posteriormente, também em países em fase de desenvolvimento. 

Em suma, o conceito ESG nasce de uma série de questionamentos da sociedade civil quanto à postura dos governantes e empresas em relação, primeiramente, aos impactos ambientais. Questões como reciclagem, desmatamento, geração de energia limpa e poluição vêm chamando mais e mais atenção, motivo pelo qual haverá uma crescente preocupação com a governança das empresas no âmbito econômico, social e ambiental.

Neste sentido, o ESG foi criado como uma métrica para avaliar a governança corporativa frente a estes três pilares. 

Quais são os tipos de investimento sustentável?

A B3 se preocupou em criar um índice de empresas sustentáveis (O ISE B3), de modo a atender às demandas dos investidores. 

Algumas das grandes empresas da bolsa que são parte do ISE: 

  • Weg (WEGE3)
  • BTG Pactual (BPAC11)
  • AES Tietê (TIET11; TIET3; TIET4)
  • Eletrobrás (ELET3; ELET6)
  • Itaúsa (ITSA4)
  • AES Tietê (TIET11)
  • Petrobrás (PETR3; PETR4)

Além disso, o índice também conta com algumas small caps como Fleury e Minerva. Desta forma, existe uma diversificação entre grandes e pequenas empresas, o que ajuda no desempenho da carteira do índice. Assim, segundo a Valor Investe, o índice ESG chegou a ter uma performance melhor e menos volátil que o Ibovespa (BOVA11). Enquanto o Ibovespa teve uma valorização de 245,06%, o ISE B3 teve uma valorização de 294,73%.

Outro índice negociado na B3 é o índice Carbono Eficiente (ticker ECOO11), cujas empresas que fazem parte do índice adotam uma governança corporativa com políticas transparentes quanto à emissão de gases (GEE). 

Outra opção interessante são fundos de investimento ESG. Assim, para melhor auxílio, sugerimos contatar um especialista ou um profissional que te assessore para indicar um fundo que esteja bem relacionado com seu perfil de investidor e também com suas metas financeiras.

Além dos fundos e do índice, bem como o stock picking de empresas sustentáveis, as green bonds, ou debêntures ESG, também são uma maneira de se investir em empresas sustentáveis na renda fixa.

Como posso escolher um bom investimento ESG?

Para fazer uma boa escolha de investimento sustentável, o investidor deve preocupar-se com os três pilares fundamentais: meio ambiente, âmbito social e governança corporativa. 

Para estar alinhada com a questão ambiental, uma empresa deve buscar usar energia limpa, estar atenta às questões de mudança climática e poluição, além de reciclagem e descarte adequado de lixo.

No que tange às questões sociais, uma empresa ESG se preocupa com a representatividade dentro do seu quadro de funcionários (questões de gênero e cor, por exemplo), além de políticas e práticas alinhadas com a legislação trabalhista.

Além disso, a questão da governança corporativa está relacionada com a cultura da empresa. Ademais, uma empresa que tenha valores éticos, tenha responsabilidade social e não esteja envolvida em atividades ilícitas, por exemplo, é uma empresa alinhada com o conceito ESG.

Então, gostou do nosso conteúdo? Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber no seu email, todos os dias, as melhores notícias sobre mercado financeiro!


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: