fbpx Investimento para aposentadoria: conheça as possibilidades

Qual o melhor investimento para sua aposentadoria?

investimento para aposentadoria

Todo investidor deve ter uma mentalidade de longo prazo e se preocupar com sua independência financeira. Por isso, uma das questões a serem consideradas para um bom planejamento financeiro pessoal é o momento de sua aposentadoria. Muitas pessoas, no entanto, não consideram investir em previdência privada. Por isto, nós listamos para o investidor alguns modelos de investimento de longo prazo, salvo o fundo de previdência, para sua aposentadoria:

Como começo a pensar em investir para minha aposentadoria?

O pensamento de longo prazo e a aposentadoria são duas coisas que inevitavelmente andam juntas. Por isso, primeiramente, nós recomendamos que você faça um planejamento financeiro pessoal, com todas as suas fontes de renda e despesas. É necessário também estabelecer a porcentagem da sua renda total que será aportada. 

Depois disso, recomendamos também que você saiba qual o seu perfil de investidor e adote uma estratégia e uma distribuição de carteira que seja compatível com o mesmo. 

Em seguida, abra uma conta numa corretora, considerando os custos, corretagem, os produtos e benefícios. 

A partir de então, é preciso começar a pensar como distribuir uma carteira de aposentadoria (independente de ter fundos de previdência ou não) que vão te trazer segurança e liberdade financeira. 

Investimento para aposentadoria: investidor conservador

O investidor conservador é aquele que está disposto a abdicar de uma rentabilidade maior desde que invista com total segurança. Para ele, o ideal seria produtos de renda fixa, como crédito privado e tesouro direto.

No entanto, para conseguir a segurança e estar protegido da inflação, um bom investimento para o investidor conservador é o Tesouro IPCA+

Para aumentar a rentabilidade, outra opção interessante e segura na renda fixa é o crédito privado. Sejam CDBs, LCIs ou LCAs, os títulos de crédito privado podem te oferecer bons retornos com uma segurança muito maior que a renda variável.

Investimento para aposentadoria: investidor moderado

O investidor moderado é aquele disposto a tomar determinado risco, desde que bem calculado. Este investidor geralmente mescla seus ativos entre renda fixa e variável, buscando uma boa diversificação. Por isso, um dos ativos seguros para a aposentadoria de médio prazo pode ser, por exemplo, o índice S&P500 dos EUA. Abaixo, temos um gráfico com o desempenho do índice nos últimos anos:

s&p500 10 anos

s&p500 10 anos

Outro tipo de investimento interessante para a aposentadoria do investidor moderado são os fundos de investimentos imobiliários. Através deles, pode-se obter bons dividendos, com a possibilidade de reinvesti-los, de forma a receber um retorno reservado para a aposentadoria. Para escolher fundos imobiliários, recomendamos fazer uma boa análise dos relatórios e da lâmina dos fundos. Além disso, o dividend yield e o cap rate podem ser de grande ajuda para escolher um bom fundo de investimentos imobiliários.

Investimento para aposentadoria: investidor agressivo

Para o investidor agressivo, a renda variável definitivamente é o que possibilita maiores retornos. Como se trata de um capital destinado ao longo prazo, é interessante fazer hedge com as grandes empresas do mercado (as chamadas blue chips), como os bancos comerciais (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander). 

Ações são a palavra de ordem para o investidor arrojado. No entanto, visando a diversificação internacional, é recomendável ter alguma posição em BDRs. Desta forma, é possível dolarizar o patrimônio e estar menos exposto a riscos legislativos ou políticos do Brasil. ETFs como BOVA11 e SMAL11 também podem ser opções interessantes para a diversificação da carteira. 

Ainda para o investidor agressivo, indica-se alguma posição em dólar e ouro para se beneficiar de um cenário em que o Brasil não tenha grande crescimento econômico. 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com nosso time de especialistas, para que possamos auxiliá-lo com mais informações!


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: