fbpx Fundo exclusivo: tudo que você precisa saber sobre!

Fundo exclusivo: tudo que você precisa saber sobre!



Se você é leitor assíduo da WeInvest, provavelmente já conhece a maioria dos tipos de fundos de investimentos, para qual perfil de investidor são adequados e também quais produtos financeiros envolvem. Porém, existe uma outra modalidade de fundo que funciona inclusive como uma estratégia de blindagem patrimonial e planejamento sucessório: o fundo exclusivo. Fizemos este post para explicar como funciona esse tipo de fundo e se ele é adequado para o seu patrimônio!

O que é um fundo exclusivo?

Um fundo exclusivo é uma categoria de fundo de investimento em que se tem, normalmente, um único cotista. Desta forma, o gestor do fundo fica responsável pela administração e alocação do patrimônio, de acordo com o perfil do cotista, a fim de manter ou mesmo maximizar o patrimônio deste cotista. Por ser um fundo que tem um único cotista, é viável apenas para investidores private com patrimônio acumulado acima de R$15 milhões.

Quais são as vantagens de se ter um fundo exclusivo?

Um fundo exclusivo é vantajoso porque é flexível e adaptável às necessidades e ao perfil do cotista.

Além disso, é um bom recurso de blindagem patrimonial, tendo em vista que facilita imbróglios e não passa pelo inventário.

Por fim, por contar com uma ajuda profissional, o gestor opera para a otimização do seu fundo, tendo uma otimização da alocação do seu patrimônio.

Quais são as desvantagens?

Além do alto valor inicial para se ter um fundo exclusivo, também tem um alto custo anual de manutenção. Além da taxa de administração e do imposto come-cotas, o fundo conta também com um custo médio anual de R$50.000,00. 

Outras opções podem ser mais vantajosas, inclusive, se você tem um patrimônio que não é tão líquido, com grande alocação em imóveis, por exemplo, ou se seu patrimônio está investido em sociedades.

No fim, compensa ter um fundo exclusivo?

Tudo depende do seu perfil de investidor, da sua estrutura familiar, de como você planeja fazer o planejamento sucessório e como será executada essa herança, levando em conta a otimização tributária e as características do seu patrimônio (como a extensão e a própria liquidez).

Um fundo exclusivo é uma opção interessante para aqueles que têm um patrimônio já bem consolidado e com alguma liquidez, em especial aqueles que são investidores com um perfil mais arrojado. 

 

Gostou? Clique aqui e veja outros conteúdos sobre planejamento sucessório que preparamos para você.


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: