Dovish e Hawkish: entenda o que significam estes termos econômicos



Existe, no meio macroeconômico, uma série de termos que a maioria das pessoas nunca ouviu falar. Dois exemplos disso são as expressões dovish e hawkish. Elas dizem respeito a políticas monetárias adotadas nas economias e, apesar de pouco conhecidas influenciam diretamente a vida de todos. É por isso que mesmo esse sendo um assunto que parece distante e algo que apenas especialistas precisam entender, é muito importante que todos saibam o significado desses termos e saibam quais efeitos eles podem causar na economia e na vida de cada indivíduo.

COMO APLICAR UMA POLÍTICA ECONÔMICA?

Política econômica é um conjunto de ações tomadas pelo governo para atingir determinados objetivos na situação econômica do país e cumprir propósitos sociais. Um governo pode formular suas medidas econômicas em três frentes:

  • Política fiscal: busca manter o equilíbrio entre receitas (arrecadações) e gastos públicos;
  • Política monetária: emprega a taxa de juros para influenciar a oferta de moeda e influência a inflação através do Banco Central,
  • Incentivo à cadeia produtiva: utiliza uma série de subsídios e desonerações, também pode ser chamada de “política dos campeões nacionais”.

Nesse texto daremos mais enfoque a política econômica monetária. Você verá agora duas condutas de políticas econômicas, bastante utilizadas, principalmente no mercado norte americano, dovish e hawkish.

O QUE É DOVISH E HAWKISH?

Quando uma economia está muito aquecida e apresentando altas taxas de crescimento isso gera redução na taxa de desemprego, mas, ao mesmo tempo, pode fazer com que a inflação aumente.

Isso porque com a maior parte da população empregada a demanda por bens e serviços cresce, logo, os preços aumentam. Como uma forma de controlar a inflação os Bancos Centrais podem aumentar as taxas de juros, tornando o crédito mais caro, o que tende a reduzir o consumo. No entanto, quando isso acontece, a atividade econômica desacelera e pode gerar um aumento na taxa de desemprego.

Podemos ver que a decisão de qual política econômica realizar não é algo simples e para identificar qual está sendo adotada em determinada economia usamos basicamente dois termos, “hawkish” e “dovish”. Essas condutas são usadas pelos formuladores de política econômica de um país — como os membros do Comitê de Política Monetária, presidente do Banco Central e outros.

Hawkish ou hawk, que significa falcão em português, é usado para designar uma política considerada mais contracionista.

Um governo hawkish é aquele que ele busca manter as taxas de inflação controladas. Essa é uma política que não teme em subir as taxas de juros e sacrificar o crescimento e o emprego para controlar a alta dos preços.

Já o termo dove, pombo em português, se refere a uma postura mais expansionista. Nesse tipo de política tolera-se uma inflação mais alta para conseguir manter os juros baixos e, com isso, estimular o crescimento e o emprego.

Logo, uma conduta dovish reduz os juros com o objetivo de aumentar o emprego enquanto hawkish aumenta os juros para controlar a inflação.

COMO ESSAS POLÍTICAS AFETAM O MERCADO?

A política monetária Dovish implicará em taxas de juros mais baixas e a um possível enfraquecimento da moeda do país.

Isso porque, com juros baixos alguns investidores estrangeiros podem retirar suas aplicações do país por passarem a considerá-lo pouco atrativo. Assim, haverá uma saída de dólar da economia nacional e essa moeda se valorizará (e a moeda do país enfraquecerá).

Entretanto, caso a taxa de juros seja reduzida, mas siga muito maior que a taxa de juros de outros países, a redução não tende a afetar significativamente o valor da moeda do país.

A escolha da política econômica afeta diretamente a vida das pessoas, seja por meio dos preços dos produtos e serviços mais altos, por meio de uma moeda desvalorizada ou na forma de uma economia menos aquecida e, consequentemente, uma taxa de desemprego mais alta.

QUAL POLÍTICA ECONÔMICA É MELHOR?

Não há como dizer que a política adotada por determinado país está certa ou errada. Isso varia de acordo com os objetivos de cada economia.

Porém, para entender melhor quando cada uma das duas é aplicada, é preciso estar por dentro dos movimentos da equipe econômica do governo.

Para que você possa se manter informado sobre as novidades da economia e do mercado, e esteja sempre por dentro das melhores oportunidades de investimentos, se inscreva gratuitamente em nossa newsletter.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: