fbpx Você sabe o que é o conceito TRIP de planejamento financeiro? - WeInvest

Você sabe o que é o conceito TRIP de planejamento financeiro?

conceito TRIP

Quando falamos de Planejamento Financeiro é essencial pensarmos em alguns pilares que sustentam essa estratégia no curto, médio e longo prazo. Assim teremos minimizado os riscos desse planejamento ruir diante de algum risco que não temos pleno controle ou ação sobre. Neste post, a WeInvest te explica o conceito TRIP, para um bom planejamento financeiro.

O que compõe um bom planejamento financeiro?

Os 4 Pilares de uma boa e moderna educação financeira, devem levar em consideração alguns itens importantes, como por exemplo:

• Geração de Renda Contínua;
• Reserva Financeira;
• Investimentos;
• Proteção Financeira;

É destes pilares que surge o conceito TRIP de planejamento financeiro.

Discorrendo logo abaixo por todos esses pilares, temos a exata noção de como eles estão interligados e são mutuamente dependentes, para que o objetivo final de se Planejar Financeiramente ao longo da segunda idade, seja o caminho para uma tranquilidade financeira e almejada na terceira idade.

Portanto, temos a seguir esses pilares e suas principais funções e características.

 

1-TRABALHO:

Com o trabalho se constitui a renda mensal, a fonte de renda ativa e o padrão de vida familiar.
Este pilar remete à fonte geradora de renda, à ter um bom curriculum, à buscar por conhecimento como pós graduações e especializações, para que este pilar que trata da geração de renda, seja cada mais consolidado e minimize os riscos de algum imprevisto impactá-lo.

 

2-RESERVA FINANCEIRA:

Por segurança, uma reserva financeira emergencial para situações inesperadas, como desemprego ou para estruturar uma transição de carreira por ex, a abertura de um novo negócio.
Desta maneira, guardando um pouco de suas finanças mensais, é possível ter mais controle sobre a situação em caso de um impacto no pilar 1 (geração de renda), diante de algum fator externo ou interno. E neste caso, uma boa reserva financeira mínima, gira em torno de 6 meses do custo de vida mensal de uma família, podendo chegar até 12 meses, pois é neste período médio que se consegue recolocação no mercado de trabalho, ou se poderia estruturar a abertura de um novo negócio.

3-INVESTIMENTOS:

O sonho da maioria das pessoas!
Ter uma renda passiva que proporcione independência financeira. Geralmente voltados ao longo prazo, para manter renda coerente com o padrão de vida mesmo após a aposentadoria.
Esta diretriz tende a trazer independência financeira, ou seja, o rendimento do investimento consegue de maneira parcial ou total, suprir a necessidade de padrão de vida familiar mensal e trazem a sensação de liberdade financeira e enriquecimento. Uma forma de acúmulo de riqueza.

Pois bem…

Antigamente as pessoas achavam que se elas tivessem um bom TRABALHO, uma RESERVA financeira e INVESTIMENTOS, elas estariam bem planejadas.

Surgiu então a demanda pela necessidade de proteger o patrimônio que vinha sendo acumulado, e o padrão de vida da família, para que diante de algum risco, nada do que foi conquistado fosse delapidado antes da hora, ou atrasasse o plano de conquista de independência financeira.

Assim,

 

4-PROTEÇÃO: Proteção Financeira – Seguro

Quando se protege diretamente o provedor, a fonte de renda de uma família e indiretamente quem depende dele. Se estendendo à todos os grupos de risco – Ausência Precoce, Doenças Graves, Invalidez, Internação ou Afastamento.

A necessidade desta ferramenta de proteção, tem ficado cada vez evidente (principalmente pela pandemia do Covid-19), pois trouxe a tona o quão frágil somos, o quanto faz sentido proteger o seu padrão de vida e dos seus dependentes e o quanto a proteção do patrimônio que está sendo conquistado é importante para o futuro (3ª. Idade) que vem sendo desenhado e organizado, traga de fato tranquilidade e paz financeira durante o último terço da vida.

Caso contrário, corre-se o risco de utilizar o pilar financeiro errado, para o motivo errado e no momento errado, colocando em risco a conquista dessa liberdade financeira.

E você como tem se planejado? Tem olhado para todos esses pilares em sua vida financeira?

Se ficou alguma dúvida ou tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a Proteção que sua vida necessita, entre em contato conosco.


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: