Como saber a hora certa de comprar e vender ações

comprar e vender acoes

Com os cortes da taxa de juros, muitas pessoas migraram para a bolsa brasileira e consideraram começar a investir no mercado de ações. No entanto, é preciso saber quando é o momento certo para comprá-las e vendê-las para obter lucros.

Esta não é uma tarefa fácil.

Existe uma série de fatores a serem considerados e cada tipo de análise trará um resultado diferente. Por isso, a WeInvest selecionou algumas dicas para você aumentar seu patrimônio investindo na bolsa de valores, sabendo o melhor momento para comprar e vender ações.

PREÇO IMPORTA?

O preço da ação é crucial para saber o momento de compra, pois a diferença entre ele e o preço de venda é o que determinará a rentabilidade daquele papel.

Além da diferença entre o preço da compra e o preço da venda, a distribuição de dividendos (dividend yield) é um fator a ser considerado na hora da compra de determinado papel.

QUANDO DEVO COMPRAR AÇÕES?

É indicada a compra de ações quando o seu preço está abaixo do seu valor de mercado, ou em decorrência de alguma notícia que afete momentaneamente.

Um outro cenário que torna a compra de ações interessante é quando o mercado passa por uma instabilidade passageira. Foi o caso, por exemplo, no início da quarentena por conta da pandemia do coronavírus, em meados de março.

QUANDO DEVO VENDER MINHAS AÇÕES?

Muito se fala sobre o momento certo de comprar ações, mas não se encontra facilmente conteúdo sobre a hora certa de vendê-las.

Quando o valor da empresa diminui ao longo do tempo, seja pelo aumento da concorrência, seja por uma tributação no setor da empresa, é um bom momento para se desfazer daquele papel.

Além disso, quando a ação apresenta uma valorização na bolsa que não condiz com o crescimento da empresa, pode também ser um sinal de que aquele papel não vai maximizar lucros no futuro.

Se aparece na bolsa uma boa oportunidade de aumentar renda e falta dinheiro em caixa, uma alternativa é vender um papel que não pareça mais tão promissor, em detrimento desta ação que cuja valorização você acredita.

QUAIS SÃO AS DICAS QUE A WEINVEST DÁ PARA O INVESTIDOR EM BOLSA?

O pensamento de longo prazo é essencial para um bom investidor maximizar seus lucros e diminuir riscos. Não ficar ansioso com pequenas oscilações ao longo do dia ou da semana é essencial para saber comprar em baixa e vender em alta. A troca excessiva de papéis e ordens de compra e venda por dia é o que faz o investidor perder boa parte dos lucros em bolsa.

Além disso, é de suma importância acompanhar a divulgação dos balanços das empresas, bem como se atentar às notícias relativas ao setor daquela empresa e fazer constantemente uma avaliação da rentabilidade esperada.

Por fim, recomendamos estudar elementos de análise fundamentalista, o que facilita saber o melhor momento de comprar e vender uma ação.

Gostou? Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais e mandar para seus amigos investidores, para que eles saibam a hora certa de comprar e vender ações!


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: