fbpx Restituição do imposto de renda: saiba o que fazer com ela

Entenda o que fazer com a restituição do imposto de renda

restituição do imposto de renda

Existem duas coisas certas na vida: a morte e os impostos. Que você pode atingir sua independência financeira através dos investimentos, você já sabe. E nós também já ensinamos como apurar Imposto de Renda com estes investimentos. Mas você já sabe o que vai fazer com a restituição do seu IR?

O que é a restituição de Imposto de Renda?

É comum que as pessoas paguem mais Imposto de Renda do que o devido, pois alguns gastos que você tem ao longo do ano são restituídos pela Receita Federal.

Gastos relativos a educação, saúde, previdência privada, pagamento de pensões e a inclusão de dependentes são alguns dos casos em que você terá parte do imposto restituído.

Para saber se você vai receber a restituição, basta consultar no site da Receita Federal com seu CPF.

O que fazer com a restituição?

O melhor a se fazer, por ordem de preferência, é quitar possíveis passivos e dívidas que você possa ter com o dinheiro da restituição. Caso não tenha dívidas, aconselhamos que você direcione para a sua reserva de emergência, ou seja, aquela parte dos investimentos que precisa estar num ativo seguro e com alta liquidez.

Caso sua reserva de emergência já tenha um valor confortável, sugerimos que você considere outros ativos para investir e aumentar seu patrimônio.

Em quais ativos devo alocar minha restituição?

O ativo que você vai escolher depende, primeiramente, do seu perfil de risco.

Caso você tenha um perfil mais conservador, talvez seja interessante um Fundo DI, ou seja, um fundo de investimentos que mistura ativos de renda fixa públicos em sua maioria (95%) e alguns títulos privados de baixo risco.

Outra opção interessante é a previdência privada. Previdência privada funciona como os fundos de investimentos, pois também têm uma taxa de administração e mistura diversos ativos. O intuito desse ativo é, como o nome diz, um resgate de longo prazo.

Fundos de investimentos multimercados (ou FIM) são excelentes opções se você espera uma rentabilidade um pouco melhor. A analogia do condomínio sempre cabe para explicar: um gestor, especialista, administra aquele fundo que tem diversos ativos, de diferentes rentabilidades e riscos, a fim de atingir uma determinada rentabilidade anual e sob determinada taxa de administração.

Por fim, as ações são outra opção que podem aumentar exponencialmente seus retornos. Explicamos nesse post diferentes métodos de análise para escolher as ações de empresas que apresentam um crescimento sólido.

Gostou? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares que você sabe que vão gastar a restituição do imposto de renda para mostrá-los uma alternativa de longo prazo mais inteligente!


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: