Antes de falarmos as maneiras de fazer seu dinheiro render, vamos definir a renda. De forma geral, é todo o fluxo de caixa gerado por um ativo sem que tenhamos que vender ou reduzir nossa participação naquele ativo.
Portanto, se recebêssemos um aluguel, isso contaria como renda. Em outras palavras, houve um fluxo positivo para o proprietário do imóvel e ele continua sendo o proprietário daquele ativo.
Logo, se tivermos uma ação e vendermos para complementar nossos lucros, isso não conta como Renda. Assim, seria no máximo uma renda falsa. Pois, era preciso desfazer-se do ativo.
Dessa forma, vamos descobrir as maneiras de fazer seu dinheiro render. Do mais conservador ao mais agressivo e complexo, temos:
Quando investimos em produtos de renda fixa, estamos emprestando dinheiro a alguém. Logo, esse alguém nos devolve o dinheiro acrescido de juros.
Se, investirmos em uma letra de câmbio, por exemplo, financiamos as financeiras. Quando investimos em debêntures, estamos financiando empresas privadas. Quando finalmente investimos em CDB, financiamos instituições financeiras.
Em títulos públicos, financiamos o Estado.
Um fundo imobiliário (FII) é uma classe de fundos de investimento em que os investidores aportam seus ativos no mercado imobiliário.
Dessa forma, o dinheiro é usado para construir ou comprar imóveis que posteriormente são alugados.
Assim, os lucros obtidos no aluguel são divididos entre os participantes na proporção do investimento
Uma diferença deste fundo de investimento em particular é a negociação pública. Logo, você pode comprar uma cota da mesma forma que compra uma ação.
O mercado de ações é outra forma de render seu dinheiro. Assim, ações são pequenas partes de uma empresa e determinam sua participação.
Dessa forma, as ações são para uma empresa o que as cotas são para um fundo imobiliário. Em resumo, existem duas maneiras de obter o dinheiro de volta.
A primeira forma é obter lucro (dividendos ou juros sobre capital próprio). Portanto, sempre que esse ativo dá lucro, parte desse lucro é reinvestido na própria empresa. Outra parte é dividida entre os acionistas de acordo com suas participações.
A segunda maneira de gerar renda com ações é alugá-la.
Existe um tipo de transação no mercado de ações chamada venda a descoberto (short sell). Na qual, o especulador espera a queda de uma determinada ação. Então, ele aluga os papéis de alguém, vende-os e, se tudo correr bem, compra-os mais barato. Em outras palavras, o lucro é a diferença entre vender e comprar de volta (o que era mais barato).
Assim, chegamos ao fim deste post. Se você tem dúvida de qual a melhor maneira de aplicar seu capital entre em contato com nosso assessor financeiro gratuitamente.
Graduando em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, sou apaixonado por Economia, Empreendedorismo, Marketing e Café. A economia deve ser simples sem ser simplista, além de necessária para todos, por isso idealizei o Boletim Econômico. Acredito que há um movimento centrípeto de que todas as áreas convergem para Economia, pois de gênio e louco todo mundo tem um pouco.