fbpx Como investir em títulos públicos sem pagar taxas? - WeInvest

Como investir em títulos públicos sem pagar taxas?



Investir no Tesouro Direto através de uma corretora é complicado?  Preciso pagar taxas elevadas para isso? NÃO! Isso é o que muitas pessoas pensam, é o que grandes bancos querem que as pessoas pensem. Continue comigo que vou te mostrar que não é bem assim. Na verdade, criar uma conta em uma corretora é bem simples e você não tem que pagar por isso. Neste texto vou te mostrar os benefícios que as corretoras e os assessores de investimento podem trazer para você e como seu retorno pode ser maximizado de forma prática e sem correr nenhum risco para isso.

ENTENDA MAIS SOBRE O TÍTULO MAIS SEGURO DO MERCADO – O TESOURO DIRETO

 O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional para vender títulos públicos federais para pessoas físicas. De forma bem simplificada, ao investir no Tesouro é como se você estivesse emprestando dinheiro para o governo financiar projetos públicos e em troca, receberá juros pelo empréstimo.

Basicamente existem disponíveis quatro tipos de título:

  • Prefixados (LTN e NTN-F), onde você já sabe antecipadamente quanto receberá de rendimento no vencimento do título.
  • Pós-fixado indexado pela SELIC (LFT, que acompanha a taxa SELIC definida pelo Copom).
  • Pós-fixados indexados pelo IPCA (NTN-B e NTN-B Principal, que acompanham a inflação medida pelo IPCA).
  • Pós-fixado indexado pelo IGP-M (NTN-C, que acompanha a inflação medida pelo IGP-M).

Para saber mais sobre esses tipos de títulos e descobrir qual mais combina com o seu perfil clique aqui.

Ao realizar esse tipo de investimento você terá flexibilidade para escolher prazos de vencimento adequados a suas expectativas. Os prazos variam de poucos meses a muitos anos. Entretanto, é importante saber que quanto mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, menor a taxa de Imposto de Renda incidente, ou seja, as taxas de IR são regressivas, conforme mostrado na tabela abaixo. Outro ponto positivo desse tipo de aplicação é a possibilidade de vender o título antes da data de vencimento sem que haja uma perda financeira.

Segue tabela da alíquota de IR em função do tempo investido:

É possível investir no título mais seguro existente no mercado, o Tesouro, com aplicações a partir de R$30,00. Ele é considerado mais seguro do que a própria poupança. Isso porque ela está sujeita ao risco de crédito, chances de a instituição falir, enquanto no Tesouro o risco incorrido são as probabilidades de o país quebrar, que são sempre muito pequenas e, necessariamente menores que os bancos – que são instituições privadas.

5 PASSOS PARA COMPRAR UM TÍTULO DO TESOURO

Agora você já sabe de alguns benefícios de obter um título do Tesouro, mas sabe como fazer para comprá-lo? Te mostrarei isso logo abaixo.

FIQUE ATENTO!

É importante que você saiba qual título é mais adequado para alcançar o seu objetivo financeiro e um assessor de investimentos pode ser um grande diferencial nessa escolha. Além disso, ao realizar essa operação por meio de um assessor você não pagará taxa de custódia, caso contrário, terá que pagar 0,3% a.a. para o próprio Tesouro. Alguns bancos e corretoras cobram taxas para que você possa abrir uma conta e realizar movimentações, então esteja atento a isso também. A principal corretora de investimentos da América Latina e que não cobra tais taxas é a XP Investimentos.

COMO FAÇO PARA CONSEGUIR BONS RETORNOS COM O TESOURO DIRETO MESMO COM A TAXA DE JUROS TÃO BAIXA?

De fato, a rentabilidade do Tesouro Direto é muito mais atrativa quando a taxa de juros está alta. Entretanto, mesmo em momentos como o que estamos vivendo em que a taxa de juros está baixa, cerca de 6,5% a.a, é possível obter um bom rendimento através desse título.

Para conseguir maximizar seu retorno investindo em títulos do Tesouro algo que pode ser muito benéfico é realizar gestão ativa. Através dessa gestão você poderá aproveitar as variações da taxa de juros do mercado, comprando ou vendendo títulos, buscando o melhor cenário e maximizando seus ganhos.

Para entender melhor como funciona essa gestão ativa clique aqui.

COMECE A INVESTIR AGORA MESMO

 Como você viu, comprar um título do Tesouro não é algo difícil, entretanto, se você só comprar esse título e carregá-lo até o vencimento provavelmente não estará obtendo o máximo retorno que ele pode oferecer. Além disso, como dito antes, ao fazer essas operações sozinho você terá que pagar uma taxa de custódia de 0,3% a.a.

Para conseguir potencializar esse retorno realizar gestão ativa é essencial, entretanto, fazer todo esse processo de comprar títulos e vendê-los em épocas apropriadas exigirá de você um certo esforço e tempo. Será necessário ficar por dentro de todas as novidades do mercado financeiro para que não perca nenhuma oportunidade. É por isso que nós da WeInvest oferecemos-lhe assessoria gratuita, dessa forma você saberá de todas as oportunidades do mercado e poderá investir de uma forma prática e que lhe trará grandes benefícios.

Não perca tempo, deixe seus dados para que possamos entrar em contato e mostrar-lhe nossos produtos e serviços. Grandes oportunidades não costumam ficar disponíveis por muito tempo.

Lembre-se, é 100% gratuito! Qualquer dúvida fique à vontade para entrar em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: