fbpx Você sabe o que são fundos long only? - WeInvest

Você sabe o que são fundos long only?



Entenda exatamente o que é e como funciona a estratégia de gestão long only. Descubra as principais vantagens e desvantagens dos fundos que a adotam.  

FUNDOS LONG ONLY: SAIBA O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM

O mercado financeiro possui uma série de jargões e nomenclaturas. Quando estamos falando de fundos de investimento, em especial, usamos vários termos que a maioria das pessoas não sabe o que significa. 

Basicamente, há três níveis de classificação: o primeiro, de acordo com a própria categoria da CVM (renda fixa, ações, multimercado), o segundo relacionado à gestão de riscos e o terceiro em relação ao tipo de estratégia (Long & Short, Long Biased e Long Only). 

Hoje falarei um pouco sobre o terceiro nível, mais especificamente sobre a estratégia Long Only. Mas você também pode saber mais sobre Long Biased e Long & Short clicando aqui. 

Não se assuste com esses nomes, pode parecer complicado, mas leia esse texto e verá que é bem simples e fácil de entender.  

O QUE SÃO FUNDOS LONG ONLY?

Traduzindo ao pé da letra “Long Only” significa apenas longo, em termos financeiros significa apenas comprado. Fundos que adotam essa estratégia operam esperando uma valorização dos ativos e por isso, compram-nos. 

Normalmente essa estratégia tem uma visão de longo prazo. Quando um gestor compra uma ação ele avalia uma série de fundamentos da empresa e mesmo que as ações apresentem volatilidade no curto prazo, eles acreditam que em um período maior elas se valorizarão. 

VANTAGENS E DESVANTAGENS

A principal vantagem de um fundo Long Only é que eles investem preferencialmente em ações e por isso, muitas vezes são classificados como Fundo de Investimentos em Ações (FIA). 

Para obter classificação FIA o fundo deve investir 67% do seu patrimônio em ações. Sendo classificado dessa forma, ele terá incidência máxima de 15% de Imposto de Renda e será isento de come-cotas (antecipação do Imposto de Renda). 

A principal desvantagem da estratégia Long Only é o fato de terem uma correlação grande com o Ibovespa. Assim, em momentos de baixa do mercado os fundos sofrerão muito. 

SAIBA MAIS

De uma forma geral, fundos Long Only podem obter desempenho muito bom. No entanto, eles tendem a ser mais voláteis e apresentam um nível de risco maior. Por isso, se você deseja investir em um fundo desse tipo é importante analisá-lo bem para que não invista em algo que não esteja alinhado ao seu perfil de investidor. Além disso, é essencial escolher uma boa gestora para usufruir todas as vantagens e contornar as desvantagens que eles oferecem.

Nós da WeInvest podemos te ajudar com tudo isso. Temos em nossa equipe profissionais extremamente qualificados e que estão à disposição para ajudá-lo com o que você precisar. Nossa assessoria é 100% gratuita e tenho certeza que pode trazer muitos benefícios para você. Para usufruir de tudo isso, basta que você deixe seus dados conosco e entraremos em contato. 


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: