fbpx Títulos bancários: você sabe o que é? Nós explicamos!

O que são títulos bancários? Nós explicamos!

títulos bancários

Você pode pensar, por vezes, que investir é muito complicado e que existem diversos tipos de investimentos e siglas que você não faz ideia do que significam. Por isso, reunimos alguns dos principais títulos bancários e vamos explicar as principais características de cada um deles para você distribuir melhor seu patrimônio conforme necessidade.

O que são títulos bancários?

Títulos bancários são um tipo de ativo feito pelos bancos comerciais e que se classificam como investimentos de renda fixa. Os bancos fazem estes produtos financeiros visando levantar capital para exercer suas atividades, mediante pagamento de juros para os credores.

Por se tratar de uma renda fixa, você conhece sua rentabilidade e o risco da sua aplicação mesmo antes de fazê-la de fato. Por ter um rendimento um pouco menor (sempre um valor acima do CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário), é um investimento mais seguro.

Como invisto em títulos bancários?

Para investir em títulos bancários, basta abrir uma conta com uma corretora mobiliária para aplicar seu dinheiro em um título que se adeque ao seu perfil de risco e aos seus objetivos, mediante uma taxa de administração. Também é possível investir em títulos bancários por meio do próprio banco comercial que emite estes títulos.

Quais são os tipos de títulos bancários?

Dentre os principais títulos bancários, destacam-se as Letras de Crédito, Letras Financeiras, Letra Imobiliária Garantida e o Certificado de Depósito Bancário (ou CDB).

Letras de Crédito: são destinadas ao financiamento de determinados setores do mercado, como a LCA (letra de crédito do agronegócio) e LCI (letra de crédito imobiliário). Geralmente são prefixados de acordo com o CDI ou o IPCA (inflação).

Letras Financeiras: é o principal ativo que financia as atividades dos bancos comerciais, como cheque especial e empréstimos. São consideradas um investimento de médio prazo e geralmente têm rentabilidade melhor que as letras de crédito, porém precisam de um aporte mais alto, a partir de R$150 mil.

Letra Imobiliária Garantida: são atreladas ao setor imobiliário, mas com o diferencial de ser um título que tem dupla garantia (tanto pela instituição financeira quanto pela carteira de financiamentos imobiliários).

CDB: o Certificado de Depósito Bancário é o segundo tipo de investimento de renda fixa mais popular do Brasil (depois do Tesouro Direto), e conta com a garantia do FGC.

Quais são as vantagens de se investir em títulos bancários?

A vantagem de se investir em títulos bancários é melhorar a diversificação da sua carteira, por serem ativos de maior liquidez que, por exemplo, fundos de investimentos, e maior segurança que investimentos de renda variável. Portanto, é uma excelente opção para manter parte do patrimônio, recebendo uma rentabilidade melhor que o Tesouro Direto.

Geralmente, títulos bancários cobrem a rentabilidade da inflação e da caderneta de poupança, sendo uma opção de renda fixa muito atrativa.

São ativos de grande segurança, motivo pelo qual são boas opções para o investidor que tem um perfil mais conservador.

Gostou? Não se esqueça de assinar nossa newsletter e receber em primeira mão no seu e-mail as principais notícias sobre investimentos e mercado financeiro!


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: