fbpx Private equity: saiba como funciona essa estratégia de investimento

O que é private equity e como funciona?

Private equity

O que é private equity e como funciona?

Os private equity são investidos em empresas cuja as ações não são listadas na Bolsa de Valores. Alem disso, que apresentam uma oportunidade de retornos elevados. Logo, esse tipo de investimento começa a ter um retorno de investimento entre 5 à 10 anos. Assim, as estratégias para obter este retorno incluem a abertura do capital, ou vender a empresa para outra firma.

Contudo, vou te mostrar o mundo do private equity (PE), é hora de pensar novamente.

Assim, adicionar private equity ao seu portfólio abre um novo mundo de oportunidades de investimento que podem produzir retornos acima da média de mercado.

Você precisa saber disso antes de investir em private equity.

Assessoria Private Equity

O que é Private Equity?

Investir em Private Equity é um pouco como jantar em um clube privado. Ou seja, apenas para membros, em vez de jantar em um restaurante aberto ao público.

Dessa forma, o private equity consiste essencialmente em oportunidades de investimento em empresas ou empreendimentos que não se encontram disponíveis em nenhum dos mercados financeiros públicos abertos. Assim, Essas empresas não têm ações negociadas diariamente em uma bolsa de valores como a B3 ou Nasdaq.

Ao contrário de ações negociadas publicamente ou fundos. Assim, os fundos de private equity geralmente são mais adequados para investidores bem informados e experientes.

Como Funciona o investimento em private equity?

Investimentos em empresas privadas são feitas por meio de fundos privados administrados por firmas de private equity com estratégias de investimento e áreas de especialização específicas.

Em essência, os fundos de private equity levantam grandes somas de dinheiro de investidores. Logo, esse dinheiro é usado para reestruturar ou renovar uma empresa com problemas, financiar aquisições, impulsionar startups ou abrir o capital, entre outros.

Assim, a viabilidade financeira adquirida através do capital levantado possibilita reestruturar a empresa.  Pois, por meio de uma gestão mais experiente e profissional afim de torna-la mais lucrativa.

Este tipo de investimento geralmente requer longos períodos de retenção. Porque os projetos demoram um período para serem concluídos. Pois, são destinados a reorganização de uma empresa com problemas ou a abertura de capital (IPO) pode gerar retornos positivos.

Para quem é indicado investir em Private Equity?

Os fundos de private equity estão fora do alcance de muitos. Pois, geralmente possuem depósitos mínimos substanciais. Além disso, no Brasil, Fundos de Private Equity são destinados somente para os investidores qualificados.

Quanto? Vamos colocar desta forma: alguns fundos de private equity permitem que você acesse esse investimento a partir de   R$ 250.000. Outros têm requisitos de contribuição de capital na casa dos milhões.

Muitos fundos de private equity estão disponíveis apenas para investidores institucionais e qualificado que são considerados mais experientes e, portanto, capazes de assumir o risco do investimento. Ou seja, um investidor com patrimônio líquido superior a R$ 1 milhão de reais.

Quais são os principais tipos de investimentos de private equity?

Financiamento de Emergência

Lida com empresas em dificuldades que entraram com pedido de falência. E, que busquem ajuda para reestruturar seu modelo de negócios e fazer um plano de pagamento de dívidas. Em alguns casos, as firmas de private equity pretendem ajudar essas empresas mudando a administração. Em outros casos, trata-se mais de vender os ativos da empresa para obter lucro.

Compras alavancadas 

Uma compra alavancada também envolve a compra de uma empresa com problemas. Mas, desta vez o objetivo é que a empresa melhore seu modelo antes de vender com lucro ou abrir o capital. Esse tipo de aquisição é a forma mais comum de investimento em private equity e geralmente é realizada por especialistas em aquisições.

Capital de risco

O investimento em capital de risco envolve a oferta de financiamento inicial ou inicial a empreendedores com o objetivo de expandir seus negócios. Isso pode incluir o fornecimento de financiamento para ajudar a empresa a otimizar sua base e ofertas de produtos após demonstrar um potencial.

Parcerias limitadas especializadas

Algumas empresas de PE criam fundos que investem em certos tipos de ativos. O mercado imobiliário é particularmente popular com esses fundos. Logo, eles costumam investir em espaços comerciais ou prédios de apartamentos, como prédios de apartamentos. Outros fundos investem em projetos de infraestrutura, como pontes e estradas.

Assessoria Private Equity

Vantagens e desvantagens

private equity - pros e contras

Vantagens

  • Oferece potencial para retornos substanciais. Pois, parte do processo é identificar empresas promissoras para investir, crescer gerando lucro e vender ou abrir o capital.
  • Para o sócio comanditário. Porque, os fundos de PE são verdadeiros investimentos do tipo “Buy and Hold “. Perfeito para investidores passivos.

Desvantagens

  • Esse tipo de investimentos não tem alta liquidez. As firmas de private equity geralmente exigem que os investidores mantenham seu dinheiro no fundo por pelo menos cinco anos.
  • Os investimentos podem ser de alto risco. As organizações são inexperientes ou estão com problemas e podem não realizar seu potencial.

Conclusão

Embora, o investimento em PE certamente não seja para todos, pode ser uma maneira bastante fácil para aqueles com capital obterem retornos acima da média.

Apesar do crescimento deste tipo de investimento, sempre existe um risco inerente.

Dessa forma, os fundos de private equity permitem que o investidor seja parte integrante da empresa-alvo ou de sua história. Assim, isso é para quem quer arriscar, mas com boas possibilidades de lucros futuros.

Com base nessas informações, a equipe da WeInvest é qualificada e pode mostrar a você a melhor oportunidade de investimento Private Equity.Assessoria Private Equity

Leia mais


José Junior

Graduando em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, sou apaixonado por Economia, Empreendedorismo, Marketing e Café. A economia deve ser simples sem ser simplista, além de necessária para todos, por isso idealizei o Boletim Econômico. Acredito que há um movimento centrípeto de que todas as áreas convergem para Economia, pois de gênio e louco todo mundo tem um pouco.


Posts populares: