fbpx Plano de investimentos: faça o seu em 5 passos fundamentais

Veja como fazer um plano de investimentos em 5 passos

plano de investimentos

Com a baixa da taxa Selic para 2% e a crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus, muitas pessoas perderam seus empregos ou diminuíram seus rendimentos anuais. Pensando nisso, o time da WeInvest preparou para nossos leitores um guia completo para a realização de um plano de investimentos para o ano de 2021. Saiba os passos importantes para fazer um bom planejamento de investimentos e alcançar seus objetivos!

O que devo saber para fazer um bom plano de investimentos?

Para realizar um bom plano de investimentos, que seja realista e que esteja alinhado com suas metas de médio e longo prazo, é necessário antes de tudo ter organização. Visto que um plano de investimentos é onde estará descrita toda a sua vida financeira, é preciso dedicar tempo e espaço propriamente para cuidar do seu capital. 

Para tanto, é necessário ter em mente um objetivo principal, bem como um meio para se alcançar este objeto e os possíveis obstáculos que você pode enfrentar. Um objetivo muito comum para a maioria das pessoas é chegar no primeiro milhão, por exemplo.

É necessário também que você saiba o seu perfil de investidor. Com isso, você saberá quais são os ativos que são preferenciais para enviar seus aportes mensalmente, tendo em vista risco que você está disposto a correr. 

Tendo isso em mãos, como começar meu plano de investimentos?

A primeira coisa que você deve fazer é analisar sua atual situação financeira. Se você tem dívidas, estas devem ser sua prioridade, pois, muitas vezes, os juros em cima de empréstimo superam a rentabilidade dos ativos. 

Além de buscar quitar dívidas, você deve buscar ter uma reserva de emergência. Esta reserva de emergência, como o próprio nome diz, servirá para quaisquer eventualidades que demandem um maior dispêndio, e que você não tenha planejado previamente. Para compor sua reserva de emergência, é interessante um valor que cubra pelo menos três vezes os seus custos mensais

A regra de ouro: Diversificação

É de suma importância que você diversifique seus investimentos. Dessa forma, sua carteira pode ficar protegida do risco de mercado, ou mesmo de uma crise num setor específico. Além disso, a diversificação possibilita que você adquira produtos financeiros de diferentes rentabilidades e diferente liquidez, melhorando a performance da sua carteira. 

Com a crise do coronavírus, por exemplo, os setores de shoppings centers e aviação ficaram extremamente debilitados. No entanto, empresas de energia, telefonia, varejo e tecnologia apresentaram excelente desempenho. Se você tivesse apostado todo o seu dinheiro em Embraer, por exemplo, provavelmente teria tido um prejuízo gigantesco. Mas alocando em diferentes setores, sua carteira fica mais protegida.

Estude e avalie o progresso da sua carteira

Não é possível ser um bom investidor sem estudar sobre investimentos. Por isso, é importante que você leia diariamente notícias sobre o mercado, bem como ler livros sobre alocação de portfólio, o comportamento do mercado financeiro e análises gráfica e/ou fundamentalista. 

É importante também acompanhar mensalmente o progresso da sua carteira e, caso necessário, fazer as devidas realocações de acordo com suas metas e com seu perfil de risco. 

Nós da WeInvest já recomendamos uma série de livros, e também temos um glossário de termos do mercado financeiro, para que você possa estar mais familiarizado e atualizado.

Procure ajuda profissional

Um agente autônomo de investimentos também pode te ajudar a realizar suas metas. Por ter sua capacitação profissional comprovada através do certificado ANCORD, ele é uma pessoa que pode fazer os manejos em sua carteira de investimentos, respeitando todos os itens que dissemos acima, como perfil de risco e metas de médio e longo prazo.

Além disso, é uma pessoa que precisa estar constantemente atualizada sobre o mercado e que você poderá sempre entrar em contato para esclarecer dúvidas em relação à performance da sua carteira. 

Em caso de mais dúvidas, você pode sempre contar com nosso time da We. Contate-nos para uma consultoria.


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: