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eSports, o novo fenômeno no mundo dos Games

Imagina se divertir com videogames e ter retornos? A indústria do eSports não para de crescer e o investimento nessa área pode te trazer muitos benefícios.

Conheça eSports: o entretenimento que traz retorno

Imagina se divertir com videogames e ter retornos? A indústria do eSports não para de crescer e o investimento nessa área pode te trazer muitos benefícios.

Essa modalidade surgiu há alguns anos na Ásia e hoje vem dominando o mercado de entretenimento e atraindo muitos jovens pelo mundo.

As competições são disputadas em tempo real e transmitidas via canais tradicionais, como a ESPN e plataformas online.

O FORTE CRESCIMENTO DESSE MERCADO 

Esse mercado, que ganhou muita força na última década, faz uma movimentação de USD $160 bilhões de receitas anuais e tem uma previsão de crescimento de 10,5% anualmente até 2026.

O crescimento dessa indústria é muito superior ao de outras formas tradicionais de entretenimento, como o de cinema e música. Por exemplo, para efeito de comparação, a estreia de “Vingadores: Guerra Infinita” (recorde de bilheteria) gerou US$ 258mi, enquanto o lançamento do jogo “Grand Theft Auto V” gerou US$ 818mi em 24 horas.

Além disso, o Brasil se tornou uma potência na área, ficando em 3º lugar no ranking de espectadores por países, com mais de 21,2 milhões de pessoas e, além disso, a tendência é crescer ainda mais com o avanço tecnológico, tendo como consequência a entrada de mais jogadores. Se considerarmos que 47% da população possui um aparelho celular, o que totaliza 2,2 bilhões, dá para ter uma ideia do crescimento da indústria nos próximos anos.

Falando do poder de engajamento desse meio, a Copa do Mundo de League of Legends contou com 99,6 milhões de telespectadores e totalizou 450 milhões de pessoas assistindo as competições na temporada. A Twitch (serviço de transmissões ao vivo) chegou a transmitir mais de 2 bilhões de horas de conteúdo gamer em 2021. 

ÍNDICE QUE BUSCA EXPOSIÇÃO ÀS AÇÕES DAS EMPRESAS DE VIDEOGAME E ESPORTS 

Além disso, diante do crescimento tão representativo desse mercado, criou-se um índice que apresenta uma carteira com 25 empresas expostas à indústria de videogame.

No entanto, para fazer parte do índice MVIS Global Video Gaming & eSports a empresa deve ter pelo menos 50% de suas receitas geradas através de negócios relacionados a games, como desenvolvimento de consoles, jogos, aplicativos, serviços de streaming ou eventos de eSports. 

O Índice cobre 90% do universo do mercado de videogame e atribui um peso máximo de 8% por empresa. 

Veja alguns exemplos de empresas, de acordo com a Forbes, que fazem parte dessa indústria de jogos e seu faturamento ao longo dos últimos anos.

Empresas no mercado do eSports

  • TSM –  R$ 2,7 bi (US$ 540 milhões) 
  • 100 Thieves – R$ 2,3 bi (US$ 460 milhões)
  • Team Liquid – R$ 2,2 bi (US$ 440 milhões)
  • FaZe Clan – R$ 2 bi (US$ 400 milhões)
  • Cloud9 – R$ 1,9 bi (US$ 380 milhões)
  • G2 Esports – R$ 1,7 bi (US$ 340 milhões)
  • Fnatic – R$ 1,3 bi (US$ 260 milhões)
  • Gen.G – R$ 1,2 bi (US$ 250 milhões)
  • NRG – R$ 1,2 bi (US$ 240 milhões)
  • T1 – R$ 1,1 bi (US$ 220 milhões)

COMO FUNCIONA O INVESTIMENTO 

Você pode investir nesse índice através do COE Índice eSports.

Ele funciona da seguinte maneira: no vencimento, o investidor recebe o capital investido mais a participação na alta ilimitada do ativo subjacente no período, sem exposição cambial. Além disso, em caso de queda no preço do ativo, o investidor recebe e volta o capital investido.

Considerando uma participação mínima de 1 vez (a participação exata será definida na data de início do COE), no entanto, teríamos os possíveis retornos conforme ilustrado no quadro abaixo.

ENTREVISTA COM JOGADOR PROFISSIONAL DA ÁREA

Em entrevista exclusiva para a WeInvest, Erick Aguiar, residente de Governador Valadares, de apenas 18 anos, é o jogador de PUBG (PlayerUnknown’s Battlegrounds) mais novo a representar o Brasil em evento na Tailândia, que vai acontecer nos dias 16 e 19 de Junho. Erick nos mostrou seu ponto de vista para o futuro do eSports. Segundo ele, esse mercado tende a crescer cada vez mais.

“Hoje eu vejo como uma profissão fora do padrão e inacessível a muitos, mas daqui a alguns anos vejo como algo mais comum e acessível”.

Ele enxerga o mundo gamer como uma alternativa de lazer e uma profissão ao mesmo tempo. Além disso, perguntamos se ele acredita que esse interesse dos jogadores por esse mundo é só o começo de tudo e ele ressalta:

“Claro que sim! Estamos entrando em uma nova era e eu sou só a ponta desse iceberg.”

Gostou deste artigo? Quer começar a investir e não sabe como? Veja nosso Guia do investidor iniciante.


Fabiana Camargo

Uma entusiasta no assunto mercado financeiro e apaixonada pela área de investimento e criação de conteúdos. Percebi que poderia unir duas de minhas principais áreas de conhecimento em uma só, levando a escrita sobre um mercado tão grande nos principais canais digitais.


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