Investimentos em renda fixa são modalidades consideradas mais seguras. O Tesouro Direto, particularmente, é a opção mais segura do mercado pois o investimento é 100% garantido pelo Tesouro Nacional. Além disso, é possível começar a investir nessa categoria com apenas R$30,00. Por ser algo tão seguro e acessível, muitas vezes ela é associada a retornos mais baixos. Entretanto, através de uma gestão apropriada e de boas estratégias é possível potencializar esse retorno de forma considerável.
Com certeza você já ouviu falar sobre investimentos em renda variável, sobre bolsa de valores, e sabe que é possível ter bons lucros através desse meio. Mas isso pode parecer algo muito arriscado para você, talvez você não saiba muito bem como começar investir e por isso fica com receio e acaba deixando seu dinheiro aplicado em algo mais convencional, algo que seu gerente do banco indicou, algo como fundos de previdência ou poupança.
Atualmente a poupança rende em média 70% do CDI. Mas e se eu te falar que é possível que você aumente muito seu rendimento, passando a ganhar 200% do CDI ou mais, sem precisar correr muitos riscos para isso? Ficou interessado? Então leia o restante do texto que te explicarei como isso é possível.
É provável que você já tenha ouvido falar sobre renda fixa e saiba que é uma forma de investimento mais segura, mas você pode estar duvidando que um investimento desse tipo seja capaz de render tanto.
Para que isso ocorra, é necessário realizar o que chamamos de gestão ativa de renda fixa. Através dessa gestão você poderá aproveitar as variações da taxa de juros do mercado, comprando ou vendendo títulos, buscando o melhor cenário para maximizar seus ganhos.
Para explicar melhor como isso funciona vou te dar um exemplo real com dados extraídos do site do Tesouro Nacional. Uma NTN-B no dia 31/07/18 remunerava IPCA+5,47% (além do pagamento de juros semestrais) e tinha vencimento para 2026. Uma pessoa que resolvesse comprar esse título poderia simplesmente deixar seu dinheiro aplicado nele até a data do vencimento e dessa forma, ganharia a taxa que lhe foi prometida no início. Entretanto, é possível maximizar esse ganho vendendo o título antecipadamente em um momento apropriado.
Como a curva de juros do Brasil fechou (ou seja, os juros diminuíram), no dia 28 de dezembro esse mesmo título estava pagando IPCA+4,54%. Você pode estar se perguntando como ganhará dinheiro com isso, e para que você entenda preciso que tenha uma coisa em mente, a fórmula apresentada a seguir.
Onde,
Valor Final da Aplicação = Montante financeiro no final do período, resultado da aplicação inicial mais os juros
PU = Preço Unitário do Título Público
n = Número de períodos
i = Taxa de juros
O mais importante nesse momento é perceber que a taxa de juros e o PU da NTN-B são inversamente proporcionais. Sendo assim, mantendo o valor final da aplicação, quanto menor for a taxa de juros maior será o preço unitário.
Logo, como no dia 28 de dezembro de 2018 os juros caíram o preço unitário – PU aumentou e ao vender o título um investidor poderia ganhar um valor próximo ao que ganharia se deixasse o título aplicado até 2026 e ainda teria a vantagem de utilizar o valor resgatado e investir em outro título, o que potencializaria seus ganhos.
No gráfico abaixo é possível visualizar exatamente o ágio conquistado ao vender o título antes do vencimento. O Preço Unitário (PU) na curva contabiliza o valor de compra do título mais a variação da taxa de juros, desde a emissão do papel até seu vencimento. Já o Preço Unitário (PU) a mercado é uma atualização diária do preço de um ativo de renda fixa. Ele permite saber quanto o investidor receberia hoje se resgatasse os papéis que compõem sua carteira. O momento em que o PU a mercado ultrapassa o PU na curva configura-se como uma oportunidade. Um investidor que vende seu título nesse momento sai com ágio na operação.
Esse foi um exemplo real de uma pessoa que realizou esse investimento e vendeu seu título no dia 28 de dezembro conseguiu um ágio de 5,77% fora o pagamento de juros. O CDI nesse dia era de 2,57%, logo, essa pessoa conseguiu um rendimento de 224,5% do CDI em cinco meses.
O exemplo mostrado apesar de muito bom não chega nem a ser o mais extraordinário. Há vários outros casos semelhantes, como o da NTN-B com vencimento em 2050. Comprando esse título dia 01/10/18 e vendendo-o dia 28/12/18 uma pessoa conseguiria um ágio de 17,31% contra 1,47% do CDI.
Este ano o Brasil está voltando a ter expectativas positivas para o mercado. Acredita-se que a taxa Selic que atualmente está cotada em aproximadamente 6,5%a.a possa chegar em 5,5%a.a.
Se até grandes gestores e especialistas em mercados financeiros estão posicionando seus investimentos acreditando na queda de juros, você precisa aproveitar essa chance única e fazer isso também, realizando, para isso, gestão ativa de renda fixa.
Fazer todo esse processo de comprar títulos e vendê-los em épocas apropriadas exigirá de você um certo esforço. Será necessário acompanhar de perto todas as novidades do mercado financeiro para que não perca nenhuma oportunidade. É por isso que nós da WeInvest oferecemos-lhe assessoria gratuita, dessa forma você saberá de todas as oportunidades do mercado e poderá investir de uma forma prática e que lhe trará grandes benefícios. Não perca tempo, deixe seus dados para que possamos entrar em contato e mostrar-lhe nossos produtos e serviços. Oportunidades valiosas não costumam perdurar por muito tempo.
Lembre-se, é 100% gratuito! Qualquer dúvida fique à vontade para entrar em contato conosco, ficaremos felizes em ajudá-lo.
Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.