fbpx Fundos Imobiliários valem mesmo a pena? - WeInvest

Fundos Imobiliários valem mesmo a pena?



Você sabe o que é um Fundo de Investimento Imobiliário? 

Esses fundos, também conhecidos pela sigla FII, nada mais são do que um grupo de pessoas que têm um objetivo em comum: investir em ativos imobiliários. Um gestor, especializado em imóveis, administra o dinheiro de todos que investiram no fundo. Ele é o responsável por encontrar e realizar os investimentos mais interessantes e garantir uma boa rentabilidade para todos. 

Investimentos nesse tipo de fundo vêm se tornando cada vez mais comum. Hoje te falarei as principais vantagens dos FIIs, mas também serei sincera com você e te mostrarei quais são os riscos desse investimento. Assim, ao final você será capaz de julgar se vale a pena investir em um FII ou não. 

POR QUE TANTA GENTE ESTÁ QUERENDO INVESTIR EM FIIs? 

O ciclo imobiliário é composto por quatro fases: Recuperação, Expansão, Super Oferta e Recessão. 

Atualmente, estamos em um período de recuperação, no qual já começamos a observar um declínio na vacância (taxa de vacância é a relação entre o volume de imóveis disponíveis e o volume total existente) dos imóveis. E há uma perspectiva de que essa taxa continue caindo. 

Com isso podemos dizer que esse é o momento ideal para investir em FIIs e conseguir surfar na apreciação real do aluguel nos próximos 2 anos. Devido a esse cenário a quantidade de FIIs existentes vêm crescendo muito e o número de pessoas que investe neles também. 

PRINCIPAIS VANTAGENS DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS 

  • Baixa aplicação mínima 
  • Acessibilidade e simplicidade
  • Diversificação
  • Custos baixos
  • Liquidez
  • Gestão feita por um especialista
  • Rendimentos líquidos de IR

Se você deseja saber mais a fundo sore cada um desses tópicos, clique aqui. 

Bom, como você já deve saber, todo ativo de renda variável está sujeito a alguns riscos. Para que você não comece a investir em FIIs sem ter conhecimento a fundo deles vim aqui para expor para você seus principais riscos.

PRINCIPAIS RISCOS 

  1. Risco de Mercado

Esse é o risco mais comum de qualquer ativo de renda variável. Ele representa o risco envolvido nas flutuações do preço do ativo em si. 

Vários fatores podem influenciar as oscilações de preços dos FII, como por exemplo:

  • Oferta e demanda;
  • Variações na taxa de juros do país;
  • Condições econômicas do mercado imobiliário;
  • E, principalmente, os fundamentos do próprio fundo em questão.

Essas condições são algumas das principais que, dentre muitas outras possíveis, podem fazer com que o preço das cotas dos FIIs apresentem valorizações e desvalorizações.

  1. Risco de Liquidez

Válido tanto para outros ativos financeiros como para os imóveis físicos em si, pode ser que no momento que você desejar recuperar o seu investimento vendendo suas cotas à mercado (ou tentando vender seu imóvel), simplesmente não existam compradores interessados.

Em outros casos, mesmo quando houve compradores, pode acontecer de existir um enorme gapentre os valores de venda das cotas e as ordens de compra. Ou seja, por mais que existam compradores, eles podem não estar dispostos a pagar o mesmo preço que você gostaria de vender.

Nesses casos esse investidor acabará correndo o risco de ter de escolher entre:

  1. a) Esperar por um tempo indeterminado para recuperar seu dinheiro até que apareça um comprador compatível com suas expectativas de preço; ou
  2. b) Vender suas cotas mais baratas do que desejaria caso precise do dinheiro com urgência.

Hoje em dia o mercado de fundos imobiliários já está muito maior do que se olharmos há alguns anos, logo, o risco de liquidez já não é tão grande mais, no entanto, ele existe. 

3. Risco de Concentração, Pulverização e Diluição de cotistas

4. Risco de crédito, vacância e inadimplência

5. Risco de sinistro

6. Risco de desapropriação

7. Riscos Jurídicos e Burocráticos

8. Riscos da gestão e administração de terceiros

https://maisretorno.com/blog/8-riscos-em-fundos-imobiliarios

AFINAL, OS FIIS VALEM OU NÃO A PENA? 

Apesar de todos os riscos apresentados acima, um ponto extremamente positivo dos fundos imobiliários é que eles reduzem efetivamente todos eles através da diversificação de portfólio.

Sendo assim, você conseguirá um risco bem controlado e inúmeras vantagens. É por isso que esse tipo de fundo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado ao longo dos anos. 

Se você quer saber se há um fundo imobiliário que poderá se encaixar em sua carteira de investimentos de forma a trazer-lhe benefícios, deixe seus dados conosco. Nossa equipe de especialistas entrará em contato com você e o auxiliará em tudo o que precisar. 

E o melhor de tudo isso é que nosso serviço é 100% gratuito! Não perca tempo!


Clara Sodré

Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.


Posts populares: