fbpx Fundos Imobiliários de Lajes Corporativas: Os impactos sobre o aumento do custo de construção no Brasil

Fundos Imobiliários de Lajes Corporativas: Os impactos sobre o aumento do custo de construção no Brasil



Não é novidade para ninguém que a pandemia que estamos vivenciando impactou diretamente a economia mundial. A desvalorização cambial da moeda brasileira e a inflação foram pontos de atenção. Entretanto, como que esse aspecto influencia o cenário de construção civil? E como isso impactou os Fundos Imobiliários de lajes corporativas?

O conteúdo de hoje refletirá sobre essas questões.

Impacto da pandemia no cenário de construção civil

No início da pandemia do Covid-19, muitas indústrias de produção de material de construção frearam suas atividades. Isso acabou criando uma condição ideal para se ter inflação por demanda. Visto que, o baixo patamar da taxa de juros somado com a distribuição do auxílio emergencial criou um cenário que convergia para tal.A

Além disso, o aumento do preço de commodities e a alta do dólar também foram fatores que impactaram muito nesse sentido. Visto que, estimularam a exportação dos insumos pelos produtores em detrimento do abastecimento do mercado nacional, causando um choque negativo na curva de demanda.

O INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) demonstra claramente as consequências do cenário citado acima, já que o valor acumulado do indexador no ano de 2020 ficou em 8,81%, mais que o dobro da variação em 2019, que foi de 4,14% ao ano.

Para se ter uma ideia, todos os grupos de insumos levados em consideração para o cálculo do INCC tiveram aumentos acima de 20%, sendo os 5 mais caros:

  • Condutores elétricos (42,30%)
  • Tubos e conexões PVC (32,20%)
  • Tubos e conexões de ferro e aço (31,50%)
  • Vergalhões e arames de aço ao carbono (26,60%)
  • Cimento Portland comum (25,30%).

 

Impactos sobre os Fundos Imobiliários de Lajes Corporativas

Mas, como que esse cenário impactaria os Fundos Imobiliários de lajes corporativas que já possuem seus imóveis construídos?

Essa pergunta é muito interessante e para ser respondida é necessário iniciar o raciocínio pela causa raiz de toda a situação.

Com o aumento dos preços dos insumos utilizados para construção, as construtoras passam a ter basicamente duas escolhas. Ou, parar de construir ou repassar os custos para o preço final.

Ao se tratar do mercado imobiliário – cíclico e com empresas bem consolidadas – é prudente pensar que a segunda escolha tende a acontecer. Dessa forma, provavelmente os valores de venda e aluguéis dos imóveis serão reajustados.

É exatamente nesse aspecto que os Fundos Imobiliários de lajes corporativas são impactados. Mesmo possuindo seus imóveis construídos, seus proprietários terão a oportunidade de acompanhar o mercado e realizar este reajuste.

Banner-LDT-Site.png

Entretanto, com a pandemia do Covid-19, os FIIs de Lajes Corporativas sofreram bastante com as vacâncias, o que assustou seus investidores, impactando diretamente suas cotas, que sofreram grandes quedas nesse meio tempo.

Essa situação cria um pano de fundo para um possível descolamento de preços, visto que os preços de mercado tendem ser puxados para cima no médio prazo, enquanto os Fundos Imobiliários desse segmento estão sendo negociados em patamares muito baixos, a maioria com um valor de P/VP entre 0,7 e 0,8.

Texto desenvolvido em parceria com Vinicius Serra Barbosa, Assistente de Mesa de Fundos Imobiliários na RIVA Investimentos.


José Junior

Graduando em Ciências Econômicas pela PUC-Minas, sou apaixonado por Economia, Empreendedorismo, Marketing e Café. A economia deve ser simples sem ser simplista, além de necessária para todos, por isso idealizei o Boletim Econômico. Acredito que há um movimento centrípeto de que todas as áreas convergem para Economia, pois de gênio e louco todo mundo tem um pouco.


Posts populares: