COE: saiba como investir em renda variável sem perder nem 1 centavo



Muito tem-se falado a respeito de COE – Certificado de Operações Estruturadas – ultimamente. Esse é um tipo de investimento inovador e flexível que combina elementos de renda fixa e renda variável, com retornos atrelados a índices, como câmbio, inflação, ações e até mesmo ativos internacionais. Talvez você não conheça essa modalidade e não saiba quais são os benefícios que ela traz. Ou pode ser que você já tenha ouvido falar, mas foi algo que não lhe atraiu devido as inúmeras críticas que tem sido feitas a ela. Mas, afinal, o COE é ou não uma boa aplicação? Continue lendo esse texto e te darei todas informações de como ele funciona e quais são suas vantagens e desvantagens.

O QUE É UM COE

Você já sabe que COE é uma operação estruturada, mas o que isso significa? De forma bem simplificada, indica que o produto está “envelopado”, ou seja, o COE é uma casca dentro da qual são encontrados outros ativos. Ao comprar um título desse tipo seu dinheiro vai para todos os ativos que o formam.

Podemos ter um COE composto por uma parte remunerada em percentual do CDI (renda fixa pós-fixada) e por ações na bolsa de valores brasileira. Outro composto por uma parte em renda fixa e outra em ações norte americanas, ou até mesmo ações globais. Enfim, há vários tipos de COEs no mercado e não há como dizer que um é melhor do que o outro, tudo depende do perfil de cada investidor, do quão disposto ele está a correr riscos e do tempo que ele pretende deixar seu capital aplicado.

Para saber um pouco mais sobre como funciona por trás de um COE clique aqui

INVESTIR EM UM COE É UMA BOA?

Uma dúvida que muitas pessoas têm é o por que investir em um COE sendo que há várias outras formas de investimentos muito mais tradicionais, mais conhecidas e faladas no mercado.

Um COE permite que você tenha acesso a classes de investimento que estão disponíveis somente para investidores institucionais. Você pode, por exemplo, investir em ativos internacionais com a comodidade de não precisar abrir uma conta no exterior. Além disso, poder fazer todas as transações em reais (R$).

Além disso, o COE possui capital protegido, ou seja, mesmo se tudo der errado, todas as premissas que você acreditava que fariam com que seus investimentos se valorizassem não se cumprirem, você não perderá dinheiro, receberá pelo menos o seu capital inicial e mais uma taxa estabelecida no momento da compra.

Possuir esse capital protegido permite que até aqueles investidores mais conservadores invistam em ativos de renda variável como, ações, moedas, ETFs, índices e commodities, tudo isso sem correr nenhum risco.

Outro grande benefício que o COE proporciona é a diversificação da carteira. Por ter acesso a ativos internacionais ele consegue uma descorrelação considerável com grandes fundos de investimento.

Em contrapartida, é muito importante lembrar também que os COEs são investimentos de longo prazo. E assim como nos títulos mais tradicionais de renda fixa como CBD, LCI e LCA, se o investidor solicitar o resgate antes do vencimento estará sujeito a um “pênalti”, taxa cobrada pela saída antecipada de um ativo sem liquidez.

COMO GANHEI 206% DO CDI INVESTINDO EM COE

Um exemplo de COE é o MS Autocallable Petrobrás, Vale, Itaú e Banco do Brasil. Ele possui uma estratégia de 3 anos com 6 datas de observação semestrais. Em cada uma das 6 datas de observação (incluindo o vencimento), caso as 4 ações estejam iguais ou acima dos respectivos preços iniciais, o investidor recebe um juro

A imagem abaixo permite que você entenda melhor como funciona um COE Autocallable.

Forma simplificada de como funciona um COE Autocallable

O gráfico mostra a variação de quatro ações, cada uma representada por uma das curvas. Vemos que na primeira data de observações todas elas ficaram com um valor igual ou acima dos respectivos preços iniciais. Por isso, o investidor recebeu um valor de juros mais o capital investido e o COE foi encerrado. Nesse tipo de COE não importa o quanto a ação variou entre a data de início e a data da observação, o que importa é o valor que ela está cotada no dia da verificação.

Se ao menos uma delas tivesse ficado abaixo a aplicação não teria sido encerrada. A mesma análise seria feita nas outras observações e caso chegasse na data de vencimento e em nenhuma delas o preço de todas as ações superasse o valor inicial a estrutura se encerraria e a pessoa teria de volta o capital investido.

O COE MS Autocallable teve início dia 28/07/2018 e no primeiro semestre as ações das quatro empresas já estavam acima do valor inicial, o que permitiu que o investidor encerrasse antecipadamente sua participação e obtivesse um retorno de 6,6% em 6 meses, o que corresponde a aproximadamente 206% do CDI do período.

COE ATRELADO A FUNDOS INTERNACIONAIS

O exemplo acima foi de um COE que investe apenas em ações nacionais, mas há outros como o Credit Suisse Saúde Digital que investe em outros tipos de ativos. Através dessa aplicação o investidor terá acesso a um fundo internacional de ações de empresas inovadoras no setor de Saúde Digital e o seu capital será assegurado pelo Credit Suisse, o maior banco da Suíça e um dos maiores do mundo.

Com essa estrutura você tem a possibilidade de alavancar seu capital, investindo nos mesmos fundos que grandes investidores mundiais investem. E o melhor, você consegue isso de forma segura e aplicando em ações que não teria acesso fora do COE.

EU POSSO ESTRUTURAR MEU PRÓPRIO COE?

A esse ponto você já sabe que, com o COE o seu capital está protegido. Mas, se você não está tomando todo o risco da operação, quem está?

O banco emissor é responsável pelo risco de crédito, por isso escolher um COE de primeira linha, proveniente de bancos confiáveis e reconhecidos no mercado é de extrema importância.

Sendo assim, um COE só pode ser emitido por um banco. Os derivativos embutidos nele são opções de balcão de longo prazo, não encontradas no mercado. Para ativos internacionais, estas opções são negociadas em seus respectivos domicílios.

INVISTA DA FORMA CERTA

Como não é possível que você estruture seu próprio COE, para que consiga investir em um será necessária muita pesquisa para identificar aquele que combina com o seu perfil de investidor. Para que você não tenha tanto trabalho e não perca nenhuma oportunidade, nós, da WeInvest podemos te ajudar. Oferecemos assessoria gratuita, te ajudaremos a escolher as aplicações que mais combinam com você. Além disso, te deixaremos por dentro de todas as oportunidades do mercado.

Não perca tempo, deixe seus dados conosco para que possamos entrar em contato e mostrar-lhe nossos produtos. Nosso serviço é totalmente gratuito e poderá fazer com que você alavanque seu retorno de forma significativa.


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


Posts populares: