Uma das certificações mais cobiçadas do mercado financeiro, o CFP (Certified Financial Planner) é uma certificação internacional de bastante prestígio. Em suma, abrangendo seis áreas do conhecimento, é destinada àqueles que desejam se destacar no mercado por proficiência na atividade de planejamento familiar e financeiro, como áreas de private banking e varejo alta renda.
Por este motivo, muitas pessoas no mercado têm interesse e buscam saber como se preparar para tirar uma certificação CFP. Por isso, neste post, nós fizemos um guia completo com todas as coisas que você precisa saber para se preparar.
Acompanhe a leitura!
Para a certificação CFP é necessário preencher alguns requisitos. Dentre eles:
A prova do CFP tem 140 questões é dividida por seis módulos, sendo eles:
I- Planejamento Financeiro e Ética (53 questões);
II- Gestão de Ativos e Investimentos (27 questões);
III- Planejamento de Aposentadoria (18 questões);
IV- Gestão de Riscos e Seguros (15 questões);
V- Planejamento Fiscal (14 questões);
VI- Planejamento Sucessório (13 questões);
Para ser aprovado, é preciso obter uma pontuação igual ou maior que 70% em todo o exame e quantidade superior a 50% em cada módulo.
Porém, é possível pagar o exame modular em vez de completo. Assim, no caso do exame modular, o valor é de R$550,00 para o Módulo I e R$385,00 para os demais. No entanto, o corte em cada módulo passa a ser de 70%.
A saber, o conteúdo detalhado se encontra neste módulo com o programa da prova feito pela Planejar.
Então, como bibliografia recomendada pela Planejar, alguns dos livros são:
A prova CFP é presencial, nos seguintes locais: São Paulo (SP), Recife (PE), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).
A prova é de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. O candidato deve comparecer no local consignado portando lápis, borracha, caneta esferográfica azul ou preta, de material transparente e calculadora.
Além disso, há uma tabela com fórmulas acopladas junto à prova para auxiliar o candidato.
Após a aprovação, o candidato deve enviar à Planejar uma cópia de um documento de identidade com foto e CPF, um diploma de ensino superior e uma cópia da carteira profissional ou de carta de uma empresa que confirme experiência no mercado. Além disso,junto a esta carta, também deve-se completar um formulário de experiência profissional na área do candidato no site da Planejar.
Então, gostou deste conteúdo? Não esqueça de assinar nossa newsletter e nos acompanhar nas redes sociais!
Graduanda em Relações Internacionais com especialização em mercados financeiros, copywriting e comércio exterior. Pesquisadora voluntária em cooperação internacional europeia. Monitora no núcleo de Economia Política Internacional. Apaixonada por educação financeira e produção de conteúdo.