Previdência privada ainda é um assunto que gera dúvidas em muitas pessoas. “Será que vale a pena fazer um plano desse tipo?” Esse é o questionamento feito por milhares de brasileiros e como sabemos que sua aposentadoria é um assunto que deve ser levado a sério, fizemos esse texto para te ajudar. Queremos que você entenda como funciona uma previdência privada e veja todos os benefícios que ela pode trazer. Assim você será capaz de decidir se é ou não uma boa opção para você.
Vamos começar falando um pouco sobre como funciona um plano de previdência privada. Podemos dividir esse plano em duas fases:
1° Fase: Acumulação (de investimento)
2° Fase: Benefício
Na primeira fase você realizará suas aplicações. O ideal é elas sejam mensais, a fim de usufruir de seus rendimentos no futuro. Em geral, essa etapa dura de 20 a 30 anos, mas você é livre para solicitar o resgate do valor acumulado a qualquer momento.
Na fase seguinte você para de contribuir e passa a usufruir das aplicações que realizou ao longo dos anos. Há duas formas de realizar o regate do seu dinheiro, tudo de uma vez ou de uma forma parcial, na forma de renda. Como em qualquer outro tipo de aplicação, você não receberá apenas o valor que acumulou durante todo o período, será acrescido ao montante acumulado os rendimentos obtidos.
Para saber exatamente como são obtidos os rendimentos de um plano de previdência, clique aqui.
Existem 4 tipos de planos de previdência privada no mercado. Para saber como funciona cada um deles, e qual é o mais indicado para você, clique aqui.
Ter um plano de previdência privada pode lhe conceder uma série de benefícios, listarei os 7 principais.
No plano PGBL é possível deduzir em até 12% da sua renda bruta anual os valores investidos na previdência privada.
Para entender melhor como funciona a economia fiscal por meio de um plano de previdência, clique aqui.
Estamos vendo várias notícias sobre a reforma da previdência e não sabemos exatamente como ela afetará a vida dos brasileiros, mas para que não fiquemos dependendo totalmente de decisões governamentais para definir nossa aposentadoria, realizar um plano de previdência privada é uma ótima escolha.
Além disso, na maioria das vezes, o montante garantido por meio da previdência social não é suficiente para que as pessoas mantenham o padrão de vida que tinham enquanto ainda trabalhavam, por isso, o complemento por meio da previdência privada é uma ótima ferramenta.
Você pretende se aposentar contando somente com o INSS ou quer algo mais? Para saber a opinião de um especialista no assunto, clique aqui.
Outro benefício importante é que os fundos de previdência não estão sujeitos ao come-cotas, que é o recolhimento antecipado de parte do IR, descontado dos demais tipos de fundo de investimentos nos meses de maio e novembro.
Um fundo que não possui come-cotas pode gerar para o investidor um retorno final cerca de 10% maior do que um fundo que possui.
Como dito anteriormente, ao contratar um plano de previdência privada seus aportes estarão indo para algum fundo de previdência.
Existem várias gestoras que possuem fundos desse tipo. São gestoras reconhecidas no mercado e que possuem uma ótima equipe profissional. O fundo será gerido por um especialista capaz de identificar ótimas oportunidades de investimentos.
Recentemente muito tem sido falado a respeito da reforma da previdência e muitas pessoas estão preocupadas com suas aposentadorias. Por isso vemos crescer a cada dia o número de pessoas procurando planos de previdência privada. Para satisfazer essa demanda, as principais gestoras do país abriram fundos de previdência com aportes mínimos mais baixo do que seus outros fundos.
Ao contratar um plano de previdência privada você terá que realizar aportes, que podem ser mensais ou esporádicos, a um valor que você definirá no momento da contratação do plano, mas a melhor parte é que há possibilidade de que esses aportes sejam feitos por débito automático.
Dessa forma você não terá que ficar se preocupando em pagar boletos todo mês, o pagamento será feito de uma forma mais simples e prática. Além do mais, isso contribuirá para que você consiga realizar seu planejamento financeiro de forma mais eficiente.
Um plano de previdência privada torna possível a realização de projetos de vida e realização de sonhos. Além disso, possibilita a manutenção do seu padrão de vida e de sua família mesmo depois que você se aposentar ou diminuir o ritmo de trabalho.
Basta estruturar a quantia necessária a ser acumulada no período de acumulação, para realização dos objetivos de longo prazo.
Se você quer saber quanto precisa investir em um plano de previdência para que consiga ter um futuro financeiro confortável e mantendo seu padrão de vida, clique aqui e receba a opinião de um especialista no assunto.
A sucessão patrimonial consiste, basicamente, na transferência formal de patrimônio de um detentor para os seus beneficiários.
É possível realizar essa sucessão patrimonial de um plano de previdência privada. Se a pessoa que contrata o plano vier a falecer, seus beneficiários (ou outras pessoas que ela tenha indicado no momento que contratou o plano) receberão as reservas acumuladas de forma mais simples e com menos burocracias.
Ao contrário do que ocorre com os outros bens do falecido, o plano previdenciário não precisa passar por inventário. As reservas são transferidas para as pessoas indicadas em poucos dias após a morte do contratante. Além disso, em alguns municípios não é necessário pagar ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação).
Agora que você já sabe que um plano de previdência privada pode lhe conceder uma série de benefícios, está esperando o que para contratar o seu?
Para que você saiba exatamente qual plano é o ideal para você nós podemos te ajudar. E se você já possui previdência privada e gostaria de saber como maximizar seus rendimentos, nós também podemos te ajudar!
Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.