, O que são Fundos Quantitativos e quais suas vantagens | WeInvest ,

O que são Fundos Quantitativos e quais suas vantagens

Fundos Quantitativos

Os fundos quantitativos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro. Inúmeros matemáticos, físicos e engenheiros adentraram esse mundo buscando criar algoritmos capazes de automatizar modelos e ganhar com as distorções presentes no mercado.  Mas, afinal, o que são esses fundos? Leia o restante desse texto e te mostrarei como ele funciona e como VOCÊ pode ganhar dinheiro com essa estratégia.

Fundos de investimento

COMO FUNCIONAM OS FUNDOS QUANTITATIVOS

Os fundos quantitativos buscam utilizar a tecnologia para obter ganhos. Em geral, eles possuem um sistema de Inteligência Artificial (IA), onde algoritmos e estratégias quantitativas são utilizadas e programadas para realizar comandos diante de determinadas circunstâncias. Um exemplo simples:

  • Toda vez que a Vale cair 4% de sua máxima diária, compre 100 quantidades.

O processo básico para a criação de algoritmos é o seguinte: Processo de criação de algoritmos Nesse tipo de fundo os gestores podem até ter suas convicções pessoais, mas elas não são relevantes para o processo de investimento. A criação de modelos eficientes é o grande desafio de gestoras de fundos quantitativos.

POR QUE INVESTIR EM UM FUNDO QUANTITATIVO?

Nunca sabemos quando virá a próxima crise ou o próximo evento que abalará a economia. Muitas vezes tudo pode estar indo bem, a maior parte dos fundos pode estar com estratégias que lhes permitem uma boa performance e de repente algo inesperado ocorre e prejudica todo o desempenho. Os resultados positivos vão por água abaixo e os investidores, assim como o fundo, sofrem com a performance negativa. Os fundos quantitativos te ajudam a se resguardar frente a momentos assim.

Eles possuem estratégias que lhes permitem performar muito bem em momentos de alta volatilidade, ou seja, alto risco. Quando algo inesperado ocorre ou quando passamos por um período de muitas incertezas políticas e econômicas, eles entregam retornos surpreendentes. Você deve estar se perguntando porque e como isso ocorre, te explicarei isso agora. Esses fundos são descorrelacionados de quaisquer índices, instrumentos ou indicadores individuais, como Ibovespa ou dólar (como é possível ver no gráfico abaixo). Na média, eles estão 50% do tempo comprados e 50% do tempo vendidos nos ativos em que operam. Sendo assim, podem capturar movimentos de alta ou baixa expressivas da bolsa, dólar ou juros, por exemplo, e ganhar dinheiro com esses movimentos, seja qual for a direção.

Desempenho de um dos principais fundos quantitativos, o Murano Multimercado e índice Ibovespa.

Desempenho de um dos principais fundos quantitativos, o Murano Multimercado e índice Ibovespa.

CONHEÇA O FUNDO QUANTITATIVO DE MAIOR DESTAQUE NO MERCADO

Um exemplo de fundo quantitativo que tem apresentado resultados bem consistentes ao longo dos anos é o Murano. Atualmente esse é um dos fundos mais descorrelacionados existentes no mercado. A tabela abaixo mostra a correlação do fundo com outros grandes fundos existentes. Correlação do Murano com outros grandes fundos existentes A grande vantagem de possuir um fundo como esse é a diversificação dos seus investimentos. Talvez você ainda não possua aplicações em nenhum fundo, mas gostaria de conhecer esse mundo e começar a investir. Se esse é o seu caso, é provável que já tenha escutado que é importante não investir todo o seu patrimônio em somente um investimento. Mas venho te dizer que mais do que aplicar em fundos distintos, é preciso que você invista em meios que não apresentem muita correlação.

Isso porque se você investe em dois fundos que apresentam uma correlação muito alta, quando ocorre um evento anormal, como o caso da greve dos caminhoneiros em 2018, e um se desvalorizar o outro também desvalorizará. Por ser bem descorrelacionado com os demais fundos multimercado o Murano consegue retornos expressivos em momentos de alta instabilidade. No gráfico abaixo vemos que nos piores dias do IFMM (índice composto pelos principais fundos multimercado) o Murano conseguiu obter mais de 36% de retorno, o que é algo surpreendente. Retorno cumulativo nos 20% piores dias do IFMM Apesar de possuir uma volatilidade elevada, de cerca de 10%, ao ser inserido em uma carteira o Murano possui a capacidade de diminuir a volatilidade dela devido sua descorrelação com os demais fundos. Ao inseri-lo em uma carteira que possui em média 5% de volatilidade é possível reduzi-la para menos de 3,5%.

NÃO CORRA RISCOS DESNECESSÁRIOS, PROTEJA SEUS INVESTIMENTOS

Agora que você já sabe como funcionam os fundos quantitativos está esperando o que para começar a investir em um? Essa é uma estratégia essencial para que você se proteja da volatilidade do mercado de maneira consciente e não seja pego de surpresa diante de eventos singulares na economia.

Para que você saiba exatamente qual fundo combina mais com o seu perfil e qual a porcentagem adequada da sua carteira você deverá investir nessa estratégia deixe seus dados conosco e entraremos em contato. Oferecemos assessoria gratuita para que nossos clientes estejam sempre por dentro das melhores oportunidades do mercado financeiro. Não deixe essa oportunidade passar! Podemos te ajudar a potencializar seu retorno e deixar seus investimentos mais diversificados e expostos a menos riscos.

 

Aproveite para ver outros textos do nosso site

  Melhores investimentos para 2020

  Como apurar o imposto de renda dos fundos imobiliários

  Fundos imobiliários ou imóveis, qual é melhor?

  Rating de classificação do bancos brasileiros

  Como comparar um CDB com LCI E LCA?

 

Sumário
O QUE SÃO FUNDOS QUANTITATIVOS E QUAIS SÃO SUAS VANTAGENS
Nome do artigo
O QUE SÃO FUNDOS QUANTITATIVOS E QUAIS SÃO SUAS VANTAGENS
Descrição
Os fundos quantitativos buscam utilizar um sistema de inteligência artificial para obter ganhos. Conhecidos também como fundos de robôs de investimentos eles possuem uma série de vantagens, confira todas elas aqui.
Autor
Nome do publicador
O QUE SÃO FUNDOS QUANTITATIVOS E QUAIS SÃO SUAS VANTAGENS
Logo do publicador


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


E ai, o que achou? Deixe o seu comentário!

Posts populares: