, BRZ Infra Portos FIP - IE | WeInvest ,

BRZ Infra Portos FIP – IE

Porto Itapoá

A princípio, o setor portuário é responsável pelo escoamento de mais de 90% das importações e exportações do Brasil. Ele tende a se beneficiar do crescimento da economia, de uma maior abertura comercial brasileira e de mais conteinerização de produtos.

Como resultado, segundo o Baco Mundial, nos últimos 8 anos o movimento do Brasil de contêineres passou de 7,5 milhões de TEUs (medida padrão para calcular o volume de um contêiner) para 10,3 milhões.

Por outro lado, apesar do crescimento, o país ainda está distante de uma grande utilização do tráfego de contêineres se comparado com as potências econômicas como Estados Unidos e China. Portanto, é perceptível que há espaço para o crescimento deste modal de transporte no país, principalmente pela vasta área costeira.

Fundos de investimento

A BRZ INVESTIMENTOS

Enxergando uma grande oportunidade nesse setor, a BRZ Investimentos lança seu primeiro fundo de infraestrutura negociado em bolsa, o BRZ Infra Portos FIP-IE.

A gestora foi fundada em 2005 e é dividida em duas linhas de negócios complementares, a área de prive-te equity, que faz gestão de fundos, na qual o foco é o investimento direto em empresas de capital fechado e a área de crédito que faz a gestão de fundos de crédito privado. Atualmente, a casa conta com cerca de 25 fundos distintos, considerados os dois braços de atuação, somando mais de R$ 3,3 bilhões sob gestão.

FIP, O QUE É?

O fundo da BRZ é um FIP, Fundos de Investimento em Participações. Esse tipo de fundo funciona como uma comunhão de recursos destinados à aplicação em fase de desenvolvimento.

Em síntese, ele se caracteriza como investimento em renda variável, voltado exclusivamente para investidores qualificados, constituído sob forma de condomínio fechado, em que as cotas somente poderão ser resgatadas ao término de sua duração ou quando determinada a sua liquidação em assembleia de cotistas. Dessa forma, para que o investidor recupere o montante investido, antes do período pré-determinado, é necessário vender suas cotas no mercado secundário.

Assim os fundos devem participar do processo decisório das companhias investidas, com efetiva influência na definição de sua política estratégica e na sua gestão.

O FUNDO BRZ INFRA PORTOS

itapoá

O BRZ Infra Portos tem por objetivo o investimento no Porto Itapoá com a aquisição de 22,9% de participação no empreendimento de forma indireta, através da Portinvest Participações S.A.

O Porto Itapoá é um Terminal de Uso Privado voltado à movimentação de contêineres, administrado por dois sócios, a Portinvest e a Aliança Administração de Imóveis e Participações Ltda. Em operação desde 2011, seu projeto foi idealizado pelo Grupo Battistella.

Em 20007, a BRZ Investimentos, através do Fundo Logística na Portinvest, passou a ter reparticipação no porto.

O terminal possui projeto para uma nova expansão de forma a ampliar a área de pátio para 455 mil m², acrescentar um berço totalizando 1.210m de píer, aquisição de 7 novos portêineres e outros equipamentos. Com isso a capacidade de Itapoá passaria a ser de 2 milhões de TEUs movimentados por ano.

Portanto, além dessa expansão, o porto conta com outras vantagens. Sua localização, no interior da Baía do Babitonga, litoral norte de Santa Catarina, e a menos de 80 km de Joinville (SC) e 140 km de Curitiba (PR) confere vantagens operacionais para o terminal. A região apresenta comportamento climático favorável, com uma frequência de interrupções inferior à média dos grandes terminais brasileiros.

Por fim, outro ponto que vale ser destacado é que há um projeto de ampliação da profundidade do canal que viabilizará a atracagem de navios de novas gerações.

OUTROS PONTOS IMPORTANTES DA OFERTA

Para analisar a performance do fundo em diferentes condições de mercado, foi feito um estudo utilizando 3 cenários, otimista, base e pessimista. FIP retorno

Como é possível perceber, os retornos nos primeiros anos são menores, porém, este cenário se reverte a partir de 2026. Sendo assim, no cenário base o dividend yield em 2026 seria 10,8% e mesmo no pior caso, seria de 9,3%.

Assim, dentro desse contexto de baixos rendimentos nos próximos 5 anos, podemos dizer que o BRZP11 é um fundo compatível com investidores que almejam um perfil de ganho de capital na valorização das cotas e que não se preocupem com a baixa distribuição de dividendos no curto prazo.

Afinal, do ponto de vista operacional, o Fundo BRZ Infra Portos é um excelente ativo que poderá tirar proveito do crescimento do PIB brasileiro. Sendo assim, se você é um investidor que está buscando ganho de capital no longo prazo, esta pode ser uma excelente oportunidade. Por isso, não perca mais tempo, o fundo está aberto para captação até dia 04/02/2020! Para mais informações basta entrar em contato com um de nossos especialistas através do email, ligação, WhatsApp ou deixando um comentário aqui embaixo.

 

 Aproveite para ver outros textos do nosso site

  Melhores investimentos para 2020

  Como apurar o imposto de renda dos fundos imobiliários

  Fundos imobiliários ou imóveis, qual é melhor?

  Rating de classificação do bancos brasileiros

  Como comparar um CDB com LCI E LCA?

 

Sumário
BRZ Infra Portos FIP - IE
Nome do artigo
BRZ Infra Portos FIP - IE
Descrição
Vendo uma grande oportunidade no setor portuário, a BRZ Investimentos lança seu primeiro fundo de infraestrutura negociado em bolsa, o BRZ Infra Portos FIP - IE.
Autor
Nome do publicador
WeInvest
Logo do publicador


Luana Dennis

Luana Dennis é analista de conteúdos da WeInvest. Como uma grande entusiasta das transformações que a educação financeira e o investimento inteligente e estratégico podem trazer na vida das pessoas ela visa sempre acompanhar de perto o mercado financeiro para produzir conteúdos de alto padrão.


E ai, o que achou? Deixe o seu comentário!

  1. LUCIANO DOS SANTOS VIEIRA 23 de março de 2020 as 11:40

    Como fazer parte

    Responder
    • WeInvest 1 de abril de 2020 as 12:15

      Bom dia, Luciano!
      Infelizmente a oferta pública inicial já passou, porém devido ao cenário de coronavírus e crise, esse fundo ainda está disponível como BRZP11 por um valor mais barato que o valor de entrada!!
      Dessa forma hoje você pode comprá-lo através do Home Broker!!
      Para se manter sempre atualizado sobre as melhores oportunidades do mercado financeiro fique sempre em dia com os artigos da Weinvest!!

    • Rodrigo Heckmann 3 de abril de 2020 as 17:40

      Posso comprar e vender a hora que eu quiser esta BRSP11?

    • WeInvest 14 de abril de 2020 as 16:54

      Sim!! Estão disponíveis para compra!!

Posts populares: